A X44, equipe de Lewis Hamilton na Extreme E foi declarada como a campeã da temporada 2022. O time entrou neste ano focados para obter o título, depois de uma disputa acirrada no ano passado com a RXR. Em 2022 tivemos novamente uma temporada bem competitiva e no Uruguai foram em busca de um bom resultado. Com o terceiro lugar conquistado, a X44 obteve o seu primeiro título na categoria off-road elétrica.
Sébastien Loeb e Cristina Gutiérrez foram em busca do resultado necessário para comemorar o título, encerrando o ano apenas dois pontos à frente da RXR (equipe de Nico Rosberg).
A equipe de Lewis Hamilton chegou à final onde três das quatro primeiras equipes do campeonato estavam ausentes, incluindo a RXR que era a líder.
“Ainda não consigo acreditar! Foi um fim de semana muito difícil para nós, especialmente depois de ontem, a primeira vez que o havíamos pilotado”, disse Gutiérrez.
“Quanto à final, no rádio me disseram que alguém seria penalizado, mas ainda não sabia. Eu queria ter certeza de que venceríamos, então não comemorei antes de ser oficial. Foi uma montanha-russa, mas foi muito melhor do que isso para nós, pois agora podemos acreditar no que conquistamos.”
“Só nos restava ir e competir com tudo o que tínhamos e tentar marcar o máximo de pontos. A final foi um momento crítico, porque eu era o quarto e precisávamos terminar em terceiro. Tivemos algum contato aqui e ali, mas não havia nada que eu pudesse fazer para ultrapassar. Cristina fez um ótimo trabalho para ficar muito perto do carro da frente e sabíamos que estávamos potencialmente em terceiro. No final, era o que precisávamos, então estou realmente aliviado por estar aqui e muito orgulhoso de vencer este campeonato”, afirmou Loeb.
Depois de uma temporada em que lidaram com altos e baixos, a primeira e única vitória do time, aconteceu no xPrix disputado no Chile. Com o resultado, ganharam força para a final, ficando apenas 17 pontos atrás da RXR.
Na etapa do Uruguai, a equipe foi forçada a usar um segundo carro, depois que o seu ODYSSEY foi danificado. A dupla de pilotos ainda tinha pela frente questões com a adaptação de uma nova máquina.
“Foi a primeira vez que usamos o segundo carro, sempre trocamos o chassi. Tivemos que nos acostumar com o carro, não funcionava exatamente como o nosso. A posição do banco, os pedais, tudo estava errado, então tivemos que nos adaptar no Q2 para tentar nos acostumar. À noite, a equipe fez um ótimo trabalho ajustando o carro para torná-lo mais parecido com o carro antigo, então me senti muito melhor no dia das finais”, informou Loeb.
X44 Vida Carbon Racing: 86 pontos
Rosberg X Racing : 84 pontos
ACCIONA | SAINZ XE Team: 66 pontos
No.99 GMC HUMMER EV Chip Ganassi Racing: 63 pontos
NEOM McLaren Extreme E: 52 pontos
ABT CUPRA XE: 46 pontos
Genesys Andretti United Extreme E: 45 pontos
XITE ENERGY Racing: 33 pontos
JBXE: 27 pontos
Veloce Corrida: 18 pontos