PREVIEW – GP DO JAPÃO 2016 – FÓRMULA 1

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| Débora Almeida dos Santos – publicado em 05/10/2016 às 22:00

Suzuka é uma das pistas clássicas presentes no calendário da Fórmula 1. Com suas curvas imponentes que podem se tornar um bom desafio quando somados aos carros de pressão aerodinâmica e as velocidades que os carros atuais atingem além de ser um fantástico circuito em forma de oito. O circuito tem costume de ser a casa dos pilotos que tem mundiais na carreira, talvez seja por isso que é um dos mais reverenciados pelos pilotos. Para vários cabeças de gasolina brasileiros a pista é muito especial devido as provas de tirar o folego que foram protagonizadas por Ayrton Senna.

A CURVA 130R

A famosa curva 130R recebeu esse nome por causa do seu raio de 130 metros, podendo ser feita a mais de 300 km/h em sétima marcha. O pneu direito dianteiro, pode suportar o equivalente a 800 quilos de força descendente quando o carro descreve esta curva à velocidade máxima.

§ PREVIEW PIRELLI GRANDE PRÊMIO DO JAPÃO DE 2016

Suzuka também é perigosa

A pista de Suzuka também é famosa por presenciar por diversas vezes acidentes terríveis, como o de Nigel Mansell em 1987 e Timo Glock em 2009 e em 2014 quando o francês Jules Bianchi da Marussia, após escapar da curva Dunlop quando atingiu um trator que retirava a Sauber do alemão Adrian Sutil, que rodara na pista na volta anterior o ocorrido trágico gerou uma onda de revolta contra os organizadores da prova pela exposição de risco em que os pilotos  corriam na pista que não oferecia todas as proteções, e infelizmente tomaram a decisão de colocar um trator em uma pista de alta velocidade. Nove meses depois do acidente a morte de Jules Bianchi foi anunciada em 17 de julho de 2015 e em meio a tantas boas disputas o autódromo carrega essa mancha de um dia muito triste para a Fórmula 1.

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Tamanho da pista 5,807 km
Número de voltas 53
Corrida total 307,471 km
Recorde da volta 1’31.540 (228.372 kph) por Kimi Räikkönen, 2005
Volta mais rápida 1’28.954 (235.011 kph) por Michael Schumacher, 2006
Velocidade máxima 330 kph
Aceleração plena 65%
Consumo de pneu Alto
Consumo de freio Baixo
Nível de downforce 8/10
Troca de marchas por volta 48
Consumo por volta 1,8 kg (2,8 kg em 2013)
Perda no pit lane 21 segundos
Pneus para 2016 Duro, Médio e Macio
Distância para a Curva 1 350 metros
Zonas de DRS somente 1 na reta do box
Melhor tempo no TL1 em 2015 1’49.434 – Carlos Sainz (chuva)
Melhor tempo no TL2 em 2015 1’48.277 – Daniil Kvyat (chuva)
Melhor tempo no TL3 em 2015 1’33.995 – Nico Rosberg
Pole em 2015 1’32.584 – Nico Rosberg
Vencedor em 2015 1:28’06.508 – Lewis Hamilton


Últimos resultados em Suzuka

Vitórias  
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Sebastian Vettel
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button
   
Poles  
2015 Nico Rosberg
2014 Nico Rosberg
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Sebastian Vettel
   
VMR  
2015 Lewis Hamilton
2014 Lewis Hamilton
2013 Mark Webber
2012 Sebastian Vettel
2011 Jenson Button

 

Debora Almeida

Meus olhos brilharam quando eu vi o estilo de pilotagem do Vettel ele espertou em mim o interesse pelo esporte e cada vez mais eu queria entender sobre o assunto. Fiz da RBR minha casa e meu carro favorito é a Kinky Kylie.

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