A Williams escolheu não renovar o contrato de Nicholas Latifi, desta forma o piloto canadense deixará a equipe ao final da temporada 2022, o anúncio foi realizado nesta sexta-feira (23). Latifi disputou a sua primeira temporada na F1 em 2020, depois de terminar a temporada 2019 da Fórmula 2 como vice-campeão.
O canadense não impressionou em sua passagem na Fórmula 1, foi superado por George Russell e agora por Alexander Albon. A dificuldade para descolar do final do pelotão se tornou algo notório, além da diferença de desempenho em pista e as dificuldades que são listadas pelo piloto no fim de semana. Entretanto, por ironia, em 2021 Nicholas Latifi terminou o GP da Hungria à frente de George Russell, mas na etapa seguinte voltou a ser superado pelo companheiro de equipe.
No GP da Itália de 2022, a Williams precisou recorrer à Nyck De Vries, para substituir Alexander Albon na etapa, o piloto holandês além de superar Nicholas Latifi, também conquistou pontos, enquanto o piloto titular permanece zerado na tabela.
Por diversas vezes o chefe de equipe da Williams, Jost Capito informou que a Williams não precisava mais de pilotos pagantes, porém, nas últimas semanas até mencionou a possibilidade de contar com Latifi por mais uma temporada. Alexander Albon fechou um contrato de longo prazo com a Williams e agora aguarda a divulgação do nome do seu novo companheiro de equipe.
So, I’m parting ways with @WilliamsRacing at the end of the year.
Honoured to have represented them for the last 3 years. A massive thanks to the whole team – it’s been an incredible journey and I’ve enjoyed every second of it.
Determined to end 2022 positively. 6 races left! pic.twitter.com/gN5xWsUUH2
— Nicholas Latifi (@NicholasLatifi) September 23, 2022
“Gostaria de aproveitar a oportunidade para agradecer a todos na Williams, todas as pessoas na fábrica e com quem trabalhei em pista nos últimos três anos. Minha estreia inicial na F1 foi adiada por conta da pandemia, mas finalmente estreie no GP da Áustria e embora não tenhamos alcançado os resultados juntos que esperávamos, ainda assim foi uma jornada fantástica. Conseguir os primeiros pontos na Hungria no ano passado foi um momento que nunca esquecerei e vou passar para o próximo capítulo da minha carreira com memórias especiais do meu tempo com a equipe. Eu sei que nenhum de nós vai parar de se esforçar até o final temporada”, disse Nicholas Latifi ao comunicar a saída da Williams.
Infelizmente o piloto também ficou marcado de forma negativa, após o GP de Abu Dhabi, a sua batida ao final da prova gerou todo aquele episódio com o Safety Car e que também levou a decisão do título da temporada 2021. Latifi foi muito atacado nas redes sociais e ficou chocado com a crueldade das pessoas em seus comentários.
“Em nome de toda a equipe, gostaria de agradecer imensamente a Nicholas por seus três anos de trabalho com a Williams. Ele é um grande competidor e tem uma ótima postura em relação aos seus colegas de trabalho e é muito querido e respeitado por todos na equipe. Nosso tempo juntos está terminando, mas sei que ele se esforçará ao máximo para o que poderemos fazer juntos pelo restante da temporada. Desejamos a ele tudo e a melhor sorte para o seu futuro, tanto dentro como fora do cockpit”, afirmou Jost Capito, após informar que Latifi deixará o time.
A Williams ainda não informou quem será o novo companheiro de Alexander Albon, mas existe a possibilidade de o time realizar a contratação de Nyck De Vries. O holandês não fechou nenhum contrato com algum time da Fórmula E, além disso estuda a possibilidade de correr na Fórmula 1 na próxima temporada.
Williams Racing and Nicholas Latifi will part ways at the end of the 2022 Season.
We want to thank Nicky for his commitment and hard work over the last 3 years and wish him all the best in the next steps of his career.#WeAreWilliams
— Williams Racing (@WilliamsRacing) September 23, 2022
A equipe pode contar com Logan Sargeant, piloto que está atualmente na Fórmula 2 e apresenta um bom desempenho na categoria de base, embora pareça muito cedo para promovê-lo. Mick Schumacher também é um piloto que aparece nessa ‘fila’, tudo indica que o alemão quebrará o vínculo com a Ferrari ao final da temporada 2022, ficando livre para encontrar um novo time. Schumacher está disputando a sua segunda temporada com a Haas.