AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Desempenho contrastante: a batalha entre Sainz e Leclerc neste início de 2024. O que está acontecendo?

Sainz tem se destacado neste começo de temporada, enquanto Leclerc perde terreno em sua especialidade: a classificação

Nestas primeiras quatro corridas da temporada 2024 da Fórmula 1, o desempenho da Ferrari tem chamado a atenção. O time está logo atrás da Red Bull, embora não conte com um carro equivalente ao da equipe austríaca, Carlos Sainz e Charles Leclerc tem brigado por pódios. No entanto, é o espanhol que está de aviso prévio que está roubando a cena.

Ao longo de 2023, Sainz tentou pressionar a Ferrari para que fosse estabelecido um contrato para além de 2024. No entanto, o time italiano viu a oportunidade de ter Lewis Hamilton na equipe e estabeleceu um contrato com o inglês. A mesma Ferrari optou por fechar um contrato de múltiplos anos com Leclerc, já deixando a sua dupla formada para 2025.

Desde então Carlos Sainz precisa mostrar o seu melhor. É um consenso que Sainz não pode ficar fora do grid em 2025, mas o espanhol também precisa fazer a sua parte.

Pelas outras equipes que passou, Sainz conseguiu impressionar. A comunicação que ele mantinha com a McLaren ao longo das provas foi algo que chamou a atenção da Ferrari para a contratação do piloto.

LEIA MAIS: OPINIÃO – As melhores duplas da F1 em 2022

Sainz pode ser um dos pilotos mais rápidos em pista, mas tem uma excelente leitura de corrida, algo que colaborou muito para que o espanhol conseguisse pódios e bons resultados com a Ferrari, tirando ele de uma possível enrascada após uma classificação não tão boa.

No último ano tem ficado cada vez mais escancarada essa habilidade de Sainz de lidar com corrida. O espanhol ficou perto de terminar o outro campeonato à frente de Leclerc, se não fosse as provas comprometidas em Las Vegas e Abu Dhabi. Sainz foi o único piloto não Red Bull em 2023 que faturou uma vitória, quebrando o ciclo de dominância da equipe austríaca.

Carlos Sainz vem de uma sequência de pódios, desde que a temporada 2024 foi iniciada – Foto: reprodução Ferrari

Novamente neste ano o espanhol se destaca, das três provas que participou neste ano, todas foi ao pódio, além de contar com uma vitória na Austrália se valendo do abandono de Max Verstappen. O desempenho nesta corrida em particular chamou a atenção, já que Sainz tinha acabado de retornar, após passar por uma cirurgia em decorrência de uma apendicite.

Enquanto Sainz está fazendo um início de campeonato muito redondo e só não está à frente de Leclerc na tabela por ter perdido o GP da Arábia Saudita, a performance do monegasco também é discutível.

  • Como mencionamos, Sainz é um piloto que se destaca nas corridas, mas não é o piloto que tem tanta aptidão nas classificações;
  • Leclerc é um piloto extremamente rápido em classificação, tem essa marca, mas nem sempre consegue reverter esse resultado em vitórias;

Porém, neste ano Leclerc tem “perdido” a habilidade de ser o destaque das classificações. O motivo é que o monegasco está enfrentando uma dificuldade maior para preparar os pneus e colocá-los na zona de operação ideal para brigar pelas primeiras posições. Sainz tem lidado um pouco melhor com os seus compostos, algo que tem facilitado para o piloto estar mais acima na tabela.

No GP do Japão ficou mais evidente essa dificuldade de Leclerc, quando o piloto obteve apenas a oitava posição para a largada, depois de precisar queimar um jogo adicional de pneus para se livrar de uma possível eliminação, já que o grid estava muito próximo.

“Não havia nada que pudéssemos ter feito melhor. O ritmo foi muito bom, a gestão dos pneus foi muito boa, a comunicação funcionou”, comentou Leclerc após o encerramento da prova no domingo.

“No entanto, como piloto, você sempre tem que olhar para o lado negativo durante todo o fim de semana. Seja na Austrália ou aqui [Japão], o ritmo de corrida não tem sido um problema, é o ritmo de classificação. Na minha carreira, não estou muito acostumado a trabalhar nisso, porque normalmente o sábado é bom”, comentou Leclerc.

“No entanto, nas duas últimas corridas, lutei para colocar os pneus na janela correta. Esse definitivamente é meu foco principal agora em Xangai, tentar reencontrar a janela certa dos pneus e colocá-los em operação. Então quando eu fizer isso, tenho certeza de que o ritmo voltará na classificação.”

Charles Leclerc precisa melhorar o gerenciamento dos pneus em classificação para voltar a performance que ele tinha nos anos anteriores – Foto: reprodução Ferrari

Para contar com aderência na volta rápida, o pneu precisa ser bem trabalhado na volta anterior. Algo que Leclerc não conseguiu fazer no Japão e resultou no piloto obtendo apenas a oitava posição para a largada.

A Ferrari em 2024 parece ter melhorado em relação à degradação dos pneus, algo que prejudicava as corridas da equipe em 2023. Sainz tem se beneficiado disso e Leclerc também pode realizar uma corrida de recuperação, já que o carro não tem sofrido com essa parte.

“Também somos muito mais consistentes. No ano passado, foi muito fácil para nós cometermos um pequeno erro com o acerto e ficávamos completamente fora da corrida e muito mais distantes. O carro está muito mais sólido na corrida, o que é bom. Pelo menos terminamos um fim de semana em alta, em vez de começarmos em alta e depois não ficarmos muito felizes no final do domingo” comentou o monegasco.

Sainz vai se beneficiando desses detalhes, o que ajuda a promover o piloto para obter uma vaga no grid em 2025.

Além disso, é importante destacar que a Ferrari está um pouco mais azeitada em outras áreas, como em estratégia e pit-stop, algo que tem permitido a equipe desfrutar de bons resultados no começo deste ano.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo