A Fórmula E está estudando novos locais para adicionar ao calendário da próxima temporada, Tóquio, Los Angeles e Toronto estão no radar da categoria elétrica e podem ser palco da competição na temporada 2023/24.
Neste ano o calendário da Fórmula E já foi bem movimentado com a adição das etapas na Índia, Cidade do Cabo e São Paulo, além da prova que será realizada em Portland para substituir a prova em Nova Iorque.
A categoria elétrica tem trabalhado cada vez mais não apensas pensando em expandir o calendário, mas também apresentar a Fórmula E para outras cidades do mundo, abordando a mobilidade elétrica.
O site de The Race informou que nas últimas semanas a conversa sobre a corrida em Tóquio se intensificou, acredita-se que a prova pode ser disputada em abril de 2024. A etapa pode ser acordada em uma reunião do conselho que ocorre nesta semana em Londres.
Várias reuniões relacionadas a categoria tem acontecendo na sede da Fórmula E, incluindo uma reunião extraordinária com as equipes e fabricantes, para definições do Campeonato que está acontecendo.
Novas discussões sobre o calendário da próxima temporada, incluindo a adição de Los Angeles e Toronto também estão em negociação com a Fórmula E. Antes do e-Prix da Cidade do México que abriu a temporada 2022/23, uma equipe de criação de corridas da Fórmula E esteve em Los Angeles. Nenhum outro detalhe é de conhecimento – como a definição dos locais por onde a corrida poderia ser realizada foi mencionado.
Um dos mecanismos tem sido levar as categorias europeias aos Estados Unidos, a Fórmula E já tem marcado presença no país. Após a não realização do e-Prix de Nova Iorque por conta das alterações que estão realizando na região para a expansão dos serviços de balsas, a categoria conseguiu inserir uma prova em Portland, Oragon. A Fórmula E poderá realizar duas corridas na América do Norte no próximo ano.
No seu grid, a Fórmula E conta com a Avalanche Andretti e DS Penske que são pertencentes a empresas norte-americanas, então também existe o interesse desses times de correr nos Estados Unidos.
Roger Griffiths da Andretti mencionou ao The Race durante a prova no México sua ansiedade para que uma prova fosse realizada na costa leste e oeste dos EUA: “Certamente, nos primeiros dias da Fórmula E, correríamos em Miami e Long Beach, mas sempre se fala muito sobre eventos em San Francisco.”
“Uma corrida no centro de Los Angeles seria super divertida. Acho que há muitas opções para eles [Fórmula E]”.
Além de marcas conhecidas dos Estados Unidos, também existem marcas mais personalizadas e que também gostariam de ver um evento como a Fórmula E promovendo a mobilidade elétrica no país.
A Fórmula E também está tentando retornar ao Canadá. A última corrida foi disputada no país em Montreal (2017), desde então a categoria tem se esforçado para realizar uma nova prova.
O e-Prix de São Paulo está programado para ser disputado no dia 25 de março. O Boletim do Paddock estará presente realizando a cobertura do evento.