ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen domina Sprint e vence no Circuito das Américas

Em mais uma performance dominante, Verstappen larga da pole e vence prova Sprint em nos Estados Unidos

Max Verstappen venceu a prova Sprint no Circuito das Américas, neste sábado (21) mais uma vez o piloto da Red Bull faturou uma vitória dominante, conseguindo cruzar a linha de chegada com mais de 9 segundos para Lewis Hamilton.

No começo da corrida até tivemos uma briga, com Hamilton tentando se manter próximo de Verstappen para batalhar com o piloto da Red Bull, mas a prova seguiu e o ritmo do RB19 prevaleceu.

Lewis Hamilton mostrou o seu bom desempenho nesta pista, confirmando o quanto o britânico pode ser veloz neste circuito. Hamilton atacou Charles Leclerc depois da largada para faturar o segundo lugar e conseguiu estabelecer uma diferença de mais de 8 segundos para o monegasco.

Leclerc fez uma prova segura, depois de ter uma batalha com Verstappen na largada, recuou para a terceira posição, cruzando a linha de chegada com o terceiro lugar. Lando Norris faturou a quarta posição para a McLaren ao duelar com Carlos Sainz nas voltas que sucederam a largada. Sergio Pérez concluiu a prova no quinto lugar, após largar do sétimo lugar.

Carlos Sainz foi o sexto colocado, depois de largar com os pneus macios o piloto desfrutou de um bom início de prova, mas perdeu ritmo ao final da corrida. No entanto, conseguiu resistir as investidas de George Russell.

Pierre Gasly ficou com a sétima posição, levado mais alguns pontos para a Alpine. Depois de ser punido, Russell perdeu a posição para Gasly e precisou se contentar com o oitavo lugar, faturando o último ponto disponível na Sprint. Alexander Albon e Oscar Piastri completaram o top-10.

A Fórmula 1 retorna neste domingo às 16h (pelo horário de Brasília) para a disputa do GP dos Estados Unidos.

Saiba como foi a prova Sprint da Fórmula 1 no Circuito das Américas

Após a classificação, George Russell foi punido com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado Charles Leclerc durante a Sprint Shootout, desta forma o piloto da Mercedes foi obrigado a começar a prova da décima primeira posição.

Grid da prova sprint – Foto: reprodução FIA

Max Verstappen conquistou a pole para a prova de 100 km, depois de ter perdido a pole para a corrida principal ao ter a sua última volta rápida no traçado deletada. A configuração que era esperada foi estabelecida para a prova deste sábado.

Carlos Sainz foi o único piloto que utilizou os pneus macios para a prova Sprint, o restante do pelotão optou pelos pneus médios para disputar a prova. Nico Hülkenberg foi o único piloto a utilizar um pneu médio novo na prova Sprint.

A temperatura na pista estava na casa dos 36°C, com 33°C no ambiente.

Com a largada autorizada, Verstappen se manteve na ponta, enquanto Carlos Sainz realizou a ultrapassagem em Oscar Piastri para ocupar a quinta posição, se aproveitando dos pneus macios com mais aderência. Leclerc foi atacado por Lewis Hamilton, que já tinha disputado com Lando Norris, o piloto da Mercedes então assumiu a segunda posição.

Do meio para o final do grid acontecia um duelo, Fernando Alonso caiu para a décima quinta posição, enquanto George Russell conseguiu se livrar dos rivais para ficar com o oitavo lugar. Não demorou para Sainz ultrapassar a Norris e assumir a quarta posição. Sergio Pérez era o sétimo colocado, se mantendo com a mesma posição da largada.

O mexicano atacava Piastri ainda na terceira volta, mas não conseguiu concluir a ultrapassagem no piloto da McLaren – que fez o possível para se defender do adversário.

Foi apenas no final da terceira volta, que Pérez conseguiu concluir a ultrapassagem em Piastri, Russell se aproveitou da proximidade e deu o bote no piloto da McLaren. Mas o britânico usou o lado de fora da pista para fazer a manobra no australiano, gerando a necessidade para devolver a posição ao adversário.

Piastri que ficou com o carro danificado pelas primeiras batalhas, começou a perder ainda mais espaço na pista e foi surpreendido por Pierre Gasly, agora na primeira curva, com Piastri caindo para a nona posição.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Leclerc, Sainz, Norris, Pérez, Russell, Gasly, Piastri e Albon. Norris começou a se aproximar de Sainz, duelando para o quarto lugar. Verstappen começou a reclamar do carro, pois estava difícil de guiar o RB19, mas a equipe acreditava que era por conta das fortes rajadas de vento.

Antes da conclusão da sexta volta, Russell recebeu uma punição de cinco segundos pela ultrapassagem realizada em Piastri. O duelo entre Sainz e Norris seguiu, com o espanhol optando por um traçado mais defensivo.

Com nove voltas, Verstappen liderava com mais de 2 segundos de vantagem para Hamilton. Pérez se aproveitava do conflito que acontecia à frente para se aproximar do duelo entre Ferrari e McLaren.

A corrida seguiu, enquanto Tsunoda e Magnussen duelavam pela décima sexta posição. Com a volta 10 em vigor, Norris ultrapassou Sainz para ocupar a quarta posição. O piloto da Ferrari tentava se manter na zona de ativação do DRS para se defender de Pérez.

Com 12 voltas, Pérez conseguiu a ultrapassagem em Sainz. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Hamilton, Leclerc, Norris, Pérez, Sainz, Russell, Gasly, Albon e Piastri. Tsunoda rumou para atacar Hülkenberg, com a disputa valendo a décima sexta posição.

Ainda com 17 voltas, Stroll seguiu para os boxes abandonando a prova, o piloto informava que estava sem freios. Russell continuava a sua perseguição em Sainz.

Na última volta da prova, Zhou Guanyu foi punido com cinco segundos, por ter realizado a ultrapassagem em Kevin Magnussen usando a parte de fora da pista e assim mantendo uma vantagem duradoura.

Verstappen venceu a prova Sprint deste sábado, com 9 segundos de vantagem para Hamilton. Leclerc faturou a terceira posição. Sainz conservou o sexto lugar, enquanto Russell foi punido, caindo para o oitavo lugar, perdendo apenas uma posição para Gasly ao cumprir a sua punição.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo