Após apresentar um desempenho abaixo do esperado, a permanência de Nyck De Vries na Fórmula 1 não é vista mais como algo viável. Após os boatos circularem na imprensa holandesa, AphaTauri e Red Bull confirmam a saída de De vires do time, após disputar apenas dez corridas com a equipe italiana. Daniel Ricciardo será escolhido para ocupar a vaga deixada com a saída do piloto holandês.
De Vries foi escolhido para substituir Pierre Gasly, pois o francês foi liberado para defender a Alpine na temporada 2023. De Vries chegou ao time italiano carregando várias expectativas, principalmente após os testes realizados com outros times no ano passado, já que atuava como piloto reserva da Mercedes. O desempenho apresentado no GP da Itália de 2022 também colaborou para a sua contratação, quando conquistou pontos com a Williams. Na ocasião De Vries foi acionado para substituir Alexander Albon, que estava com apendicite.
No entanto, nesta manhã o jornalista Erik van Haren, do jornal De Telegraaf, confirmava a saída de De Vries da AlphaTauri, em caráter imediato. A saída do jovem holandês já era cogitada, principalmente pela diferença de desempenho quando comparado à Yuki Tsunoda, além dos diversos erros que estão sendo observados corrida após corrida.
A performance da AlphaTauri em 2023 não é das melhores, o time ocupa a última posição no Mundial de Construtores e conta com apenas dois pontos que foram obtidos por Yuki Tsunoda. O resultado decepcionante, foi um fator para determinar a demissão do piloto holandês que acontece antes da realização do GP da Hungria e Bélgica – provas que serão disputadas antes do início das férias de verão.
O histórico principalmente da Red Bull colabora para que outra troca aconteça com a temporada em andamento, afinal Daniil Kvyat foi substituído por Max Verstappen em 2016, com a temporada em desenvolvimento. O mesmo aconteceu em 2019, com Pierre Gasly que precisou ceder o seu assento para Alexander Albon depois das férias de verão.
De Vries foi campeão da Fórmula 2 em 2019, o piloto seguiu para a Fórmula E, onde conquistou o título da temporada 2020/21 pela Mercedes. Mas no ano seguinte, disputando mais uma temporada na categoria elétrica, De Vries apresentou um péssimo desempenho, provocou acidentes e conseguiu apenas um 9º lugar no Campeonato, enquanto Stoffel Vandoorne, seu companheiro de equipe era aclamado pela conquista do título da temporada. De Vries deixou a Fórmula E um pouco marcado por todos os problemas que enfrentou em seu último ano na categoria e para completar a fama, o piloto lidou com diversas reclamações dos companheiros de categoria.
Chegar na AlphaTauri foi um sonho para o holandês, principalmente depois de ter ficado sem vaga na categoria ao se tornour campeão da Fórmula 2.
LEIA MAIS: Performance inicial de De Vries na AlphaTauri deixa holandês sob pressão
Nesta terça-feira o piloto australiano esteve em Silverstone com a Red Bull realizando testes de pneus para a Pirelli, o anúncio aconteceu pouco depois do piloto participar da sessão.
“Estou muito satisfeito em dar as boas-vindas a Daniel que está de volta à equipe”, comentou Franz Tost, chefe de equipe da AlphaTauri. “Não há dúvidas sobre suas habilidades de condução, e ele já conhece muitos de nós, então sua integração será fácil e direta. A equipe também vai lucrar muito com sua experiência, já que ele venceu oito vezes um GP de Fórmula 1. Gostaria de agradecer a Nyck por sua valiosa contribuição durante seu tempo na AlphaTauri e desejo a ele tudo de bom para o futuro.”
O terceiro piloto da Red Bull, portanto assumirá o carro de De Vries na Hungria, defendendo a AlphaTauri outra vez.
“Estou muito feliz por estar de volta à pista com a família Red Bull!”, comentou Daniel Ricciardo, feliz com a oportunidade de retornar ao grid. O piloto australiano estava negociando o seu retorno à Fórmula 1 para a temporada 2024.
Ricciardo deixou a McLaren no final de 2023 depois de disputar duas temporadas com a equipe. O australiano e a McLaren romperam o contrato, depois que as expectativas de desempenho não foram atingidas. Ricciardo enfrentou vários problemas de adaptação ao carro da McLaren. Nos últimos meses o piloto seguiu realizando atividades com a Red Bull, além de ser o terceiro piloto da equipe.
Entre as temporadas de 2012 e 2013, Ricciardo guiou pela Toro Rosso (ex-AlphaTauri), antes de seguir para a Red Bull em 2013 para disputar cinco temporadas com a equipe austríaca. Ricciardo também passou pela Renault, defendendo a equipe francesa por dois anos. Agora em teoria estaria retornando ao time que o piloto disputou a sua segunda temporada, depois de ter realizado a estreia na categoria em 2011 com a HRT.
O australiano busca apresentar uma boa performance na AlphaTauri, provando que ainda tem desempenho, principalmente após as duas temporadas complicadas com a McLaren.
A Red Bull está lidando com um desempenho ruim apresentado por Sergio Pérez, nos bastidores falam sobre a possibilidade de Daniel Ricciardo ser preparado para retornar à equipe austríaca no próximo ano.