ColunistasDestaquesFórmula 1Post

Max Verstappen abre fim de semana no México na liderança. Albon é P2

Em uma atividade voltada para a verificação dos carros, avaliação dos pneus e simulação de corrida, Verstappen começa na frente

Nesta sexta-feira (27) a Fórmula 1 está no México para o início de mais uma rodada da Fórmula 1. A sessão foi marcada pela presença de alguns jovens pilotos que tiveram a oportunidade de participar do TL1, realizando a avaliação dos carros, enquanto também eram observados pelas equipes.

Max Verstappen imprimiu o ritmo mais forte da sessão, registando 1m19s718 com os pneus macios, completou a atividade na ponta. O holandês começou o dia avaliando os pneus protótipos, depois realizou algumas voltas com os pneus médios, antes de experimentar os compostos macios.

Alexander Albon foi o segundo colocado e merece o destaque por ter obtido a marca com o carro da Williams, ficando separado por 0s095 de Verstappen. Mas a posição do competidor em pista é bem inconclusivo, dado o ritmo da sessão. Sergio Pérez quase fechou uma dobradinha com a Red Bull, mas foi superado pelo piloto tailandês, desta forma concluiu a sessão no terceiro lugar.

Lando Norris ficou com o quarto lugar com o carro da McLaren, enquanto Charles Leclerc era o quinto colocado, seguidos pelos seus companheiros de equipe, pois, Oscar Piastri foi o sexto colocado na tabela, enquanto Carlos Sainz ocupou a sétima posição. Daniel Ricciardo concluiu a sessão na oitava posição, com Esteban Ocon em nono e Lance Stroll fechando o top-10.

A sessão foi bem inconclusiva, além da participação dos pilotos novatos, os competidores testaram vários tipos de pneus em simulação de corrida. O TL2 deve revelar melhor a situação dos competidores em pista por ser realizada em um horário mais próximo da classificação e corrida.

A Fórmula 1 retorna hoje às 19h (pelo horário de Brasília) para a realização do TL2.

Saiba como foi o TL1 do GP do México

Em um fim de semana sem Sprint, as equipes utilizariam essa sessão para verificações. A temperatura na pista estava na casa dos 43°C, com 23°C no ambiente quando a atividade teve início.

Fernando Alonso foi liberado para a pista usando o aero-rake preso na parte traseira do carro. Algumas equipes levaram pequenas alterações para os carros, no entanto, elas foram pensadas mais para a parte de refrigeração dos carros, já que essa pista é complicada para os equipamentos em decorrência do ar-rarefeito.

Ainda é importante lembrar que nesta sexta-feira a Pirelli está realizando algumas avaliações na pista. Cada um dos competidores recebeu dois jogos do pneu protótipo C4 (correspondente ao pneu médio disponível neste fim de semana), depois da avaliação dos competidores, a Pirelli poderá decidir substituir os pneus C4 de 2023, pelos pneus que estão sendo testados nesta sessão.

Com 12 minutos de atividade alguns problemas surgiam, como o caso de problema hidráulico apresentado no carro de Carlos Sainz que levou o piloto a atrapalhar Sergio Pérez. O espanhol seguiu para o grid para verificações da Ferrari.

Nesta sessão foi possível ver alguns nomes diferentes, o motivo é que cinco equipes liberaram os seus carros para jovens pilotos completarem algumas voltas – buscando cumprir o regulamento de 2023.

No início da atividade, alguns competidores avaliavam os pneus C4 do fim de semana, enquanto outros competidores serão continuidade aos pneus protótipos. Após 20 minutos de sessão, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Pérez, Leclerc, Norris, Ricciardo, Sainz, Ocon, Hadjar e Zhou.

Théo Pourchaire que ganhou a oportunidade de testar pela Alfa Romeo, enfrentava problemas com o carro. O time tentou liberar o competidor por duas vezes, mas a falha era identificada e o francês precisava retornar aos boxes. Com quase meia hora de atividade, apenas Fernando Alonso e Théo Pourchaire não tinham estabelecido uma marca cronometrada na tabela de tempos.

Oscar Piastri e Charles Leclerc foram os primeiros competidores a avaliar os pneus macios – seguindo por esse caminho, Zhou Guanyu e Logan Sargeant também começaram a avaliar os pneus mais rápidos do fim de semana.

Com a primeira volta completada com os pneus macios, Leclerc deixou a sétima posição, para registrar o terceiro melhor tempo com a marca de 1m20s297.

Após a conclusão dos primeiros 30 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Albon, Leclerc, Pérez, Ricciardo, Piastri, Sargeant, Zhou, Norris e Hülkenberg. O piloto da Williams deixou o final do pelotão para ficar com o sétimo lugar, seguido de perto por Zhou.

A sessão começou a ficar mais dinâmica com os competidores sendo liberados para a pista com os pneus macios. Max Verstappen retornou para a liderança com a marca de 1m19s718, seguido por Lando Norris que anotou 1m20s237.

Isack Hadjar foi liberado para a pista com o flow-vis espalhado totalmente pela lateral esquerda do carro. Alguns times estavam aproveitando esta sessão também para realizar alguns testes aerodinâmicos.

Até Fernando Alonso participava da atividade, verificando os pneus protótipos, enquanto Pourchaire permaneceu nos boxes. Carlos Sainz teve o problema investigado e resolvido, assim começou a explorar o seu programa.

Restando doze minutos para o final da sessão, Verstappen se manteve na ponta. Sergio Pérez completava a dobradinha da Red Bull, acompanhado por Lando Norris, Alexander Albon, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Daniel Ricciardo, Esteban Ocon, Lance Stroll e Lewis Hamilton.

Instantes depois, fazendo uma primeira avaliação com os pneus macios, Albon estabeleceu o segundo melhor tempo com a marca de 1m19s813, separado por apenas 0s095 do piloto holandês.

Os competidores já estavam começando a trabalhar com o ritmo de corrida e a verificação dos pneus que serão usados no fim de semana, deixando um pouco os protótipos de lado. Fernando Alonso por sua vez, saltou para a décima quarta posição depois de ser empurrado para o final da tabela, a volta não era perfeita mas ele anotou 1m21s362 com o carro da Aston Martin.

Entre os estreantes, Hadjar era o que estava mais bem posicionado na tabela, ocupando a décima quinta posição. O piloto que estava guiando pela AlphaTauri, era seguido por Oliver Bearman. Jack Doohan ficou com a décima sétima posição, enquanto Vesti era o décimo nono colocado.

Com o cronômetro zerado, Verstappen seguiu na liderança. Os competidores tentaram completar mais de dez voltas com o mesmo pneu, para contribuir na análise da duração dos compostos.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo