O GP de Mônaco para a Mercedes foi frustrante, após a classificação ruim da sua dupla de pilotos, o time buscou uma estratégia para tentar entrar na zona de pontuação, mas as investidas foram frustradas pelo trabalho realizado pela Racing Bulls e Williams. Durante a prova, James Vowles enviou uma mensagem para Toto Wolff, apaziguando a situação.
O problema da equipe alemã começou ainda no sábado, quando Andrea Kimi Antonelli bateu e George Russell sofreu com a perda de potência. Os carros dos seus pilotos ficaram com a 14° e o 15° lugar, tornando mais difícil chegar até a zona de pontuação.
Para obter um bom resultado em Mônaco é necessário levar em consideração que o competidor precisa fazer uma boa classificação. No entanto, com a história das duas paradas para o GP deste ano, a Mercedes optou por começar a corrida com os pneus duros, permitindo que Russell e Antonelli fossem o mais longe possível e talvez se beneficiassem de um Safety Car ou bandeira vermelha – mas essas condições não aconteceram.
A tática da Mercedes não funcionou, Russell e Antonelli não fizeram ultrapassagens e também não conseguiram atrasar o pelotão, para ganhar um pit-stop livre como fizeram os adversários. Para a Racing Bulls e a Williams, segurar os concorrentes, para ganhar essa vantagem funcionou e ambos os pilotos dessas equipes pontuaram.
Com a estratégia de atrasar o pelotão, já que ninguém conseguiria ultrapassar mesmo, os competidores ficaram travados em um pelotão que andou lentamente pelas ruas de Monte Carlo.
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Por fim, Russell tentou uma manobra para cima de Alexander Albon, em busca de se livrar do adversário, assumindo o risco de receber uma punição. Os comissários analisaram o lance e puniram o britânico, fazendo Russell recuar na pista, embora a punição não tenha mudado muito as coisas. George ficou completamente frustrado com a corrida que não se desenvolveu como deveria, enquanto algumas equipes souberam fazer um bom jogo de equipe.
“Hoje não foi o nosso dia. Largar de 14° e 15° foi um desafio, sabíamos disso desde o início. Não havia cenários que pudessem nos render pontos, e torcer por uma bandeira vermelha ou um Safety Car era a única opção disponível. A classificação de sábado nos penalizou para a corrida de hoje, e isso geralmente acontece em Mônaco quando você larga mais atrás no grid.”
A dupla da Mercedes permaneceu na pista até onde deu e só cumpriu as paradas obrigatórias no final da corrida. Em um momento parecia que se quer eles dariam conta de concluir o cronograma.
“Havia equipes que estavam se destacando, como o [Racing Bulls], e eles precisavam proteger sua posição, assim como a Williams, e provavelmente fomos uma das vítimas disso. Mas fomos, porque nosso sábado não foi bom”, acrescentou Wolff.
James Vowles trabalhou ao lado de Toto Wolff na Mercedes, antes de se tornar chefe de equipe da Williams. Após a rusga entre as equipes no GP de Mônaco, Vowles enviou uma mensagem para Wolff, que foi confirmada pelo austríaco.
“Sinto muito. Não tivemos escolha”, foi a mensagem enviada por Vowles, enquanto Woff respondeu com: “Nós sabemos”.
Ao ser perguntado porque a Mercedes não apostou em uma abordagem diferente — como antecipar o pit stop ou adotar estratégias distintas entre os pilotos — Toto Wolff revelou que essas alternativas foram consideradas, mas descartadas por não oferecerem ganho real em termos de pontuação. A corrida acabou confirmando essa análise, já que Yuki Tsunoda tentou uma parada antecipada com a Red Bull, mas caiu posições após realizar seu segundo pit-stop.
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