ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

GP da Austrália proibe a invasão de pista de torcedores para a prova de 2024

Os torcedores que vão participar do GP da Austrália de 2024, estão proibidos de realizar a invasão de pista após os problemas relacionados ao evento do ano passado

Após os problemas com o GP da Austrália de 2023, relacionados a invasão de pista, os organizadores do evento foram considerados culpados pela violação dos protocolos de segurança da FIA. Os fãs que forem ao traçado para a prova de 2024 não vão poder realizar a invasão de pista.

Os torcedores iniciaram a invasão de pista enquanto os carros ainda estavam em movimento, colocando em risco a sua segurança e a dos pilotos. A prova foi marcada por algumas interrupções e no final, apenas para a conclusão da corrida a largada foi em movimente. Neste último giro, alguns torcedores já estavam escalando os alambrados e alguns tiveram acesso à pista quando a atividade ainda estava sendo encerrada.

Foi uma sequência de problemas, o carro de Kevin Magnussen soltou uma preça, que acabou atingindo o braço de um fã. O carro de Nico Hülkenberg ficou atolado na brita, com alguns espectadores tendo acesso ao equipamento, que naquele momento indicava a chance de uma possível descarga elétrica em decorrência das baterias.

LEIA MAIS: Falhas de segurança se repetem no GP da Austrália, FIA investiga situação do Abert Park e cobra medidas

Após o evento a FIA emitiu um comunicado e solicitou as organizadores do evento um plano para a próxima prova, pois os comissários declararam que as medidas de segurança determinadas para o evento não foram seguidas, tornando o ambiente inseguro para todos.

A invasão de pista pelos torcedores acontece em diversas provas e se tornou uma tradição. Além disso, é algo que o público tem levado em consideração na hora de comprar o ingresso, escolhendo justamente setores do traçado que tem um fácil acesso ao traçado após o encerramento da prova. Essa é uma forma do público de se aproximar um pouco mais do universo da Fórmula 1, os espectadores gostaram de aproveitar a festa do pódio e as interações com os membros das equipes.

No entanto, a grande questão é que o público mesmo algumas vezes não respeita os seguranças do evento e acaba antecipando os processos na tentativa se ter uma visão melhor ou ser o primeiro. O descontrole acaba implicando em problemas.

Não é a primeira vez que essa situação com torcedores é analisada e pode implicar até mesmo como a FIA vê outras provas. Após o incidente na Austrália, optaram por estabelecer uma restrição total ao acesso de qualquer fã ao circuito de Albert Park após a realização do GP deste ano. A escolha acaba colocando fim a invasão dos torcedores.

A notícia foi passada através de comunicado divulgado pela Australian Grand Prix Corporation, que declara: “A Australian Grand Prix Corporation informa que dada a investigação em andamento da FIA, sobre a violação inicial da pita na conclusão do evento de 2023, não haverá acesso à pista para os clientes após o Grande Prêmio da Austrália de Fórmula 1 Rolex de 2024.”

“As decisões relacionadas ao acesso dos clientes à pista no final das corridas futuras serão tomadas posteriormente.”

Ano passado no GP do Brasil o mesmo problema acabou acontecendo, com os torcedores invadindo o traçado pela curva 1 enquanto os carros ainda estavam recebendo a bandeirada. Os organizadores da prova também foram comunicados para apresentar um plano para a prova deste ano.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo