ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

RBR fatura dobradinha na Arábia Saudita liderada por Verstappen. Bearman estreia com P7

Em corrida segura, Red Bull conquista mais uma dobradinha em 2024. Destaque para a prova de Bearman que foi o sétimo colocado em sua corrida de estreia na F1

Neste sábado (09) na Arábia Saudita, Max Verstappen celebrou mais uma vitória. O piloto teve mais um fim de semana extremamente dominante após conquistar a pole.

Verstappen não liderou todas as voltas, pois a ação do Safety Car no começo da corrida permitiu que Lando Norris comandasse algumas voltas. No entanto, Verstappen retomou a ponta com facilidade e conseguiu fazer uma prova tranquila.

Sergio Pérez superou Charles Leclerc, conseguindo faturar a segunda posição e mais uma dobradinha para a Red Bull. O piloto mexicano cruzou a linha de chegada com mais de 13 segundos atrás do companheiro de equipe.

Charles Leclerc se contentou com a terceira posição, mas conseguiu obter o segundo pódio da Ferrari em 2024. Ao final da corrida, Verstappen ainda tentou obter o ponto da volta mais rápida, mas foi Charles Leclerc que cravou o melhor tempo, com a marca de 1m31s632.

Oscar Piastri concluiu a prova na quarta posição, após travar uma disputa intensa com Lewis Hamilton em boa parte da corrida na Arábia Saudita. Fernando Alonso foi o quinto colocado com a Aston Martin.

George Russell completou a prova ocupando a sexta posição. Oliver Bearman conseguiu salvar um sétimo lugar com a Ferrari, faturando seis pontos em sua primeira corrida na Fórmula 1. Vale dizer que o inglês ainda venceu a votação de piloto do dia, pelo desempenho seguro que demonstrou na pista. O piloto inglês se valeu da troca tardia de pneus de Lando Norris e Lewis Hamilton para avançar um pouco no pelotão.

Norris até liderou a corrida, fez uma graça após o Safety Car, mas por conta da parada obrigatória e uma parada ruim da McLaren, precisou se contentar com o oitavo lugar. O piloto inglês consegui se manter à frente de Lewis Hamilton que foi o nono colocado.

Nico Hülkenerg concluiu a prova na décima posição, faturando o primeiro ponto da Haas na temporada 2024.

A Fórmula 1 realiza uma pausa de 15 dias e retorna na Austrália para o terceiro confronto do ano.

Saiba como foi o GP da Arábia Saudita

Neste sábado a Fórmula 1 está em Jeddah para a realização da segunda prova da temporada 2024.

Max Verstappen conquistou a pole, com certa folga para os adversários. Charles Leclerc furou a chance da Red Bull de obter a primeira fila para a largada, já que o monegasco superou Sergio Pérez na classificação.

McLaren e Mercedes dominaram as filas 3 e 4 com seus pilotos, respectivamente.

Neste fim de semana Carlos Sainz não está no segundo carro da Ferrari, o piloto precisou operar, por conta de uma apendicite. O espanhol sinalizou que estava bem e até apareceu no Circuito de Jeddah para acompanhar a prova com a equipe.

Quando a prova foi iniciada a temperatura na pista estava na casa dos 32°C, com 25°C no ambiente.

Largaram com os pneus macios apenas Oliver Bearman e Valtteri Bottas. O restante do pelotão utilizou os pneus médios.

Max Verstappen manteve a dianteira, enquanto Charles Leclerc foi momentaneamente ultrapassado por Sergio Pérez. No entanto, o monegasco conseguiu retomar o segundo lugar.

Yuki Tsunoda foi ultrapassado por Lance Stroll, caindo para a 10ª posição. Pierre Gasly já tinha perdido performance e seguiu para os boxes para abandonar a prova.

No segundo giro, Bearman que estava preso com Yuki Tsunoda se tocaram, mas os pilotos conseguiram permanecer em pista, dando continuidade para a batalha. O britânico passou a ser pressionado por Kevin Magnussen.

Verstappen já contava com 1s6 de vantagem para Leclerc. No quarto giro a ultrapassagem de Pérez foi concluída no monegasco, desta forma a Red Bull passava a comandar a prova completamente.

Chegando na quinta volta, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Leclerc, Piastri, Alonso, Norris, Russell, Hamilton, Stroll e Tsunoda.

Imagens da largada revelavam uma possível queima de largada de Lando Norris.

No sexto giro, Lance Stroll tocou a barreira de contenção. A suspenção dianteira esquerda quebrou e com isso o piloto canadense bateu no ponto seguinte da pista.

No oitavo giro o Safety Car estava pista, com isso Verstappen, Pérez, Hamilton, Leclerc, Piastri, Alonso, Russell, Tsunoda, Bearman, Magnussen, Albon, Ocon, Bottas e Sargeant realizaram as suas paradas. Por conta da movimentação intensa no pit, a Ferrari precisou segurar Leclerc por conta da saída de Pérez e a passagem do piloto espanhol da Aston Martin. Fernando Alonso reclamou da forma como Pérez foi liberado na linha de tráfego do pit, pois quase atingiu o seu carro.

Por conta das trocas de pneus, Lando Norris assumiu a liderança, já que o inglês permaneceu com os pneus médios.

O ritmo da corrida foi retomada no início do 10º giro. Norris se defendia na primeira posição. Leclerc aproveitou a proximidade para ultrapassar Oscar Piastri e assumir a quinta posição.

Na relargada Magnussen e Albon se tocaram, já que o piloto da Haas foi muito otimista na movimentação com o piloto tailandês. Bearman por sua vez conseguiu liberar Yuki Tsunoda.

Na 13ª volta, Verstappen retornou para a ponta, concluindo a ultrapassagem em Lando Norris.

Várias investigações começaram a ser conduzidas.

Bearman conseguiu realizar a ultrapassagem em Zhou, desta forma entrava na zona de pontuação com o segundo carro da Ferrari na 14ª volta.

Os comissários não consideraram que Lando Norris queimou a largada. Desta forma a corrida seguia para o inglês.

Pérez foi punido com cinco segundos pela liberação insegura realizada no momento que as paradas obrigatórias eram executadas nos boxes. Magnussen por sua vez, foi punido com 10 segundos pelo toque com Albon.

Na 17ª volta, Oscar Piastri tentou atacar Lewis Hamilton, mas os dois pilotos cometeram erros. O australiano optou por devolver a posição para o inglês. Na volta seguinte, Pérez ultrapassou Norris, recuperando então o segundo lugar.

Durante a volta 21, Bearman concluiu a ultrapassagem em Nico Hülkenberg, depois de uma luta intensa com o piloto da Haas que se desenrolou desde a saída do Safety Car.

Kevin Magnussen recebeu mais dez segundos de punição por ter deixado a pista e ganhado vantagem em um duelo com Yuki Tsunoda. O dinamarquês era o 12° colocado na tabela.

Na volta 25, os dez primeiros eram: Verstappen, Pérez, Norris, Leclerc, Hamilton, Piastri, Alonso, Russell, Bearman e Hülk. Neste momento da prova o monegasco usava o DRS para atacar o piloto da McLaren, buscando então a terceira posição.

Na sequência, Magnussen lidava ainda com Tsunoda, mas Ocon, Albon e Sargeant também participavam do duelo, ainda que não estivessem brigando por pontos. Foi neste exato momento que Leclerc concluiu a ultrapassagem em Norris, tentando preservar um pouco mais os seus pneus.

Durante a volta 29, Tsunoda tentou arriscar uma ultrapassagem em Mangnussen, mas por ter espalhado, o piloto japonês também perdeu a posição para Esteban Ocon.

Passando das 30 voltas, Verstappen tinha mais de 7 segundos de vantagem para Pérez e seguia fazendo a volta mais rápida da prova.

De fato as disputas por posição eram raras, a batalha mais empolgante era acompanhada por pilotos que não estavam nos pontos. Alexander Albon conseguiu realizara ultrapassagem em Tsunoda na volta 33, a batalha era pelo 14º lugar.

Nico Hülkenberg foi chamado aos boxes para substituir os pneus médios, instalando então o pneu duro na volta 35. A batalha entre Piastri e Hamilton foi estendida, já que o piloto da McLaren cometeu um novo erro ao tentar uma nova manobra de ultrapassagem no piloto da Mercedes.

Na volta 37, Lewis Hamilton foi chamado para os boxes realizando a sua parada obrigatória. O inglês tinha em seu carro os pneus macios instalados. Valtteri Bottas optou também por uma troca, mas o finlandês estava apenas no final do pelotão.

Reagindo à troca de Hamilton, Norris também foi aos boxes, mas a parada do inglês foi horrível, na casa de 4.1 segundos. O piloto da McLaren conseguiu ser devolvido à frente de Hamilton, mas atrás de Bearman.

Durante a volta 43, Zhou foi chamado aos boxes para cumprir a parada obrigatória, mas como a substituição dos pneus demorou, o piloto foi devolvido atrás de Valtteri Bottas.

A corrida seguiu tranquila até o final, Verstappen tentou buscar a volta mais rápida, mas não foi possível. O piloto cruzou a linha de chegada com mais de 13 segundos de vantagem para Pérez. Charles Leclerc completou o pódio com a terceira posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo