Nesta terça-feira (06) foi a vez da Alfa Romeo realizar o lançamento do C43, apresentando a pintura que será utilizada pela equipe na temporada 2023, além do seu novo projeto. Ainda nesta semana em Barcelona a Alfa Romeo realizará o shakedown com o carro.
O novo layout é composto por uma grande área em vermelho, mas também pelo preto, substituindo completamente o branco que acompanhou a equipe nos últimos anos (por conta do patrocínio da Orlen). A bandeira italiana segue estampada na asa traseira do carro, assim como em 2022. O layout também influencia diretamente no macacão dos pilotos que para 2023 serão pretos com alguns detalhes em vermelho.
Nos últimos dias a Alfa Romeo revelou o patrocínio da Stake, que também está influenciando diretamente o nome da equipe neste ano. O novo patrocínio também cria uma nova identidade para o time. A empresa que está patrocinando a Alfa Romeo faz parte da indústria de apostas que tem crescido consideravelmente nos últimos anos. O acordo é de múltiplos anos e pode fazer muita diferença nos próximos anos, principalmente quando a equipe voltar a se tornar Sauber.
https://twitter.com/alfaromeof1/status/1622885376871534592
“Dar vida a um carro é um longo processo que envolve todos os departamentos de uma equipe de corrida, por isso é um grande orgulho vê-lo revelado hoje. Escolhemos fazê-lo perante os nossos adeptos, perto de casa, porque o lançamento de um carro novo não é apenas um momento para definir os objetivos, mas também um momento para retribuir às pessoas que apoiaram você, seja nas arquibancadas, na frente da TV ou na fábrica, e expressar nossa gratidão pela paixão e pela crença em nosso projeto”, afirmou Alunni Bravi, novo representante da equipe da Alfa Romeo.
“Nosso novo carro é fruto de meses de trabalho, mas hoje é só o começo de uma jornada: precisamos continuar trabalhando muito, com humildade e dedicação, para trazer performance para a pista. Todos na equipe estão comprometidos com essa meta e estamos confiantes de que colheremos os frutos do nosso trabalho.”
“Estou muito orgulhoso do que conquistamos nos últimos meses, porque criar um carro novo é sempre um grande esforço da equipe. Este carro é uma evolução do ano passado, refletindo os novos regulamentos e introduzindo grandes mudanças nas áreas onde encontramos melhorias necessárias. Espero que seja mais rápido do que o carro de sucesso que tivemos no ano passado, isso é o que mais importa, e também seja mais confiável. Colocamos muito esforço nessa direção. Agora é hora de ir para a pista e ver o desempenho desse carro. Estou feliz por voltar às corridas e confiante de que teremos muito mais por vir em breve”, disse Jan Monchaux, Diretor Técnico da Alfa Romeo.
Pelo segundo ano, a Alfa Romeo contará com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, os pilotos formaram uma boa dupla em 2022, desta forma a equipe optou por não realizar uma mudança drástica de uma temporada para a outra. Zhou pontuou em sua primeira prova com a Alfa Romeo, conquistando os seus primeiros pontos, o piloto foi se desenvolvendo ao longo da temporada, conseguindo capitalizar mais alguns pontos para a equipe.
Bottas é o porto seguro do time, por ser um piloto experiente o time leva em consideração a sua sensibilidade com o carro, para auxiliar no desenvolvimento do projeto.
“O C43 finalmente chegou e mal posso esperar para colocá-lo na pista. Eu realmente gosto da nossa nova pintura, acho que é impressionante e uma boa evolução em relação à do ano passado. Foi uma primeira temporada interessante com a equipe, fizemos um progresso bastante sólido juntos e agora só há uma direção a seguir – para cima, mais alto e melhor. Obviamente, ainda há trabalho a fazer e coisas a melhorar, mas estou confiante de que podemos buscar resultados ainda melhores este ano. Mal posso esperar para voltar às corridas, estou totalmente carregado e ansioso para começar a nova temporada”, comemorou Bottas a chegada do C43.
A grande novidade para 2023, é que a Alfa Romeo também sofreu uma mudança no chefe de equipe, bem como o CEO que está comandando o time. Alessandro Alunni Bravi atuará como o representante da Alfa Romeo neste campeonato, o italiano foi escolhido por Andreas Seidl após o ex-McLaren ser escolhido para substituir Frédéric Vasseur.
LEIA MAIS: Alfa Romeo nomeia Alessandro Bravi como novo “Representante da Equipe”
A Sauber passa por um período de grandes alterações, por conta da chegada da Audi em 2026. A casa está sendo preparada, desta forma a Alfa Romeo permanecerá com o time apenas até o final de 2023. A Audi já começou o processo de compra de ações da Sauber, obtendo uma participação minoritária neste primeiro ano.
Seidl atuará nesta transição, tentando nestes próximos anos tornar a Sauber mais forte e preparada para trabalhar com a Audi com a chegada nos novos regulamentos de motores. Com Bravi supervisionando o trabalho do time dentro e fora das pistas, Seidl fica um pouco mais livre para guiar a Sauber.
A Alfa Romeo encerrou a temporada 2022 como sexta colocada no Campeonato, após conquistar 55 pontos, mas o ano foi marcado por problemas de confiabilidade, assim como o ano da sua fornecedora de motores. A Alfa Romeo lidou com várias quebras no motor, abandonando corridas e até mesmo enfrentando problemas durante os treinos livres, quando necessitava coletar dados.
LEIA MAIS: Alfa Romeo divulga ‘Art Car’ em parceria com Boogie. Carro será leiloado para auxiliar organização humanitária
Durante os testes de pré-temporada, as quebras também atrapalharam o time, dando o tom de como seria o ano. A Alfa Romeo teve a chance de crescer no grid, pois as outras equipes também lidaram com alguns problemas, mas terminou o ano empatada com a Aston Martin, que obteve os mesmos 55 pontos antes da temporada ser encerrada.
O objetivo da Alfa Romeo é aumentar a sua competitividade nesses próximos anos antes da introdução dos novos motores. A equipe segue utilizando a unidade de potência da Ferrari e espera que neste ano não lide com tantos problemas de confiabilidade.
O C43 é um avanço do trabalho realizado no último ano, a equipe também precisou implementar as novas ordens da FIA que chegaram com o regulamento técnico. O carro promete ser mais eficiente que o equipamento que disputou o campeonato passado.