AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Max Verstappen supera Carlos Sainz e fatura pole do GP da Austrália

O holandês da Red Bull chegou a marca de 35 poles na carreira após faturar melhor volta no Circuito Albert Park

Max Verstappen conquistou a terceira pole da temporada 2024, o piloto holandês não liderou nenhum dos treinos livres, mas mostrava que tinha muito para extrair do carro. O piloto da Red Bull passou as primeiras sessões reclamando do carro, mas conseguiu encaixar 1m15s915.

Carlos Sainz tentou batalhar pela pole, começou a classificação de forma muito forte, mas teve que se contentar com o segundo lugar por anotar 1m16s185, com uma diferença de 0s270 para o piloto holandês.

Sergio Pérez conseguiu colocar o segundo carro da Red Bull na terceira posição, acompanhado por Lando Norris que foi o quarto colocado. O britânico da McLaren indicou ao longo das sessões que tinha uma boa performance neste circuito.

Charles Leclerc foi empurrado para a quinta posição, após cometer um erro na sua última volta rápida e não conseguir encaixar um bom giro.

Oscar Piastri ficou com a sexta posição, acompanhado por George Russell, que representou a Mercedes no Q3, faturando um sétimo lugar. Yuki Tsunoda conseguiu chegar com a Racing Bulls ao oitavo lugar, enquanto Daniel Ricciardo foi eliminado no Q1, ficando apenas com o décimo oitavo lugar.

Lance Stroll e Fernando Alonso completaram o top-10 com o nono e décimo lugar respectivamente.

A Fórmula 1 retorna nesta madruga de domingo a 1h da manhã pelo horário de Brasília.

Saiba como foi a classificação para o GP da Austrália

Quando a classificação teve início, a temperatura na pista estava na casa dos 35°C, com 26°C no ambiente.

O sol se fez presente nesta sessão, diferente do que aconteceu durante o TL3.

Q1

Alexander Albon foi logo para o traçado, o piloto estava no carro de Logan Sargeant, após o tailandês ter danificado o equipamento no TL1. A Williams optou por ter o Albon participando do restante do fim de semana, já que não tinham um terceiro chassi disponível para a substituição / montagem. Sargeant acabou sem a chance de disputar o GP da Austrália, já que Albon tinha mais experiência, mesmo após o erro no começo do fim de semana.

Quando as primeiras voltas foram completadas no traçado, tailandês teve o seu primeiro giro cronometrado, na casa de (1m18s709) deletada.

Rapidamente Max Verstappen assumiu a liderança da sessão, com a marca de 1m17s478, seguido de perto por Sergio Pérez que obteve 1m17s670.

A dupla da Red Bull acabou sendo superada pelos pilotos da Ferrari, Charles Leclerc assumiu a primeira posição com a marca de 1m17s244, com Carlos Sainz separado por 0s045 do companheiro de equipe.

Esteban Ocon atingiu a barreira de contenção e acabou com o pneu traseiro esquerdo furado. O piloto francês era apenas o décimo oitavo colocado.

Assim que todos os competidores contavam com ao menos uma volta rápida, estavam na zona de eliminação: Albon, Zhou, Russell, Gasly e Ocon. Os dez primeiros eram: Alonso, Verstappen, Leclerc, Pérez, Sainz, Piastri, Norris, Stroll, Hamilton e Tsunoda. O espanhol da Aston Martin anotou 1m16s991, mas na sequência Sainz cravou 1m16s731, com Leclerc na segunda posição cravano 1m16s984.

Nos últimos cinco minutos de atividade a pista ficou mais vazia. Os pilotos foram além da primeira volta com os pneus macios, na busca de melhorar o tempo em pista.

Alexander Albon saltou para o sexto lugar com 1m17s130, tentando fugir da eliminação. Verstappen melhorou ainda mais a sua marca, chegando a 1m16s819 com pneus macios usados. O piloto holandês seguia reclamando do desempenho do carro.

Daniel Ricciardo teve a sua última volta rápida deletada e voltou para a zona de eliminação.

Zhou ficou com a asa dianteira danificada ao passar por uma zebra do Circuito do Albert Park, desta forma foi o último colocado na tabela de tempos.

Eliminados
16) Nico Hülkenberg – 1m17s976
17) Pierre Gasly – 1m17s982
18) Daniel Ricciardo – 1m18s085
19) Zhou Guanyu – 1m18s188

Q2

Com o início do Q2, alguns competidores usavam os seus pneus macios do Q1. No entanto, Verstappen que tinha poupado no começo da sessão, foi enviado para a pista com os compostos novos instalados, cravando 1m16s387.

Assim que todos os pilotos anotaram ao menos uma volta rápida, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Sainz, Leclerc, Norris, Pérez, Russell, Hamilton, Stroll e Alonso. Albon era apenas o décimo primeiro colocado. O australiano estava separado por 0s214 do holandês da Red Bull.

Com um jogo de pneus macios novos, a dupla da Ferrari melhorou os seus tempos. Carlos Sainz saltou para a ponta com o tempo de 1m16s189, enquanto Charles Leclerc era o terceiro colocado anotando 1m16s569.

Hamilton foi eliminado no Q2, com a passagem de Lance Stroll para a próxima parte da classificação. Destaque para Yuki Tsunoda que ficou com o nono lugar, levando a Racing Bulls ao Q3. Albon cometeu um erro nas curvas 9 e 10, custando uma melhora significativa no tempo.

Eliminados
11) Lewis Hamilton – 1m16s960
12) Alexander Albon – 1m16s960
13) Valtteri Bottas – 1m17s340
14) Kevin Magnussen – 1m17s427
15) Esteban Ocon – 1m17s697

Q3

Com o começo do Q3, Apenas a dupla da Ferrari, Red Bull e McLaren usavam pneus macios novos desde o começo da sessão. Carlos Sainz registrou 1m16s331, mas foi superado na sequência por Max Verstappen que obteve 1m16s048.

Charles Leclerc era o terceiro colocado com a marca de 1m16s435, seguido por Sergio Pérez que tinha 1m16s468. Lando Norris e Oscar Piastri ocupavam a quinta e a sexta posição respectivamente. Fernando Alonso abortou a sua volta, pois extravasou os limites de pista com um composto macio velho.

Nos últimos três minutos os pilotos retornavam para a pista, em uma última tentativa de volta rápida no circuito.

Max Verstappen chegou à marca de 1m15s915. Sainz batalhou pela pole, mas ficou apenas com 1m16s274. Pérez faturou a terceira posição, enquanto Norris encaixou o carro da McLaren no quarto lugar, empurrando Leclerc para a quinta posição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo