O alemão Pascal Wehrlein da Porsche coloca uma mão na taça para a conquista do título da 10ª temporada da Fórmula E. Neste sábado (20), Wehrlein venceu a primeira corrida do fim de semana, correspondendo a penúltima etapa do duelo que definirá o campeão. Com o resultado o alemão assume a liderança, mas tudo ainda está em aberto.
Wehrlein tinha vencido duas corridas até este momento a temporada e obtido um pódio na primeira corrida disputada em Xangai. Nick Cassidy da Jaguar chegou em Londres como o líder, mas viu as coisas mudando rapidamente no sábado. O neozelandês começou a prova ocupando o décimo sétimo lugar, no final do pelotão, precisando realizar uma corrida de recuperação.
Mitch Evans (Jaguar) garantiu a pole position, mas terminou a corrida em segundo lugar, enquanto Sébastien Buemi (Envision) completou o pódio na terceira posição no circuito ExCeL London.
Evans fez o possível para vencer a corrida, mas Wehrlein estava munido por uma estratégia melhor, sem falar no desempenho consistente.
Com este resultado, Wehrlein está em posição de vantagem para o decisivo E-Prix de domingo. A diferença de pontos para Evans e Nick Cassidy é 3 pontos e 7, respectivamente. O que significa que tudo está em aberto para o domingo. Apenas esses três pilotos têm chances de serem coroados campeões, prometendo uma final emocionante. No total, estarão em jogo 29 pontos na etapa, com a pontuação formada pelos 25 pontos da vitória, 3 da pole e 1 da volta mais rápida.
“Hoje foi um grande dia, mas é apenas 50%. Vamos comemorar por alguns minutos e depois o foco será rapidamente em amanhã”, comentou Pascal Wehrlein após a vitória.
“A Jaguar foi um pouco mais rápida que nós na classificação, mas isso não nos impediu de nos sentirmos confiantes. Tivemos uma boa performance e uma estratégia perfeita, mesmo com os Safety Cars no final tornando as coisas mais difíceis”, acrescentou Wehrlein.
Mitch Evans expressou sua decepção: “Infelizmente abordamos a corrida de forma errada e isso nos custou a vitória, mas dei o meu melhor. É decepcionante, pois tínhamos ritmo para vencer, mas executamos mal – todo o crédito para a Porsche e Wehrlein. Vamos tentar mudar isso para amanhã”.
A corrida foi estratégica do começo ao fim. A equipe Porsche optou por realizar a ativação do Modo Ataque (obrigatório) com Wehrlein no final da corrida, permitindo que ele conservasse energia e mantivesse a liderança. O competidor não perdeu a ponta mesmo quando precisou sair do traçado regular da corrida para obter a potência extra.
Nick Cassidy, começou o fim de semana em Londres como o favorito, mas o sábado foi extremamente complicado. Além de enfrentar problemas na classificação, com os pneus que estavam frios e conquistar apenas a 17ª posição e perder duas ativações do Modo de Ataque durante a prova, terminou a prova em sétimo, conquistando pontos cruciais para a disputa do título. O piloto quase ficou pelo caminho em duelos travados por estar no meio do pelotão.
A Porsche conquistou o título de fabricantes neste sábado, após apresentar um grande desempenho na temporada, agora busca resultado com Wehrlein.
A Fórmula E retorna neste domingo às 13h05 (pelo horário de Brasília) para a corrida que definirá o campeão da 10ª temporada.