ColunistasDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Fernando Alonso encerra quinta-feira na liderança do TL2 em Jeddah

Em atividade movimentada, Fernando Alonso conquistou o melhor tempo do TL2, acompanhado por George Russell e Max Verstappen

Neste segundo treino livre realizado nesta quinta-feira (07) Fernando Alonso encerrou a sessão na liderança. A atividade foi voltada para a coleta de dados e preparação dos carros para classificação e corrida, por ser a atividade com clima e temperatura semelhantes às condições que os times vão enfrentar na classificação e corrida do GP da Arábia Saudita.

Na segunda saída dos boxes os pilotos tiveram a oportunidade de usar os pneus macios e buscar umas voltas rápidas. George Russell foi o segundo colocado, estabelecendo a sua marca na quinta volta com os pneus macios, o britânico ficou separado por 0s0230 de Alonso.

Max Verstappen foi o terceiro colocado com a Red Bull após tentar ser o líder da atividade. Charles Leclerc representou a Ferrari na quarta posição. Sergio Pérez foi o quinto colocado, seguido por Lance Stroll da Aston Martin.

Carlos Sainz esteve mais uma vez presente na pista, mesmo que ainda não esteja completamente bem. O piloto ajudou a equipe nas preparações para o restante do fim de semana, ficando com o sétimo lugar na tabela de tempos.

Lewis Hamilton ficou com a oitava posição, acompanhado por Pierre Gasly e Oscar Piastri que completaram o Top-10.

A sessão foi concluída com os times trabalhando o ritmo de corrida e stints mais longos, aproveitando para verificar a durabilidade dos pneus que estão disponíveis para o restante do fim de semana, já que a Pirelli forneceu a gama intermediária de pneus.

A Fórmula 1 retorna nesta sexta-feira (08) para a realização do TL3 e classificação, a primeira atividade tem início às 10h30 pelo horário de Brasília.

Saiba como foi o TL2 da Fórmula 1 na Arábia Saudita

A segunda atividade do dia começou com atraso, pois foi necessário analisar as grelhas de escoamento d’água posicionadas nos boxes das equipes. Desde o GP de Las Vegas a categoria tem lidado com problemas com os bueiros e grelhas.

Foram necessários dez minutos adicionais, antes de ocorrer a liberação da pista.

Nos primeiros minutos da sessão, novamente os pneus médios e duros eram explorados na atividade. Zhou Guanyu rodou na curva 1 ao perder brevemente o controle do carro.

Como a dupla da Racing Bulls não trabalhou com os pneus macios, logo Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo experimentaram estes compostos.

Após 10 minutos de sessão, Fernando Alonso era o líder com a marca de 1m29s846, usando os pneus médios. Pouco depois Lando Norris cravou 1m30s160, separado por 0s314 do piloto espanhol, enquanto usavam os pneus duros.

Com cerca de 18 minutos de atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Alonso, Sainz, Pérez, Russell, Leclerc, Norris, Stroll, Gasly e Ocon. O piloto holandês da Red Bull obteve a marca com os pneus médios instalados.

Neste primeiro stint os pilotos completaram cerca de 7 giros com os pneus, antes de retornar aos boxes após a conclusão da primeira simulação de corrida.

O TL2 é a sessão mais importante neste fim de semana, já que é a única atividade realizada no mesmo horário da classificação e corrida.

Lewis Hamilton passou a ser investigado por atrapalhar Logan Sargeant, os pilotos quase se chocaram no circuito, pois o inglês não foi alertado que o piloto da Williams estava em uma volta rápida e não de resfriamento.

Quando a segunda saída dos boxes foi iniciada, os pilotos optaram pela utilização dos pneus macios.

Com a conclusão da primeira meia hora de atividade, os dez primeiros eram: Alonso, Leclerc, Pérez, Stroll, Verstappen, Sainz, Tsunoda, Norris, Zhou e Ocon. O piloto espanhol da Aston Martin cravou 1m28s827, com a pista mostrando uma certa evolução.

Alonso retornou para a ponta com o uso dos pneus macios, pouco depois Max Verstappen obteve 1m29s158 fazendo o uso também dos pneus de faixa vermelha.

Os pilotos se atrapalhavam ao longo de toda a sessão em decorrência de uma pista tão cheia e os pontos cegos do traçado, em uma pista tão veloz.

Alguns pilotos chegaram à marca de seis giros, antes de retornar aos boxes, se preparando para outras verificações, principalmente para detectar a durabilidade dos pneus com outras cargas.

George Russell ainda melhorou o seu tempo para 1m29s057 na quinta volta com os pneus macio, para ocupar a segunda posição, superando Max Verstappen.

Com a atividade se encaminhando para o final, os times seguiram com as avaliações em modo de simulação de corrida.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo