Com uma classificação perfeita e uma corrida sem riscos, Will Power correu com o regulamento embaixo do braço na última etapa da temporada 2022 da Fórmula Indy. O australiano de 41 anos fez uma prova limpa, chegando em terceiro lugar e conquistando o seu segundo título na categoria.
O fim de semana já havia começado de forma histórica para o australiano, pois Power conquistou sua pole de número 68 na Indy, se isolando como o recordista absoluto da categoria e recebendo os cumprimentos de Mario Andretti, o antigo detentor do recorde.
Na corrida, Power começou bem e liderou a prova sem sofrer ameaças até o primeiro ciclo de paradas nos boxes. No entanto, o carro da Penske não tinha um rendimento tão forte com os pneus mais duros e foi superado por Alex Palou pela liderança, mas como o espanhol não estava na briga pelo título, a situação ainda era tranquila.
Dos demais candidatos ao título, Scott McLaughlin, Scott Dixon e Marcus Ericsson ficaram presos no meio do pelotão e, mesmo tentando antecipar as paradas, não conseguiram avançar.
O nome que surgiu como potencial candidato para ameaçar uma disputa pelo título foi Josef Newgarden. O piloto da Penske largou da última fila após rodar na classificação, mas o maior vencedor da temporada mostrou poder de reação e conseguiu avançar com ultrapassagens e uma estratégia mais agressiva.
Com a bandeira amarela causada pela quebra no carro de Callum Ilott, Newgarden conseguiu aproveitar a parada dos líderes e subiu para quinto. Na relargada, o piloto da Penske foi bem agressivo e avançou com ultrapassagens, chegando ao segundo lugar. O bicampeão da categoria precisaria que Power caísse para sexto além de conquistar a vitória.
JOSEF NEWGARDEN!
What a move to pass championship leader Will Power. He wants that third title. #INDYCAR
📺 : @nbc and @peacockTV pic.twitter.com/Gtmu2Ds3TF
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) September 11, 2022
Todavia, o ritmo de Palou era muito superior. Newgarden tentou uma estratégia de duas paradas para tentar andar mais rápido, mas seu carro não rendeu bem com pneus duros e Palou abriu uma vantagem enorme. O espanhol, campeão da Indy em 2021, conquistou a sua única vitória no ano, naquela que pode ter sido sua última corrida pela Chip Ganassi, já que ainda não se sabe a resolução da sua situação com a McLaren SP.
Newgarden foi o segundo e só conquistaria o título se Power chegasse só em 12o, mas o australiano veio logo na sequência e sacramentou o seu título com o terceiro lugar, para sua emoção e de sua família.
'@12WillPower wins his second NTT @INDYCAR SERIES championship! pic.twitter.com/mLTGcaC9dp
— INDYCAR on NBC (@IndyCaronNBC) September 11, 2022
Para Hélio Castroneves, a última corrida da temporada foi a mesma tônica da maioria das corridas do campeonato. Logo na largada, o brasileiro foi jogado para fora da pista e perdeu várias posições. A Meyer Shank bem que tentou uma estratégia, mas que não trouxe resultados. No fim, o tetra campeão da temporada 2022 terminou na 17ª colocação.
Classificação do GP de Laguna Seca aqui.
Classificação final do campeonato:
1 – Will Power (AUS) – Penske/Chevrolet – 560
2 – Josef Newgarden (EUA) – Penske/Chevrolet – 544
3 – Scott Dixon (NZL) – Chip Ganassi/Honda – 521
4 – Scott McLaughlin (NZL) – Penske/Chevrolet – 510
5 – Alex Palou (ESP) – Chip Ganassi/Honda – 510
6 – Marcus Ericsson (SUE) – Chip Ganassi/Honda – 506
7 – Pato O’Ward (MEX) – McLaren SP/Chevrolet – 480
8 – Felix Rosenqvist (SUE) – McLaren SP/Chevrolet – 393
9 – Alexander Rossi (EUA) – Andretti/Honda – 381
10- Colton Herta (EUA) – Andretti/Honda – 381
18 – Hélio Castroneves (BRA) – Meyer Shank/Honda – 263
26 – Tony Kanaan (BRA) – Chip Ganassi/Honda – 78 (correu apenas a Indy 500)