Em uma prova repleta de acontecimentos do começo ao fim, a corrida decisiva da temporada regular da NASCAR Xfinity Series em Bristol foi decidida literalmente na linha de chegada. Se a disputa pelos playoffs não teve tanta competição, o duelo valendo o primeiro lugar geral foi equilibrado e concluído da forma mais intensa possível. Melhor para AJ Allmendinger, que levou a vitória e o prêmio extra, além de mais pontos extras nos playoffs.
A corrida teve vários momentos peculiares desde o começo da prova. No primeiro estágio, o destaque foi para o incidente causado pela equipe de boxes de Spencer Boyd que deixou o piloto sair do boxes com o tanque de combustível e lavou a pista com gasolina, proporcionando até a queda de um fiscal de pista que ia arrumar a lambança.
gimme fuel gimme fire gimme that which I desire
Spencer Boyd's gas can falls onto the track. #NASCAR pic.twitter.com/6F5P7cUpU5
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) September 18, 2021
MAN DOWN! pic.twitter.com/DkQytUJZFP
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) September 18, 2021
No segundo estágio, Matt Mills levou um toque de outro piloto e ficou irritado pelo toque, reagindo com um arremesso de copo que não foi bem sucedido.
“DARN YOU, WRECKER!” pic.twitter.com/k3TwA5XyLP
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) September 18, 2021
Na parte final, os pilotos foram bem agressivos e buscavam a vitória com muito vigor. Na parte final, Austin Cindric assumiu a liderança da prova e buscava a vitória que lhe garantiria como campeão da temporada regular. No entanto, Justin Allgaier rodou o companheiro de equipe Sam Mayer faltando cinco voltas para o fim e forçou a prorrogação.
Teammates come together late in the #FoodCity300 at @BMSupdates as @J_Allgaier and @sam_mayer_ collide! pic.twitter.com/nuuExUBIxd
— NASCAR Xfinity (@NASCAR_Xfinity) September 18, 2021
As duas voltas finais foram uma verdadeira carnificina. Cindric, Allgaier e AJ Allmendinger trocavam tinta curva a curva. Na abertura da última volta, o piloto da Kaulig Racing assumiu a ponta e parecia seguro pela vitória, mas o rival da Penske não desistiu e foi para o último ataque, resultando na chegada abaixo.
ARE YOU KIDDING ME!?@AJDinger crashes, and wins anyway at @BMSUpdates! The win makes him the @NASCAR_Xfinity regular season CHAMPION! pic.twitter.com/BEYxVHfgcg
— NASCAR on NBC (@NASCARonNBC) September 18, 2021
Se a disputa pelo título dos playoffs foi emocionante, a definição dos classificados para a pós-temporada foi tranquila. Como Michael Annett não pôde correr mais uma vez por questões físicas, os classificados por pontos estavam quase confirmados. Apenas Riley Herbst precisava torcer para que nenhum piloto atrás dele não vencesse a prova. Como não aconteceu, o piloto da Stewart-Haas avançou.
A primeira corrida da pós-temporada da Xfinity Series será no próximo sábado no oval de Las Vegas.
Top-10 da etapa de Bristol:
1 – AJ Allmendinger
2 – Austin Cindric
3 – Riley Herbst
4 – Justin Allgaier
5 – Brandon Jones
6 – Justin Haley
7 – Harrison Burton
8 – Myatt Snider
9 – Sam Mayer
10 – Daniel Hemric
Classificação dos playoffs da NASCAR Xfinity Series:
AJ Allmendinger 2044
Austin CIndric 2044
Justin Allgaier 2020
Noah Gragson 2017
Justin Haley 2015
Daniel Hemric 2014
Jeb Burton 2009
Harrison Burton 2008
Myatt Snider 2005
Brandon Jones 2003
Riley Herbst 2001
Jeremy Clements 2000