ColunistasDestaquesPostWEC

WEC revela lista com 38 inscritos para temporada 2023. 13 carros vão compor a classe dos hipercarros

A WEC divulgou a lista daqueles que vão disputar a temporada completa da categoria de endurance. Com 13 carros e 9 fabricantes na classe dos hipercarros, WEC se prepara para uma grande temporada em 2023

Nesta quarta-feira (11) o Mundial de Endurance da FIA (WEC) confirmou um grid com 48 carros para a disputa do Campeonato em 2023. Treze carros e nove fabricantes vão compor a classe dos hipercarros.

O FIA WEC contará com 38 participantes de 12 países diferentes, serão 13 carros disputando na categoria dos hipercarros, 11 na LMP2 e 14 na GTE Am.

A Toyota e a Peugeot permanecem com dois carros cada, enquanto a Glickenhaus disputará a temporada com um carro, assim como nos moldes da temporada passada. A Ferrari e Porsche (equipe cliente) vão colocar dois carros cada. A Cadillac, Vanwall, bem como as equipes clientes Jota, Proton estão com um carro cada.

LEIA MAIS: Ferrari confirma pilotos que vão guiar os hipercarros no WEC em 2023

A categoria de Endurance se mostra bem satisfeita com as equipes que estão comprometidas para disputar a temporada. O FIA WEC mostra que formou uma lista forte de inscritos, conquistando fabricantes globais e que são potências no automobilismo.

O campeonato terá início em Sebring, o Mundial passará por Portugal, Bélgica, França, Itália, Japão e Bahrein. Às 24 de Le Mans estão programadas para ocorrer entre os dias 10 e 11 de junho.

“O grande número de inscritos em todo o grid destaca o crescimento e o apelo do Campeonato Mundial de Endurance da FIA ano após ano. A classe dos hipercarros atingiu o ponto que imaginávamos nos primeiros dias de desenvolvimento deste conceito, com 13 inscrições e sete marcas automotivas diferentes. A classe LMP2 continua a ser uma plataforma altamente competitiva, enquanto a mudança para uma única classe GT na principal categoria de resistência do mundo. Estou convencido de que 2023 marcará o início de uma nova era de ouro da história do FIA WEC”, afirma Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA.

“É realmente fantástico ver o WEC e as corridas de carros esportivos indo em uma boa direção. Gostaria de aproveitar a oportunidade para dar as boas-vindas aos nossos amigos, Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall que se juntaram à nossa classe de hipercarros este ano. É uma grande honra ter tantos fabricantes em nosso campeonato. Também é muito encorajador ver grandes entradas no LMP2, bem como um grid recorde no LMGTE Am. O WEC está se preparando para a sua melhor temporada até agora”, afirma Frédéric Lequien, CEO do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.

 


 


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading