Nesta quarta-feira (11) o Mundial de Endurance da FIA (WEC) confirmou um grid com 48 carros para a disputa do Campeonato em 2023. Treze carros e nove fabricantes vão compor a classe dos hipercarros.
O FIA WEC contará com 38 participantes de 12 países diferentes, serão 13 carros disputando na categoria dos hipercarros, 11 na LMP2 e 14 na GTE Am.
A Toyota e a Peugeot permanecem com dois carros cada, enquanto a Glickenhaus disputará a temporada com um carro, assim como nos moldes da temporada passada. A Ferrari e Porsche (equipe cliente) vão colocar dois carros cada. A Cadillac, Vanwall, bem como as equipes clientes Jota, Proton estão com um carro cada.
LEIA MAIS: Ferrari confirma pilotos que vão guiar os hipercarros no WEC em 2023
A categoria de Endurance se mostra bem satisfeita com as equipes que estão comprometidas para disputar a temporada. O FIA WEC mostra que formou uma lista forte de inscritos, conquistando fabricantes globais e que são potências no automobilismo.
O campeonato terá início em Sebring, o Mundial passará por Portugal, Bélgica, França, Itália, Japão e Bahrein. Às 24 de Le Mans estão programadas para ocorrer entre os dias 10 e 11 de junho.
“O grande número de inscritos em todo o grid destaca o crescimento e o apelo do Campeonato Mundial de Endurance da FIA ano após ano. A classe dos hipercarros atingiu o ponto que imaginávamos nos primeiros dias de desenvolvimento deste conceito, com 13 inscrições e sete marcas automotivas diferentes. A classe LMP2 continua a ser uma plataforma altamente competitiva, enquanto a mudança para uma única classe GT na principal categoria de resistência do mundo. Estou convencido de que 2023 marcará o início de uma nova era de ouro da história do FIA WEC”, afirma Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA.
“É realmente fantástico ver o WEC e as corridas de carros esportivos indo em uma boa direção. Gostaria de aproveitar a oportunidade para dar as boas-vindas aos nossos amigos, Cadillac, Ferrari, Porsche e Vanwall que se juntaram à nossa classe de hipercarros este ano. É uma grande honra ter tantos fabricantes em nosso campeonato. Também é muito encorajador ver grandes entradas no LMP2, bem como um grid recorde no LMGTE Am. O WEC está se preparando para a sua melhor temporada até agora”, afirma Frédéric Lequien, CEO do Campeonato Mundial de Endurance da FIA.
HYPERCAR
#2 @CadillacVSeries
#4 @Vanwall_Racing
#5 @PorscheRaces @Team_Penske
#6 @PorscheRaces @Team_Penske
#7 @TGR_WEC
#8 @TGR_WEC
#38 @Hertz @JotaSport
#50 @FerrariHypercar
#51 @FerrariHypercar
#93 @peugeotsport
#94 @peugeotsport
#99 @ProtonRacing
#708 @Glickenhaus pic.twitter.com/fyJE4PkF1B— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) January 11, 2023
LMGTE AM
#21 @AFCorse
#25 ORT by @OfficialTFSport
#33 @CorvetteRacing
#54 @AFCorse
#56 @Project1_93 – AO
#57 Kessel Racing
#60 @IronLynx_
#77 @ProtonRacing
#83 @AFCorse
#85 @IronDames_
#86 @Gulf_Racing
#88 @ProtonRacing
#98 @northwestamr
#777 @dstation_racing #WEC pic.twitter.com/D8jFeqLfPI— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) January 11, 2023