AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Vestappen domina mais uma corrida no Japão e fatura vitória. Pódio conta com Pérez e Sainz

Em mais um grande desempenho, Red Bull fatura terceira dobradinha da temporada 2024

Max Verstappen faturou a vitória do GP do Japão com a Red Bull neste domingo (07), o holandês se recuperou após o abandono na Austrália, para faturar a 57ª vitória da carreira.

A corrida foi tranquila para Verstappen, embora o piloto não tenha liderado a corrida de ponta a ponta, o holandês cruza a linha de chegada nesta corrida com 12 segundos de vantagem para Sergio Pérez.

A Red Bull chega até o Japão com um bom desempenho, obtendo mais uma dobradinha durante a temporada 2024 da Fórmula 1, mais precisamente a terceira do ano.

Carlos Sainz faturou mais um pódio para a Ferrari, o espanhol conseguiu superar Lando Norris e Charles Leclerc no final da prova para recuperar o terceiro lugar. As escolhas da Ferrari beneficiaram o espanhol nesta prova e o seu ritmo casou com as escolhas da equipe. De todas as provas que Sainz participou neste ano, conseguiu pódio com a equipe que não defenderá em 2025.

Charles Leclerc ficou com a quarta posição, fazendo uma boa corrida de recuperação após largar do oitavo lugar. O monegasco que trabalhou com a estratégia basicamente de uma parada, conseguiu se beneficiar de ser a escolha mais rápida e assim superou Lando Norris.

Vale mencionar que Leclerc quase batalhou pelo pódio, mas a Ferrari optou por priorizar Sainz. O monegasco não dificultou para o seu companheiro de equipe quando a aproximação aconteceu no final da corrida.

Lando Norris precisou se contentar com o quinto lugar, depois de ter uma corrida intensa com várias batalhas. O piloto acabou duelando até mesmo com a Mercedes em decorrência das paradas realizadas.

Fernando Alonso ficou com o sexto lugar, o espanhol buscava um resultado melhor, mas a recuperação de Leclerc tirou a chance do espanhol terminar um pouco mais à frente.

George Russell concluiu a corrida ocupando a sétima posição, a Mercedes também optou por uma estratégia diferente tentando salvar pontos para os dois pilotos neste evento. Oscar Piastri fez uma corrida movida por uma variação de duelos, mas o piloto conseguiu o oitavo lugar.

Lewis Hamilton fechou a prova ocupando o nono lugar, não foi um excelente resultado, mas esteve dentro do possível após as escolhas da Mercedes.

Yuki Tsunoda faturou a décima posição e mais um ponto para a Racing Bull. O piloto japonês aproveita para celebrar a conquista em casa, enquanto Daniel Ricciardo abandonou a prova no seu início quando se envolveu em um incidente com Alexander Albon.

A Fórmula 1 realiza uma breve pausa e retorna na China em quinze dias.

Saiba como foi o GP do Japão

Max Verstappen faturou a pole no sábado, após liderar dois treinos livres. Sergio Pérez por sua vez conseguiu faturar a segunda posição, fechando a primeira fila para a Red Bull.

A Ferrari foi derrotada pela McLaren na classificação, quando Lando Norris superou Carlos Sainz para se estabelecer como o terceiro colocado.

Quando os preparativos que antecedem a largada eram realizados, a temperatura na pista estava na casa dos 40°C, com 22°C no ambiente, sendo o dia mais quente enfrentado pelos times desde a sua chegada ao Japão.

Entre os dez primeiros, apenas Fernando Alonso apostou nos pneus macios. Enquanto do 11º colocado até o vigésimo, apenas Kevin Magnussen e Zhou Guanyu estavam com os pneus médios instalados, já que o restante usava os pneus macios.

Largada autorizada, Verstappen se manteve na ponta, fechando Pérez para atrapalhar um possível bote do companheiro de equipe. Os nove primeiros colocados mantiveram as suas posições de largada. Yuki Tsunoda não tracionou também e caiu para a décima segunda posição.

No entanto, antes da primeira volta completar, a bandeira vermelha desceu.

Alexander Albon foi espremido por Daniel Ricciardo na curva 3 do circuito e os pilotos se chocaram. O australiano não largou bem, como sobrou com o pelotão do final do grid, fechou o tailandês e a batida aconteceu entre os pilotos. Os dois competidores abandonaram a prova.

Os carros foram para a barreira de pneus e precisaram de ajuda para ser removidos. A barreira de contenção precisou ser reconstruída.

O incidente entre Ricciardo e Albon foi anotado pela direção de prova, para que uma investigação seja realizada pelos comissários.

Foram cerca de 30 minutos de paralisação, antes que a corrida fosse reestabelecida no Japão.

Antes da prova ser reestabelecida, o grid de largada eram: Verstappen, Pérez, Norris, Sainz, Alonso, Piastri, Hamilton, Leclerc, Russell, Hülkenberg, Bottas, Tsunoda, Ocon, Gasly, Stroll, Magnussen, Sargeant e Zhou.

Os seis primeiros colocados permaneceram com os pneus da largada. Lewis Hamilton e George Russell instalaram os pneus duros novos, completando a primeira parada obrigatória. A Williams também optou por instalar os pneus duros no carro de Logan Sargeant.

Alonso, Hülkenberg, Bottas, Tsunoda, Stroll e Zhou optaram pelos pneus macios para o início da corrida.

Largada autorizada, Zhou santou para a décima sexta posição, pouco depois o piloto da Sauber estava duelando com o competidor da Williams.

Os pilotos fizeram uma largada bem conservadora. Tsunoda teve uma reação melhor nesta segunda largada, para assumir o nono lugar com o carro da Racing Bulls. Lewis Hamilton foi superado por Charles Leclerc, por conta da diferença dos pneus.

Esteban Ocon e Pierre Gasly se encontraram e os carros da Alpine passavam por uma verificação. Ocon ocupava a 12ª posição, enquanto Gasly era o 14º colocado. O toque da dupla da Alpine ocorreu pois eles dividiram a curva juntos com Yuki Tsunoda.

No sexto giro, Nico Hülkenberg passou pelos boxes e retornou ao traçado com os pneus duros instalados. Na volta seguinte foi a vez de Bottas também partir para a troca de pneus.

Todos os competidores que apostavam nos pneus macios, recorreram aos boxes. Yuki Tsunoda abandonou a nona posição, para retornar ao traçado ocupando o décimo sexto lugar depois da sua troca de pneus.

Com pouca ou quase nenhuma ação na pista, o que realmente empolgava era a ultrapassagem de Magnussen em Gasly para ocupar o 12º lugar. Pouco depois foi a vez de Sargeant pressionar Gasly.

No décimo giro, Oscar Piastri se defendeu do ataque de Leclerc, para se manter na sexta posição. Na volta seguinte, Sargeant realizou a ultrapassagem em Gasly, assumindo o 13º lugar. Piastri por sua vez continuava se defendendo de Leclerc.

Durante a 12ª volta, Norris foi chamado aos boxes para substituir os pneus, abandonando o duelo que mantinha com Carlos Sainz. Na sequência, Piastri e Lance Stroll realizaram as suas trocas de pneus, com Leclerc aproveitando o momento para ocupar a 5ª posição.

Na volta 14, Alonso cumpriu a sua parada obrigatória. Zhou retornou aos boxes para abandonar a corrida, se tornando o terceiro carro fora do GP do Japão.

Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Leclerc, Russell, Hamilton, Norris, Alonso, Piastri e Magnussen.

As paradas dos primeiros colocados deu sequência na volta 16, quando Pérez e Sainz realizaram a substituição dos seus compostos. Os dois pilotos retornaram ao traçado com os pneus médios instalados, mas apenas o do mexicano era um pneu novo. Verstappen fez a sua troca na volta seguinte, perdendo a liderança momentaneamente.

Norris concluiu a ultrapassagem em Hamilton, para assumir a quarta posição e começar a recuperar o seu espaço em pista. Pérez encontrou Hamilton na pista e precisou duelar com o piloto da Mercedes pelo lugar, mas a batalha não durou muito tempo pois o carro da Red Bull falou mais alto.

Pérez foi fazendo a sua escalada no grid e rapidamente já era o quarto colocado. O mexicano precisava mirar na sua aproximação em Norris, para recuperar a terceira posição.

Com 20 voltas os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Norris, Pérez, Russell, Sainz, Hamilton, Alonso, Piastri e Magnussen. Sainz tinha se livrado de Hamilton, aproveitando a diferença de desempenho dos pneus escolhidos para os competidores.

Não demorou muito para Leclerc ser ultrapassado por Verstappen e perder a liderança da corrida. O monegasco estava na posição errada por ainda não ter realizado a parada obrigatória.

Com 21 voltas completadas com os pneus duros, Russell foi chamado aos boxes na volta 23. Mergulharam para o pit junto com o britânico, Tsunoda, Stroll, Magnussen, Bottas e Sargeant. A confusão foi instaurada no pit-lane por conta da substituição dos pneus realizada pelas equipes. Tsunoda foi o que se deu melhor com essa movimentação.

Na volta seguinte, a Mercedes parou Hamilton. Piastri portanto, assumiu a sétima posição.

Foi na volta 26 que Leclerc que era atacado por Pérez, perdeu o controle do carro e extravasou os limites de pista, depois de completar 25 voltas com os pneus médios. Na sequência, Leclerc e Norris realizaram suas paradas, apostando em um jogo novo de pneus duros.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Sainz, Alonso, Piastri, Leclerc, Russell, Norris, Hamilton e Hülk. A luta de Norris se tornou um duelo com Russell e Leclerc, mas não demorou para o piloto da McLaren recuperar o sétimo lugar ultrapassando o piloto da Mercedes.

Nesta fase da corrida, voltamos para um duelo sem valer pontos, com Bottas e Magnussen brigando pela décima terceira posição.

Foi na volta 33, que Piastri realizou a sua parada. Na sequência, Tsunoda ultrapassou Hülkenberg, optando por uma manobra por fora para entrar na zona de pontuação.

Com a prova se aproximando do final, a Red Bull realizou a segunda parada de Pérez, assim como a Aston Martin que chamou Alonso. O time austríaco não teve outra alternativa se não chamar Verstappen uma outra vez para instalar um novo jogo de pneus duros. Sainz assumiu a liderança da corrida brevemente.

No giro 36, foi o momento que Pérez ultrapassou Leclerc, recuperando a posição perdida com o pit-stop. Sainz foi chamado aos boxes no giro 37, mas o espanhol retornou ao traçado apenas ocupando a sétima posição.

Chegando nas 40 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Norris, Sainz, Alonso, Piastri, Russell, Hamilton e Tsunoda. Hamilton realizou mais uma parada, sendo devolvido atrás de Russell.

Sainz realizava a sua aproximação em Norris, o espanhol tentava buscar o piloto a McLaren e Leclerc para recuperar o pódio.

Na curva 9, Sargeant perdeu o controle do carro e passou pela brita. Uma bandeira amarela localizada indicou o incidente, mas a corrida seguiu com o piloto conseguindo deixar a brita sem ajuda. O piloto da Williams realizou mais uma troca de pneus, após completar apenas seis giros com os compostos médios que estavam instalados em seu carro.

Durante a volta 44, Sainz aproveitou um erro de Norris para assumir a quarta posição. O espanhol começou a sua aproximação em Leclerc.

Dois giros depois, Sainz recuperou o pódio com a ultrapassagem em Leclerc. O monegasco não dificultou para o espanhol, pois corria o risco de perder a posição para Norris e não salvar o P4 para a Ferrari. Fora da zona de pontuação, Stroll ultrapassou Magnussen para ocupar a décima primeira posição. O canadense estava separado por mais de 7 segundos de Tsunoda.

Chegando na volta 49, Russell e Piastri se tocaram, depois de um erro de George Russell. O piloto da McLaren foi forçado para fora da pista e o incidente foi notado. O britânico precisou mais uma vez perseguir o adversário para brigar pelo sétimo lugar.

Na última volta da corrida, Russell encontrou o espaço necessário para ultrapassar Piastri.

Max Verstappen venceu o GP do Japão com folga, cruzando a linha de chegada com mais de 12 segundos de vantagem para Sergio Pérez. Carlos Sainz completou o pódio com a Ferrari. Charles Leclerc ficou com quarta posição, a estratégia de apenas uma parada para o monegasco funcionou e assim o competidor superou Lando Norris.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo