ColunistasDestaquesPostWEC

WEC revela lista com 38 inscritos para temporada 2023. 13 carros vão compor a classe dos hipercarros

A WEC divulgou a lista daqueles que vão disputar a temporada completa da categoria de endurance. Com 13 carros e 9 fabricantes na classe dos hipercarros, WEC se prepara para uma grande temporada em 2023

Nesta quarta-feira (11) o Mundial de Endurance da FIA (WEC) confirmou um grid com 48 carros para a disputa do Campeonato em 2023. Treze carros e nove fabricantes vão compor a classe dos hipercarros.

O FIA WEC contará com 38 participantes de 12 países diferentes, serão 13 carros disputando na categoria dos hipercarros, 11 na LMP2 e 14 na GTE Am.

A Toyota e a Peugeot permanecem com dois carros cada, enquanto a Glickenhaus disputará a temporada com um carro, assim como nos moldes da temporada passada. A Ferrari e Porsche (equipe cliente) vão colocar dois carros cada. A Cadillac, Vanwall, bem como as equipes clientes Jota, Proton estão com um carro cada.

LEIA MAIS: Ferrari confirma pilotos que vão guiar os hipercarros no WEC em 2023

A categoria de Endurance se mostra bem satisfeita com as equipes que estão comprometidas para disputar a temporada. O FIA WEC mostra que formou uma lista forte de inscritos, conquistando fabricantes globais e que são potências no automobilismo.

O campeonato terá início em Sebring, o Mundial passará por Portugal, Bélgica, França, Itália, Japão e Bahrein. Às 24 de Le Mans estão programadas para ocorrer entre os dias 10 e 11 de junho.

“O grande número de inscritos em todo o grid destaca o crescimento e o apelo do Campeonato Mundial de Endurance da FIA ano após ano. A classe dos hipercarros atingiu o ponto que imaginávamos nos primeiros dias de desenvolvimento deste conceito, com 13 inscrições e sete marcas automotivas diferentes. A classe LMP2 continua a ser uma plataforma altamente competitiva, enquanto a mudança para uma única classe GT na principal categoria de resistência do mundo. Estou convencido de que 2023 marcará o início de uma nova era de ouro da história do FIA WEC”, afirma Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA.

“É realmente fantástico ver o WEC e as corridas de carros esportivos indo em uma boa direção. Gostaria de aproveitar a oportunidade para dar as boas-vindas aos nossos amigos, Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall que se juntaram à nossa classe de hipercarros este ano. É uma grande honra ter tantos fabricantes em nosso campeonato. Também é muito encorajador ver grandes entradas no LMP2, bem como um grid recorde no LMGTE Am. O WEC está se preparando para a sua melhor temporada até agora”, afirma Frédéric Lequien, CEO do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

 


 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo