A Ferrari atualmente ocupa a quarta posição do Mundial de Construtores, contando com 191 pontos, contra 247 da Mercedes e 196 da Aston Martin. Ao longo dessas 12 corridas que já foram realizadas, o time cometeu vários deslizes e perdeu pontos importantes.
A inconsistência de desempenho também é algo que chama a atenção, o time instalou algumas atualizações no SF-23 e pretende fazer mais uma parcela de modificações durante o restante da temporada 2023. Geralmente após as férias de verão, é quando as equipes começam a pensar nos carros do próximo ano, ainda avaliam algumas peças, mas não é muito convencional prover aos equipamentos grandes mudanças.
No entanto, o regulamento de 2024 será muito semelhante com o que temos hoje, então compensa de certa forma, avaliar mais uma vez o projeto que está em pista atualmente. A Ferrari não tinha um carro ruim em 2022, quando o novo regulamento entrou em vigor, mas foi se perdendo ao longo do ano, com erros estratégicos e até no momento de reagir e instalar novas peças.
Na matéria publicada por Franco Nugnes no Motorsport.it, ele informa que a equipe italiana ainda não desistiu de terminar o Campeonato ocupando o posto de segunda força.
A Ferrari está focada em obter um desempenho mais constante com o SF-23. Com a queda apresentada pela Aston Martin, apenas cinco pontos separam a equipe italiana do time britânico na tabela. Enquanto a Mercedes conta com 56 pontos de vantagem, um pouco mais do que “duas vitórias” – já que geralmente a equipe alemã está mais segura das estratégias e tem melhorado a sua performance, desde que realizou uma modificação radical no W14.
Excluindo a Red Bull, o olhar se volta para essa parte do grid que tem flutuado, incluindo a própria McLaren que depois de realizar a introdução de um grande pacote de atualizações, obteve dois pódios na sequência.
Para Barcelona a Ferrari já tinha promovido algumas mudanças no carro, com a cara de tentar melhorar a aparência de uma temporada 2023 comprometida. Fizeram alterações no assoalho, além da tampa do motor e nas laterais, permitindo ao carro uma nova configuração aerodinâmica. De certa forma surtiu efeito nos pneus, um problema no SF-23, com os pilotos lidando com uma alta degradação dos compostos.
Leclerc foi ao pódio três vezes nessa temporada, o pódio na Bélgica chamou a atenção. Sem erros, o time conseguiu extrair o que era possível do SF-23, não foram ultrapassados por Lewis Hamilton e só perderam para a Red Bull, algo que já era esperado.
A Ferrari promete uma sequência de atualizações para o restante da temporada, algumas novidades devem chegar após as férias de verão, já em Zandvoort na Holanda, mais uma alteração é esperada para a corrida em casa, em Monza na Itália. As mudanças devem se estender até o GP dos Estados Unidos – em outubro. Acredita-se em uma nova alteração para as laterais que formam o sidepods, com a equipe indo um pouco além no design.
Com algumas equipes precisando controlar os seus gastos e fazendo outras apostar para 2024, a Ferrari vai aproveitar essa janela para atacar os concorrentes e tentar obter mais pontos. É uma escolha interessante, porém o ‘cronograma’ do ano passado buscando perseguir vitórias no segundo semestre não aconteceu como o esperado. No entanto, essa flutuação no grid pode ser trabalhada pela Ferrari, pois realmente introduzir atualizações tem gerado alguns ganhos para as equipes rivais.