ColunistaDestaquesIndyPost

Alex Palou chega em quarto e é o campeão da Fórmula Indy em 2021

Colisão de Pato O’Ward na primeira volta e vitória de Colton Herta, além da pilotagem precisa do espanhol, garantiu o título do piloto da Ganassi

Alex Palou é o primeiro espanhol a erguer o troféu Astor Cup (Chris Owens/IndyCar)

Com uma pilotagem precisa e contando com a sorte que os campeões possuem, Alex Palou confirmou o favoritismo e conquistou o título da temporada 2021 da Fórmula Indy. O espanhol de 24 anos tornou-se campeão com o quarto lugar na última etapa do campeonato em Long Beach.

A conquista veio sem sustos na prova final, já que seus adversários não conseguiram sequer obter o resultado que precisavam. Josef Newgarden largou na pole precisava da vitória (além de uma combinação improvável de resultados para ser campeão), mas foi superado por Colton Herta e terminou em segundo na etapa e no campeonato.

Já Pato O’Ward viu as suas chances de título desaparecem logo no começo da disputa, pois foi abalroado por Ed Jones no fim da primeira volta. O mexicano até prosseguiu, mas com o eixo de transmissão afetado, o piloto da McLaren foi forçado a abandonar.

Com a disputa pelo campeonato assegurada, Palou fez uma corrida sem sustos, mas não se acomodou nas disputas por posição. Com uma corrida cerebral, o espanhol chegou até o quarto lugar, sacramentando a conquista inédita.

A outra briga que ainda estava em aberto nesta corrida era do estreante do ano. Apesar de ter três corridas a menos, Romain Grosjean se esforçou bastante para obter a marca, mesmo com três corridas a menos em relação a Scott McLaughlin e chegou a liderar a prova durante o período sem paradas nos boxes.

No entanto, o francês tocou o muro e danificou a suspensão quando andava nas primeiras posições. Assim, o neozelandês da Penske terminou o ano com a premiação de estreante de 2021.

 

Vencedor da prova, Colton Herta conquistou sua segunda vitória seguida no ano e a terceira na temporada, se igualando com o campeão Palou como o maior vencedor do ano. O piloto da Andretti só lamentou a sequência de maus resultados que o alijaram da disputa pelo  título, mas mostra força para o ano que vem.

Colton Herta foi o vencedor, com Josef Newgarden e Scott Dixon completando o pódio (Chris Jones/IndyCar)

Representante brasileiro da prova, Hélio Castroneves chegou a liderar, apostando em uma estratégia diferente, contando com o jogo de bandeiras amarelas. Mas a tática não funcionou e o piloto da Meyer Shank terminou apenas em 20º.

A temporada 2022 da Fórmula Indy volta em 27 de fevereiro, com a expectativa que o calendário seja desenvolvido normalmente. A corrida de abertura será nas ruas de St. Petersburg.

Classificação da etapa de Long Beach confira aqui!

Classificação final da temporada 2021 da Fórmula Indy:

1 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 549
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 511
3 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 487
4 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 481
5 – Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 455
6 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 435
7 – Graham Rahal (EUA) – Rahal-Letterman-Lanigan – 389
8 – Simon Pagenaud (FRA) – Penske/Chevrolet – 383
9 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 357
10 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 332

22 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 158 (6 corridas)
28 – Tony Kanaan (BRA) – Chip Ganassi/Honda – 96 (4 corridas)
32 – Pietro Fittipaldi (BRA) – Dale Coyne/Honda – 34 (3 corridas)

Mostrar mais

Eduardo Casola

Jornalista formado na Universidade de Sorocaba (Uniso) e apaixonado por esporte a motor desde quando se conhece por gente. Apenas um rapaz que gosta de uma boa corrida e de uma boa história!

Deixe uma resposta

Artigos relacionados