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Max Verstappen abre manhã do primeiro dia de testes na liderança

Red Bull oferece um vislumbre do trabalho que foi realizado no RB20 para a temporada 2024 da Fórmula 1. Sem incidentes, times conseguem aproveitar ao máximo as primeiras 4 horas de atividade

Nesta segunda-feira (21) foram iniciados os testes de pré-temporada no Bahrein. A primeira manhã dos testes foi agitada, sem paralisações os times contaram com quatro horas livres para realizar a coleta de dados.

Max Verstappen encerrou a atividade na liderança, após registrar 1m32s548 com os pneus médios – C3. O piloto holandês se manteve em boa parte da sessão na ponta. Charles Leclerc foi o segundo colocado com a marca de 1m32s247, o monegasco e o holandês tiveram tempo no final da atividade de protagonizar um duelo na pista.

No entanto, os tempos na tabela não são os mais importantes, os competidores estão longe do tempo da pole obtido no circuito no ano passado. O foco atual é atestar a confiabilidade e completar os cronogramas.

A Haas identificou um problema no sistema de combustível do equipamento guiado por Kevin Magnussen, o piloto por sua vez perdeu alguns minutos nos boxes.

A Aston Martin, assim como a Racing Bulls, Sauber, Red Bull, Haas e Ferrari tiraram a manhã para obter bastante quilometragem, essas foram as equipes que passaram das 50 voltas.Fernando Alonso foi o destaque da sessão, pois o piloto espanhol atingiu a marca de 77 voltas. Valtteri Bottas completou 67 voltas, enquanto Max Verstappen chegou a marca de 66 giros.

Os testes retornam às 9h (pelo horário de Brasília), as equipes terão mais 4h de treinos, podendo expermentar a tarde no Bahrein.

Manhã

A atividade da manhã contou com quatro horas de pista liberada para os times iniciarem as verificações dos carros. Participaram da sessão: Max Verstappen, George Russell, Charles Leclerc, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Esteban Ocon, Alexander Albon, Yuki Tsunoda, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen.

Apenas a Red Bull e a Mercedes optaram por fornecer logo de cara um dia completo de atividades para os seus pilotos.

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Com a pista liberada, os primeiros carros foram ganhando o traçado, logo de cara Williams, Sauber, Ferrari, Mercedes e Red Bull contaram com os aero rakes instalados em seus carros. As grades para a verificação do fluxo e comportamento do ar em algumas partes do carro é muito utilizada ao longo da pré-temporada. Neste primeiro vislumbre nos carros, a parte frontal era a analisada.

Os times promoveram várias alterações nos seus conceitos, como a Red Bull foi a equipe que mais acertou desde o início da introdução dos novos regulamentos, esse é o equipamento que serviu de inspiração para vários times. Mas o time austríaco promoveu uma boa mudança no seu equipamento, portanto o carro da Red Bull também tem vários olhos voltados para ele. Outro ponto de atenção é a asa dianteira escolhida pela Mercedes para usar no W15.

Os tempos pouco importam na pré-temporada, mas no começo da sessão eles estavam na casa de 1m33s, a pole do ano passado foi obtida por Max Verstappen com a marca de 1m29s708.

Após a primeira hora de atividades, Leclerc liderava a sessão com a marca de 1m33s658 com a Ferrari, enquanto Kevin Magnussen era o piloto com mais voltas completadas no traçado. Apenas Oscar Piastri e Alexander Albon não tinham completado uma volta cronometrada no traçado quando a primeira hora de atividades foi concluída, mas o piloto da Williams tinha 10 voltas no circuito, enquanto o piloto da McLaren tinha sete giros em seu nome.

Ocon foi o primeiro piloto a extravasar os limites de pista com o A524, passando pela brita no entanto o piloto manteve o carro no traçado e nenhuma bandeira vermelha precisou ser acionada. Na sequência o carro da equipe francesa passou por uma verificação do assoalho.

Restando pouco mais de duas horas e vinte, Fernando Alonso assumiu a ponta da atividade anotando 1m33s385, após melhorar a sua marca no primeiro e no segundo setor do traçado, o piloto da Aston Martin tinha um pneu médio instalado no seu equipamento. Não demorou muito para Max Verstappen cravar 1m33s065 com os pneus médios, roubando a ponta de Alonso.

Nesta pré-temporada a Pirelli ofereceu a oportunidade de as equipes escolherem os pneus que gostariam de trabalhar no Bahrein. Com cinco tipos de compostos para pista seca disponíveis nesta temporada, as equipes optaram por escolher mais pneus C1, C2 e C3 para os testes. McLaren e Alpine foram os únicos times que não solicitaram pneus C4 e C5. A Red Bull, Aston Martin, Racing Bulls e Haas optaram por ter quatro jogos do pneu C4, mas ignorou os compostos mais macios da gama.

Como o circuito do Bahrein é abrasivo aos compostos, os pneus mais macios da gama não são os mais indicados para usar neste circuito, no entanto, para os testes de pré-temporada os times têm o privilégio de usar todos os pneus da gama. Porém, nas escolhas foi possível notar que as equipes priorizaram o uso dos pneus que serão trabalhados durante a primeira prova do ano.

Os pneus médios C3 são os compostos que mais vão aparecer em uso ao longo dos testes de pré-temporada, pois os times contam com vários jogos disponíveis. No entanto, os compostos duros também participaram de uma escolha massiva.

O carro da Alpine foi danificado com a saída de Ocon, o time passou a trabalhar intensamente no equipamento, antes de uma próxima liberação ser realizada.

Especialista em usar flow-vis de outras cores, a Williams encaminhou o FW46 ao traçado com o flow-vis vermelho envolvendo toda a asa traseira do carro. Essa tinta oleosa com parafina também é usada para verificar o comportamento do ar em partes do carro.

Neste momento da sessão, Yuki Tsunoda era o piloto com mais voltas completadas. Foram 38 giros, enquanto Verstappen tinha 37 e Alonso 32. Até o momento a confiabilidade era um destaque. Oscar Piastri já participava da sessão normalmente.

Valtteri Bottas foi vítima de uma travagem dos pneus dianteiros, o piloto precisou passar pelos boxes. O bom é que as equipes contam com 35 jogos de pneus para usar ao longo da pré-temporada.

A Williams seguiu trabalhando com o flow-vis, aproveitando para exibir o laranja em parte da asa dianteira do lado direito do carro.

Max Verstapen chegou à marca de 1m32s548 usando os pneus médios, desta forma o piloto permaneceu na liderança da tabela de tempos. A Red Bull já tem roubado a cena neste começo de temporada, não apenas pela performance do seu piloto holandês, mas porque o time está testando uma abertura diferente da entrada de ar do sidepode.

Restando cerca de uma hora para o final da sessão, Alonso e Verstappen já tinham passado das 50 voltas completadas no circuito. O GP do Bahrein é uma prova disputada em 57 giros.

Neste momento a RB estava na pista com o flow-vis espalhado em parte do carro. O time avaliava a asa dianteira, suspensão dianteira e parte da lateral direita do equipamento, com Tsunoda ao volante.

Após o carro de Kevin Magnussen enfrentar um problema no sistema de combustível, o piloto dinamarquês pode retornar ao traçado

George Russell conta com um dia completo guiando o W15, mas o piloto chamava a tenção pelas poucas voltas completadas, ao adentrar na última hora o britânico tinha completado cerca de 25 voltas.

Com cerca de 20 minutos para o final, o carro da Williams guiado por Alexander Albon ficou parado no circuito. O carro apresentou um possível problema no câmbio ou unidade de potência, forçando o piloto a buscar uma área segura para deixar o carro. Apenas uma bandeira amarela localizada indicou que Albon estava usando uma parte auxiliar do traçado, o regime de bandeira vermelha não precisou ser instaurado.

Os fiscais de pista realizaram a remoção do carro, o FW46 será devolvido a Williams que poderá analisar o problema com mais precisão quando o carro estiver nos boxes.

Nos últimos minutos de atividade, a Mercedes promoveu alterações no W15, os mecânicos foram usados para realizar um cordão de isolamento, para que não fosse observada a alteração realizada no equipamento. Russell retornou ao traçado para completar mais alguns giros. Com menos de 10 minutos para o final o britânico atingiu a marca de 40 voltas.

Verstappen e Leclerc ainda tiveram tempo para protagonizar um momento corrida, com o monegasco perseguindo o holandês por alguns metros do traçado, esse dado também é valioso para as equipes, pois eles conseguem identificar melhor como é o comportamento do carro em batalha direta.

A McLaren aproveitou a sessão para mais algumas verificações com o flow-vis. Os testes aerodinâmicos foram ganhando um maior destaque conforme a sessão foi evoluindo.

Após uma pausa de uma hora para o almoço, a pista será liberada mais uma vez para que os times possam dar sequência aos testes de pré-temporada.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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