Neste sábado (10) em Nova York a AlphaTauri revelou a pintura do AT04, um layout revisado para a temporada 2023 da Fórmula 1. O carro vai para a pista na próxima terça-feira no Circuito de Misano, na Itália, para a realização do shakedown.
O novo design remete as escolhas da AlphaTauri nas últimas temporadas, o time ainda aposta no azul marinho metálico como parte predominante da sua pintura, cor que representa a marca, enquanto o branco ficou destinado para os detalhes do carro e a parte frontal – quase como se fossem dois carros em um.
A Orlen é a nova patrocinadora da AlphaTauri, depois da petrolífera encerrar o seu contrato com a Alfa Romeo. Por conta do vínculo com a AlphaTauri, o carro também ganha alguns detalhes em vermelho.
take it in from all angles, the new AT04 has arrived! 🤙 pic.twitter.com/Dw1eC0lueH
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 11, 2023
Antes da divulgação do carro a AlphaTauri liberou uma foto da roda, o time utilizará uma proteção personalizada, assim como outras equipes fizeram no ano passado.
— Scuderia AlphaTauri (@AlphaTauriF1) February 9, 2023
A AlphaTauri está se preparando para uma nova temporada, pois a equipe encerrou o último campeonato ocupando a nona posição, após somar apenas 35 pontos. O time em 2023 contará com Yuki Tsunoda e Nyck De Vries, depois de Pierre Gasly ser liberado para defender a Alpine neste ano.
O time italiano fez o possível para contratar De Vries, afinal o holandês tinha um vínculo com a Mercedes. De Vries passou o último ano realizando diversos testes em carros diferentes do grid, auxiliando os times com motor Mercedes a cumprir o regulamento atual que solicita a participação de um jovem piloto em dois TL1 ao longo da temporada.
De Vries também teve a oportunidade de guiar pela Williams e conquistar o seus primeiros pontos na Fórmula 1 – o holandês substituiu Alexander Albon durante o GP da Itália após o piloto ser diagnosticado com apendicite. Existe muita expectativa com o desempenho e o que De Vries pode entregar, ao mesmo tempo que acontece um certo receio, pois o holandês fez uma temporada desastrosa na Fórmula E após conquistar um título na categoria elétrica.
Tsunoda disputará sua terceira temporada com a AlphaTauri, o piloto é o que melhor conhece o time neste ano e tem o dever de entregar mais. O japonês realizou algumas boas corridas em 2022, mas o projeto da AlphaTauri não era muito bom, estratégias ruins e quebras prejudicaram o desempenho da equipe. Mesmo com Gasly pontuando mais que Tsunoda, o francês cometeu vários erros no último ano e quase terminou a temporada suspenso por conta dos pontos que comprometeu da sua superlicença.
Após o lançamento do carro da Red Bull ficou claro que a AlphaTauri também utilizará os motores da Ford, a equipe vai manter o seu vínculo com o time austríaco e o seu projeto para desenvolver a nova unidade de potência que será utilizada pela categoria.
A AlphaTauri tem potencial para melhorar o seu desempenho e deixar o final do pelotão, pois essa não é a posição esperada para a equipe ocupar.