Nesta segunda-feira (25) aconteceu um evento em São Paulo para marcar o retorno do Mundial de Endurance da FIA ao Brasil, após uma ausência de 10 anos da categoria no país. Estiveram presentes o prefeito Ricardo Nunes, além dos pilotos brasileiros do WEC Augusto Farfus (Team WRT) e Nicolas Costa (United Autosports), além da presença de autoridades, líderes empresariais e figuras do entretenimento.
O evento foi memorável, sendo uma oportunidade para reafirmar o compromisso da cidade com a categoria por no mínimo cinco anos. Neste ano, São Paulo será palco de quatro eventos FIA, contando com a presença da Fórmula 1, Fórmula E, WEC e TCR.
“A cidade de São Paulo se consolida como capital do automobilismo com as 6 Horas de São Paulo, com carros e pilotos participando da prova mais tradicional do cenário mundial. Nossa cidade entra em cena como um dos mais importantes centros do automobilismo do mundo. Nossa infraestrutura faz da cidade a única a sediar três categorias principais homologadas pela FIA com Fórmula 1, Fórmula E e FIA WEC”, celebrou o prefeito Ricardo Nunes.
“O WEC é transmitido em quase 200 países, apresentando ao mundo a capacidade de São Paulo em organizar os maiores eventos internacionais, atraindo turistas e investidores. Além de gerar milhares de empregos diretos e indiretos, impulsionando ainda mais a economia paulista”, seguiu Nunes.
Apresentado pelo ex-piloto de F1 Tarso Marques e pela apresentadora de TV Fernanda Faveron, a coletiva de imprensa foi conduzida na Praça das Artes, contando com várias ativações para aproximar o público e os jornalistas do espírito das 6h de São Paulo, disputada no Autódromo de Interlagos no dia 14 de julho.
Contando com a presença do presidente do l’Automobile Club de l’Ouest e organizador das 24 Horas de Le Mans, Pierre Fillon, aproveitou o momento para resgatar o espírito e a histórias das 24 Horas de Le Mans, uma das corridas mais tradicionais presentes no calendário do WEC. Enquanto o CEO do FIA WEC, Frederic Lequien, destacou a colaboração com instituições culturais locais, como a Orquestra Experimental de São Paulo e a Escola de Dança de São Paulo.
Durante a coletiva de imprensa, aproveitaram para informar e demonstrar durante a abertura do evento que essas instituições pretendem elevar a cerimônia de abertura das 6 Horas de São Paulo, com apresentações que incluem orquestra experimental, coral e balé.
“Estou muito feliz em comemorar o retorno do Campeonato Mundial de Endurance da FIA ao Brasil. Interlagos é um importante palco do automobilismo e voltaremos ao exigente circuito dez anos depois da última corrida do campeonato aqui. Da última vez, havia 26 carros no grid, nove deles de primeira classe. Este ano, 37 carros participantes. Dezenove na classe superior – Hypercars. Os números falam por si. Nossa categoria é cada vez mais popular. Estamos vivenciando uma era de ouro como nunca vimos. Meus sinceros agradecimentos ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e a todos que contribuíram para nosso retorno aqui. Estamos ansiosos pelo dia 14 de julho e convidamos nossos muitos fãs brasileiros para se juntarem a nós no que promete ser outra corrida excelente”, disse Pierre Fillon.
O grid do WEC conta atualmente com 14 marcas envolvidas, um recorde absoluto na história de todas as competições automobilísticas da FIA: Ferrari, Corvette, Porsche, Lamborghini, McLaren, Alpine, Aston Martin, BMW, Cadillac, Ford, Isotta Fraschini, Lexus, Peugeot e Toyota.
Pensando na sustentabilidade, Frederic Lequien revelou durante o evento o troféu deste ano para as 6 Horas de São Paulo. O troféu foi elaborado por Thiago Mundano, conhecido como Mundano, um artista de rua brasileiro. O troféu foi confeccionado a partir de resíduos plásticos coletados pela cidade. Essa também é uma forma de enfatizar o compromisso ambiental. Para as futuras edições da prova que será disputada em São Paulo, a ideia é criar troféu a partir de resíduos gerados nos eventos anteriores do WEC.
“Para mim foi um grande presente receber esse convite para criar um troféu utilizando lixo urbano. Estou envolvido na agenda dos catadores há mais de 17 anos e aprendi muito sobre a importância desses profissionais para a sociedade. Estou muito feliz em ver agora este exemplo do WEC. Foi um grande desafio criar este troféu, trabalhar o cimento para representar a nossa cidade que é cinzenta e que eu, como artista de rua, venho tentando colorir há décadas. Espero ter trazido uma visão de beleza a estes materiais, incluindo o plástico, que muitas pessoas vêem como um problema”, afirma Mundano.
Assim como a Fórmula E em São Paulo, a passagem do WEC pela cidade tem por objetivo transformar a etapa em um verdadeiro festival cultural e esportivo. Contando com uma fanzone repleta de diversão para todas as idades. Na coletiva também confirmaram o show do cantor sertanejo Michel Teló, como uma forma de ir além da velocidade e se tornar uma celebração da cultura brasileira.
O espaço será enriquecido por atrações como roda gigante, áreas com jogos, uma praça de alimentação diversificada e uma exposição de carros antigos. Todos os elementos deste evento vão contribuir para melhorar a experiência do público e tornar a prova inesquecível para aqueles que vão buscar o evento pela velocidade e cultura.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.