ColunistasDestaquesFórmula 1Post

A Ferrari estabelece cronograma de atualizações para o SF-23 após retorno das férias

Tentando aproveitar a janela que será deixada por outras equipes, a Ferrari ainda mira na conquista da vice-liderança do Mundial de Construtores

A Ferrari atualmente ocupa a quarta posição do Mundial de Construtores, contando com 191 pontos, contra 247 da Mercedes e 196 da Aston Martin. Ao longo dessas 12 corridas que já foram realizadas, o time cometeu vários deslizes e perdeu pontos importantes.

A inconsistência de desempenho também é algo que chama a atenção, o time instalou algumas atualizações no SF-23 e pretende fazer mais uma parcela de modificações durante o restante da temporada 2023. Geralmente após as férias de verão, é quando as equipes começam a pensar nos carros do próximo ano, ainda avaliam algumas peças, mas não é muito convencional prover aos equipamentos grandes mudanças.

No entanto, o regulamento de 2024 será muito semelhante com o que temos hoje, então compensa de certa forma, avaliar mais uma vez o projeto que está em pista atualmente. A Ferrari não tinha um carro ruim em 2022, quando o novo regulamento entrou em vigor, mas foi se perdendo ao longo do ano, com erros estratégicos e até no momento de reagir e instalar novas peças.

Na matéria publicada por Franco Nugnes no Motorsport.it, ele informa que a equipe italiana ainda não desistiu de terminar o Campeonato ocupando o posto de segunda força.

A Ferrari está focada em obter um desempenho mais constante com o SF-23. Com a queda apresentada pela Aston Martin, apenas cinco pontos separam a equipe italiana do time britânico na tabela. Enquanto a Mercedes conta com 56 pontos de vantagem, um pouco mais do que “duas vitórias” – já que geralmente a equipe alemã está mais segura das estratégias e tem melhorado a sua performance, desde que realizou uma modificação radical no W14.

Ferrari ainda está em busca do segundo lugar no Mundial de Construtores – Foto: reprodução Ferrari

Excluindo a Red Bull, o olhar se volta para essa parte do grid que tem flutuado, incluindo a própria McLaren que depois de realizar a introdução de um grande pacote de atualizações, obteve dois pódios na sequência.

Para Barcelona a Ferrari já tinha promovido algumas mudanças no carro, com a cara de tentar melhorar a aparência de uma temporada 2023 comprometida. Fizeram alterações no assoalho, além da tampa do motor e nas laterais, permitindo ao carro uma nova configuração aerodinâmica. De certa forma surtiu efeito nos pneus, um problema no SF-23, com os pilotos lidando com uma alta degradação dos compostos.

Leclerc foi ao pódio três vezes nessa temporada, o pódio na Bélgica chamou a atenção. Sem erros, o time conseguiu extrair o que era possível do SF-23, não foram ultrapassados por Lewis Hamilton e só perderam para a Red Bull, algo que já era esperado.

A Ferrari promete uma sequência de atualizações para o restante da temporada, algumas novidades devem chegar após as férias de verão, já em Zandvoort na Holanda, mais uma alteração é esperada para a corrida em casa, em Monza na Itália. As mudanças devem se estender até o GP dos Estados Unidos – em outubro. Acredita-se em uma nova alteração para as laterais que formam o sidepods, com a equipe indo um pouco além no design.

Com algumas equipes precisando controlar os seus gastos e fazendo outras apostar para 2024, a Ferrari vai aproveitar essa janela para atacar os concorrentes e tentar obter mais pontos. É uma escolha interessante, porém o ‘cronograma’ do ano passado buscando perseguir vitórias no segundo semestre não aconteceu como o esperado. No entanto, essa flutuação no grid pode ser trabalhada pela Ferrari, pois realmente introduzir atualizações tem gerado alguns ganhos para as equipes rivais.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo