Nesta quinta-feira (11) a ABT Cupra e a Lola e Yamaha confirmaram que vão trabalhar juntos para o próximo campeonato. O time que até o final desta temporada será movido pelo powertrain da Mahindra, optou por começar a era Gen 3 EVO de uma outra forma.
ABT e Mahindra reincidiram o contrato mutuamente em 2023, com o fornecimento do powertrain sendo realizado até o final desta temporada. A ABT vai aproveitar a entrada da Lola e Yamaha – sua parceira técnica – para ter uma nova fornecedora de powertrain na categoria. A manobra já era esperada.
Por parte da Lola e Yamaha, eles já estão avançando nos preparativos para ingressar na Fórmula E, refinando o software que será usado para a competição, além de realizar os testes de hardware no dinamômetro.
O primeiro shakedown do powertrain está programado para acontecer em junho. A Lola e Yamaha continuam realizando os seus anúncios de forma gradual, desta forma serão comunicados parceiros, patrocinadores, estrutura e o nome da equipe, bem como a dupla de pilotos e o design dos carros em momento oportuno. Tudo isso agora precisa ser trabalhado em conjunto com a ABT.
“Estamos muito satisfeitos por ter encontrado dois parceiros renomados para o nosso futuro na Fórmula E. É claro que será um grande desafio para um novo fabricante entrar e se estabelecer em um campeonato mundial. Mas durante as nossas discussões e negociações ao longo dos últimos meses, sentimos claramente o quão habilidosas, motivadas e determinadas Lola e Yamaha são para tornar este projeto um sucesso – tal como todos os membros da nossa equipe. Enquanto isso, estamos totalmente focados na temporada atual”, disse Thomas Biermaier, CEO e diretor da ABT.
O trabalho com a Mahindra não funcionou como era o esperado, ficando reféns do final do pelotão por falta de ritmo e com diversos problemas. A rescisão do contrato aconteceu quando a ABT se deu conta que não conseguira avançar como era o esperado e de uma equipe campeã (em parceria com a Audi), estava agora lutando por poucos pontos no final do pelotão.
A ABT começou a buscar um novo fornecedor de powertrains para as temporadas de 2024/25 e 2025/26, quando a categoria utilizará o carro atualizado.
Nesta temporada, a ABT sofreu para faturar os primeiros pontos, agora está ocupando a nona posição do campeonato com seis pontos. A Mahindra, sua fornecedora de powertrain permanece zerada na competição.
“Estamos entusiasmados com a parceria com a ABT ao trazermos a tecnologia que desenvolvemos com a Yamaha Motor Company para o Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA. É emocionante trabalhar com uma equipe que tem tanta história e sucesso no esporte. A operação de programas apoiados pela fábrica da ABT e sua experiência na Fórmula E nos dará uma vantagem crítica. Estamos ansiosos para desenvolver nosso relacionamento dentro e fora da categoria elétrica”, disse Till Bechtolsheimer, presidente da Lola Cars Ltd.
A Lola com a Yamaha, conformaram a sua entrada na categoria como fornecedores de powertrains e buscavam uma equipe para formar uma parceira. A marca não será a 12ª equipe no grid.