A temporada 2023 da Fórmula Indy chegou à sua metade na etapa realizada no circuito de Road America, no circuito de Elkhart Lake e confirmou a fase espetacular em que se encontra Alex Palou. O espanhol aproveitou o momento certo para superar Colton Herta e garantir sua terceira vitória na temporada, sendo a segunda consecutiva.
Com o triunfo, Palou aumenta ainda mais sua vantagem na liderança no campeonato. O espanhol já possui 74 pontos de vantagem para o segundo colocado, Marcus Ericsson e 81 para o terceiro, Josef Newgarden.
O piloto da Ganassi largou em terceiro e assumiu a segunda posição ainda na largada, superando Pato O’Ward. O mexicano ainda teve algumas confusões na primeira volta: Primeiro foi tocado por Kyle Kirkwood, que rodou e caiu para o fim do grid. Depois, o corredor da McLaren espremeu Santino Ferrucci na grama.
55 laps. 220 miles. Time to settle in at @RoadAmerica.
📺: @USANetwork| #SonsioGP pic.twitter.com/FYjo7gmTd3
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) June 18, 2023
Pato foi punido pela direção de prova e teve de ceder duas posições, já o piloto da Andretti foi punido por prejudicar o rival da McLaren e precisou ir para o fim do pelotão após a relargada, gerada pela primeira bandeira amarela.
A corrida recomeçou com Colton Herta mantendo a dianteira, com Palou em sua cola, enquanto o restante do pelotão se engalfinhava pelas posições seguintes, com disputas acirradas e alguns toques.
Frustration station for @RGrosjean.
📺: @USANetwork | #SonsioGP pic.twitter.com/xkCGbReavc
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) June 18, 2023
Na volta 12, Romain Grosjean (em um fim de semana extremamente conturbado) rodou e ficou parado na brita causando a bandeira amarela. A maioria dos pilotos aproveitou para parar nos boxes, com Herta mantendo a liderança e algumas confusões nos pits. A relargada seria acionada, mas acabou atrasada depois que Jack Harvey escapou da pista e manteve a bandeira amarela.
A corrida reiniciou bem movimentada pelo pelotão, embora Herta e Palou mantivessem uma vantagem boa para o restante do grid. Na volta 25, ocorreu a segunda bandeira amarela, quando o carro de David Malukas parou na pista com problemas mecânicos.
Na segunda sequência de paradas nos boxes, Marcus Armstrong e Will Power não pararam para arriscar uma estratégia diferente. Já nos pits, Palou e Josef Newgarden conseguiram voltar à frente de Herta.
Na relargada, os dois pilotos que não pararam até abriram alguma vantagem, mas Armstrong e Power torciam por mais uma bandeira amarela, que não aconteceu. Quando ambos pararam, Herta, que tinha se aproveitado melhor dos retardatários, recuperou a ponta, com Palou ainda ao seu encalço.
No último ciclo de paradas nos boxes, Herta manteve a ponta, mas o seu carro começou a perder desempenho com o desgaste de pneus e acerto do carro, além de ter gasto mais push to pass que Palou. Faltando seis voltas para o fim, o espanhol conseguiu a ultrapassagem e assumia a liderança da prova em definitivo.
.@AlexPalou to the FRONT.
There's a new race leader at @roadamerica.
📺: @USANetwork | #SonsioGP pic.twitter.com/SLbd2M6CFh
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) June 18, 2023
Sem desempenho de seu carro, Herta foi perdendo posições uma atrás da outra, caindo para o quinto lugar. Newgarden assumia o segundo posto, enquanto o terceiro posto era disputado por Pato O’Ward e Scott Dixon. O neozelandês teve uma grande prova de recuperação depois do acidente com Will Power nos treinos livres, ganhando 18 posições ao longo da prova. Apesar disso, o mexicano ainda conseguiu segurar o último lugar no pódio.
Hélio Castroneves teve uma corrida discreta, mas eficiente, escapando dos problemas e dos toques dos pilotos à frente e conseguiu terminar a prova na 15 posição, o seu melhor resultado em circuitos mistos na temporada.
A próxima etapa da Fórmula Indy será no dia 2 de julho no circuito de Mid-Ohio.
Classificação do GP de Road America:
On, Wisconsin!
Where did your favorite driver finish in the #SonsioGP? pic.twitter.com/UVml2gfRy2
— NTT INDYCAR SERIES (@IndyCar) June 18, 2023
Classificação do campeonato:
1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 324
2 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 250
3 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 243
4 – Pato O’Ward (MEX0 – McLaren/Chevrolet – 226
5 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 226
6 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 199
7 – Alexander Rossi (EUA) – McLaren/Chevrolet – 196
8 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 190
9 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 183
10 – Kyle Kirkwood (EUA) – Andretti/Honda – 164
20 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 95