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MÔNACO – SEMPRE CHEIA DE SURPRESAS

Após o treino classificatório, confesso que meu coração havia se enchido de esperança. Ver o Ricciardo largando na ponta e com condições de ganhar o GP de Mônaco, seria uma ótima resposta para o seu companheiro de equipe e para as demais Scuderias. O carro da RBR pode não ser o mais veloz da pista, mas é um carro completo em sua aerodinâmica e Mônaco não é uma prova de velocidade, é mais uma questão de jeito e se a estratégia adotada funciona ou não. 

A corrida começou com chuva, e o Safety Car na pista, não tivemos aquela emoção da largada como esperávamos por questão de segurança. As disputas aconteciam entre Nico Rosberg e Hamilton para decidir quem ficaria com o segundo lugar e a corrida foi andando assim.  Ricciardo vinha liderando a corrida e com uma folga do segundo colocado, daria tranquilamente para trocar os pneus e voltar na frete de Lewis Hamilton, eis que o destino vem e prega uma peça, a equipe não estava com os jogos de pneus adequados para fazer a troca, quando conseguiram liberar ele dos box, Hamilton já havia passado ele, e conseguiu evitando uma ultrapassagem de Ricciardo. 

Daniel ainda tentou ultrapassar Hamilton, quando o inglês na saída do túnel cometeu um erro, mas Lewis logo tentou corrigir e fechou a porta,espremendo Ricciardo contra o guard rail e forçou o uma freada brusca para evitar o choque, no fim nenhuma punição foi aplicada e ficou por isso mesmo. 

O sorriso dele se apagou e claro ele não tinha nada para comemorar. A equipe estava errada em ter chamado ele para os box e não estar preparada para fazer a troca, acabaram com a corrida dele, e na Espanha também quando adotaram a estratégia errada. Foi o pior segundo lugar que eu já vi e nesse caso é muito triste, você batalhou para ficar em primeiro, estava dando voltas rápidas na pista, tinha uma distancia segura para voltar na frete na hora do pit stop e por causa de um erro da equipe, perde a sua posição o terceiro lugar nesse caso acaba sendo melhor porque teoricamente você lutou para estar ali o segundo só foi uma consequência de uma coisa ruim.  

Não foi uma das vitorias mais belas de Hamilton, mesmo que Mônaco seja um lugar especial. Ele deve estar mais feliz porque agora voltou a brigar pelo titulo e está ameaçando novamente Nico Rosberg. Teve inteligência para aproveitar o maior tempo que teve para ficar na pista e fazer apenas uma parada para usar o pneu slick e soube aproveitar muito bem o erro da RBR para vencer a corrida. Sim ter esse discernimento para comandar uma corrida é brilhante, mas vencer em cima de um erro não é tão ”fantástico assim. 

Nico largou em segundo lugar, mas o seu carro não parecia estar muito bom, ele estava devagar na pista, como se estivesse tentando evitar um acidente, a equipe por fim pediu que ele cedesse a sua posição para Hamilton, se a situação já não estava boa, acabou perdendo mais duas posições durante a parada nos box para Sebastian Vettel e McLaren de Alonso e nas voltas finais foi ultrapassado por Nico Hulkenberg, ficou apenas com uma sétima posição. Uma corrida muito diferente, onde o sua vontade de vencer nem apareceu, um final de semana para ser esquecido e se ele quiser se manter na liderança do campeonato ele precisa buscar a melhora. Nico esta agora com 106 pontos, contra 82 de Hamilton e Ricciardo com 66 pontos que também está vindo para a briga desse titulo.  

Sergio Perez que chegou em 3° lugar, e a sexta vez que faz bom proveito dessa oportunidade, andando bem durante a corrida e conseguiu segurar Vettel para não perder a posição. Além disso quem surpreendeu foram os carros da McLaren, Alonso conseguiu terminar a corrida em quinto lugar e Button em nono, mostrando uma evolução.  

Já na Williams parece que mesmo com resultados não tão bons é preciso comemorar, os seus carros não apresentam uma aerodinâmica tão boa e sofreram nas ruas de Mônaco, Felipe Massa que largou em 14° acabou a corrida em 10°, (melhor um ponto do que nenhum?), superou o seu companheiro de equipe na estratégia, Bottas fez o uso de três paradas e acabou em 11°. 

Nasr e Ericsson, estavam na 15° e 16 ° posição quando a equipe pediu para Nasr dar abertura para o seu companheiro, segundo a equipe Ericsson vinha mais rápido. Nasr descumpriu a ordem e Ericsson forçou a barra para conseguir a ultrapassagem o que resultou em uma colisão, com o bico danificado Felipe foi para os box fazer o reparo, mas acabou abandonando a corrida em seguida quando começou a sair fumaça do seu carro e Ericsson acabou abandonado depois por problemas no carro, admitindo o erro pós corrida ainda foi penalizado com a perda de três posições no grid para a próxima corrida. No fim ficamos sem entender pra que a equipe deu uma ordem dessa, sendo que isso não ia mudar em nada, eles nem se quer estavam na zona de pontuação.  

Kimi Raikkonen não terminou a corrida, depois de quebrar a asa dianteira, ainda tentou dar uma volta para entrar nos box e fazer o concerto, mas acabou escorregando na pista e sem conseguir fazer as curvas, passou reto e acabou levando junto Romain Grosjean que tentava passa-lo por fora.Vettel ficou preso no trafego atrás de Massa que estava bem lento na pista e no fim acabou sendo ultrapassado por Pérez e ficando fora do pódio.  

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p style=”text-align: left;”>Vamos esperar para ver se a RBR vai nos surpreender na próxima corrida e fazer um trabalho digno ajudando Riccardo durante o GP do Canadá. Até lá.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.
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