ColunistasDestaqueDestaquesFórmula 1Post
Tendência

Em duelo entre Verstappen, Leclerc e Pérez, holandês se sai melhor e vence GP de Las Vegas

Mesmo após punição, Verstappen se recupera e fatura vitória em Las Vegas. Leclerc realiza ultrapassagem decisiva para faturar segundo lugar do pódio

O primeiro GP de Las Vegas foi uma corrida movimentada. A prova foi bem disputada neste domingo (19), contando com algumas trocas de liderança entre Max Verstappen, Charles Leclerc e Sergio Pérez. O monegasco começou a prova na liderança por conta da pole, mas perdeu a ponta logo na largada, depois de uma manobra feita pelo piloto holandês que empurrou Leclerc para fora do traçado. Verstappen recebeu uma punição de cinco segundos e a prova começou a mudar, ficando mais na mão do piloto da Ferrari.

O holandês precisou fazer uma prova de recuperação após cumprir a sua punição, no entanto, foi ajudado com a presença do Safety Car na segunda metade da prova que colaborou para unir outra vez o pelotão. Max Verstappen buscou Leclerc e Pérez, retomando a liderança e administrando o final da prova com segurança.

Na última volta da corrida, Verstappen tentou ajudar Pérez para que o companheiro de equipe não perdesse a vice-liderança. No entanto, Leclerc foi efetivo na sua escolha e realizou a ultrapassagem no piloto mexicano com a manobra acontecendo a poucos metros para o encerramento do traçado. Leclerc fez uma boa corrida, mesmo comentendo alguns errinhos, o ritmo da Ferrari foi bem positivo.

Com o resultado da corrida, Pérez garante a vice-liderança do campeonato, enquanto Hamilton se consolida na terceira posição.

A Fórmula 1 encerra a pnúltima etapa da temporada e no próximo fim de semana já estará em Abu Dhabi para a conclusão do campeonato.

Saiba como foi o GP de Las Vegas

Depois de todas as polêmicas envolvendo o GP de Las Vegas, a Fórmula 1 entra mais uma vez em pista, agora para a disputa da corrida principal.

Antes da classificação já estávamos cientes das punições para Carlos Sainz e Lance Stroll. O piloto espanhol foi punido pois a Ferrari precisou trocar a bateria de seu carro, após o acidente com o bueiro durante o TL1. Sainz se classificou no segundo lugar, com pouca diferença para Charles Leclerc, mas com a punição que gerou a perda de dez lugares no grid, Sainz então foi designado a começar a prova ocupando a décima segunda posição.

Lance Stroll por outro lado, foi punido após ignorar as bandeiras amarelas durante o TL3, com isso, o piloto perdeu cinco posições no grid de largada, caindo para o décimo nono lugar.

A temperatura na pista estava na casa dos 20°C, com 19°C no ambiente.

Largada autorizada, Leclerc logo perdeu a dianteira e ainda espalhou na primeira curva, o movimento do holandês era avaliado pela direção de prova instantes depois. Aconteceu um incidente do meio para o final do pelotão, Carlos Sainz se tocou com Lewis Hamilton, caindo para o final do grid depois de rodar. George Russell era o terceiro colocado, se livrando rapidamente dos adversários, sendo a melhor chance de o britânico faturar um pódio.

Alonso largou como um foguete e acabou perdendo o controle do carro, rodando logo depois da largada. Sainz também não tinha aderência após a largada e foi mais uma vítima deste início.

No segundo giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Gasly, Albon, Sargeant, Magnussen, Ocon, Stroll e Hülkenberg. Imediatamente foram aos boxes, Pérez, Alonso e Bottas, aproveitando para logo instalar os pneus duros. O virtual Safety Car surgiu na pista.

Durante o terceiro giro a pista foi liberada e a corrida retornou ao seu ritmo normal. No entanto, o período de pista livre não durou muito, Lando Norris perdeu o controle do carro, virando passageiro completamente e foi para a barreira de pneus. Norris era o décimo terceiro colocado, logo atrás de Oscar Piastri.

O Safety Car surgiu na pista, Sainz e Stroll seguiram aos boxes, aproveitando a neutralização da prova. Os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Russell, Gasly, Albon, Sargeant, Ocon, Magnussen, Hülkenberg e Tsunoda.

Depois da largada, esse era um momento de tensão na pista, com dificuldade para aquecer os compostos, os pilotos precisariam ficar atentos para evitar acidentes quando o Safety Car deixasse a pista.

A relargada aconteceu após o encerramento do sexto giro. Verstappen manteve a liderança, pois Leclerc não conseguiu atacar o piloto da Red Bull. Piastri aproveitou a saída do Safety Car de pista para ultrapassar Yuki Tsunoda e ocupar a décima posição, entrando na zona de pontuação. Neste momento da prova, apenas Tsunoda usava os pneus macios.

A corrida seguiu e dada a proximidade do grid, alguns duelos aconteciam. Hamilton duelava com Tsunoda, até concluir a ultrapassagem no piloto da AlphaTauri. Na sequência Pistri já tinha ultrapassado Hülkenberg. Verstappen foi punido, recebendo cinco segundos por ter forçado Leclerc para fora do traçado.

Verstappen já tinha mais de 2 segundos de vantagem para Leclerc. Piastri por sua vez seguia realizando a sua escalada no pelotão, depois de uma classificação ruim. O próximo duelo do australiano era travado com Kevin Magnussen.

Ocupando a terceira posição, Russell começou a ser ameaçado por Gasly, o piloto da Alpine usava o DRS para guerrear pelo terceiro lugar. No final do pelotão, Alonso e Sainz duelavam pelo décimo sexto lugar, completamente fora da zona de pontuação.

Com Piastri abrindo o caminho, Hamilton acompanhava o australiano. A próxima batalha de Piastri era com Esteban Ocon.

Sainz conseguiu se livrar de Alonso e realizou a ultrapassagem em Ricciardo para ocupar o décimo quarto lugar durante a volta treze. A diferença entre Verstappen e Leclerc foi reduzida para 1s6.

Adentrando na décima quinta volta, Leclerc começou a perseguir Verstappen de perto, com o monegasco fazendo o uso do DRS para atacar o adversário. Russell seguiu para os boxes, abandonando a terceira posição e o duelo particular com Gasly.

Na volta 16, Leclerc saltou para a ponta. Verstappen seguiu para os boxes cumprindo a punição e aproveitando o momento para instalar os pneus duros. A McLaren aproveitou o momento para substituir os pneus de Piastri, depois de um toque com Lewis Hamilton que acabou ocasionando um furo nos pneus do australiano.

Na sequência Hamilton começou a perder desempenho, também com o pneu avariado. O piloto precisou cumprir todo um giro na pista antes de realizar a sua troca de pneus.

Com dezoito voltas, os dez primeiros eram: Leclerc, Ocon, Pérez, Stroll, Sainz, Zhou, Alonso, Russell, Verstappen e Gasly. As paradas nos boxes se intensificavam. No giro seguinte Pérez ganhou a posição de Ocon com uma ultrapassagem.

Leclrc realizou a sua parada e retornou à frente de Sainz, ocupando o terceiro lugar. Pérez liderava a prova. Verstappen experimentou a necessidade de lutar com Alonso pelo sexto lugar, durante a volta 23. O holandês penou um pouco, mas conseguiu a ultrapassagem.

A prova seguiu e com 25 giros, os dez primeiros eram: Pérez, Stroll, Leclerc, Russell, Verstappen, Sainz, Alonso, Gasly, Piastri e Zhou. Verstappen tentando recuperar as punições à todo o custo, o holandês se tocou com George Russell.

O Safety Car entrou em pista na volta 26, com isso o pit-stop foi estimulado, com vários competidores recorrendo aos boxes para substituir os pneus, com o grid reorganizado, os dez primeiros eram: Leclerc, Pérez, Gasly, Piastri, Verstappen, Ocon, Stroll, Albon, Russell e Sainz.

Leclerc perdeu toda a vantagem que tinha de pneus para Verstappen, depois da punição aplicada para o piloto da Red Bull.

O ritmo normal da corrida foi retomado com 29 voltas. Russell foi considerado o culpado no incidente com Verstappen e com isso recebeu cinco segundos de punição. Gasly não conseguiu ultrapassar Pérez na relargada, então Piastri aproveitou a brecha necessária para assumir a terceira posição.

Durante a volta 31, a direção de prova liberou o uso do DRS mais uma vez. Leclerc precisava tomar cuidado com a aproximação de Pérez, enquanto Gasly era atacado por Verstappen, com o holandês buscando a quarta posição.

No giro seguinte, Pérez concluiu a ultrapassagem no monegasco. Verstappen por sua vez era o quarto colocado. Instantes depois foi a vez do holandês ganhar a posição de Piastri e entrar no duelo para o pódio.

Ocon e Gasly brigavam pelo quinto lugar, com Esteban concluindo a ultrapassagem no companheiro de equipe.

A prova seguiu e com 35 voltas, os dez primeiros eram: Pérez, Leclerc, Verstappen, Piastri, Ocon, Gasly, Albon, Stroll, Russell e Sainz. Leclerc não perdeu contato com Pérez e seguia tentando recuperar a ponta.

Restando quinze voltas para o final, o monegasco recuperou a ponta. Verstappen que tinha se aproximado do duelo, usava o DRS para atacar o companheiro de equipe. No giro 36, o holandês se livrou de Pérez, para atacar o monegasco.

Não demorou muito para Verstappen estar mais uma vez na liderança, com a ultrapassagem ocorrendo durante o giro 38. Depois daquele toque de Piastri com Hamilton, o britânico perdeu diversas posições. Hamilton ocupava a décima segunda posição e tinha dificuldade para ultrapassar e voltar outra vez para a zona de pontuação.

Com apenas dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Pérez, Piastri, Ocon, Gasly, Stroll, Russell, Albon e Sainz. Verstappen tentava se livrar de Leclerc, para que Pérez conseguisse duelar com o monegasco pelo segundo lugar.

Sainz e Alonso estavam mais uma vez em uma disputa, com o piloto da Aston Martin buscando o nono lugar. Alexander Albon que tinha sonhado com pontos, caiu para o décimo segundo lugar, depois de se ver dentro da briga entre Sainz, Alonso e Hamilton.

Durante o giro 44, Leclerc cometeu um erro e foi ultrapassado por Pérez. A Red Bull formava uma dobradinha. Piastri que precisava usar outro composto para cumprir a regra, foi chamado aos boxes para instalar os pneus médios, o australiano assumiu a décima primeira posição.

Restando quatro voltas para o final, Alonso era atacado por Hamilton, após o inglês se livrar de Gasly que despencava no grid. No giro 47, Hamilton ultrapassou Alonso, para ocupar o oitavo lugar. Nico Hülkenberg encontrou um espaço na pista para encostar o seu carro e abandonar a prova.

Com apenas duas voltas para o final, Tsunoda também abandonou a corrida, fazendo o mesmo movimento que Hülkenberg. Oscar Piastri retornou para a zona de pontuação com a ultrapassagem em Gasly, podendo fazer valer a conquista do ponto por conta da volta mais rápida.

Verstappen conquistou a vitória do primeiro GP de Las Vegas, enquanto Leclerc concluiu a ultrapassagem em Pérez no último giro, poucos metros antes da linha de chegada, com o mexicano precisando se contentar com o terceiro lugar.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo