O Mundial de Endurance da FIA retorna neste fim de semana para o duelo das 6 Horas de Ímola. A prova acontece depois da abertura do campeonato no final de fevereiro, quando a categoria esteve no Catar para os 1812 km.
No primeiro duelo, a Ferrari dominou a etapa, a vitória ficou com o carro #50 do trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Niklas Nielsen. No entanto, os outros dois carros também estiveram no pódio. O #83 da AF Corse guiado por Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson foi o segundo colocado, enquanto o #51 da Ferrari de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, completou o pódio.
O circuito que recebe a categoria neste momento tem 4.909 km, conta com 21 curvas e permite que os pilotos da classe Hypercar atinjam velocidades máximas de cerca de 310 km/h, onde 50% é feita em aceleração máxima. Situado a cerca de 40 km de Bolonha, Monza será pelo segundo ano consecutivo palco da prova italiana.
Ímola é um nome de peso na história do automobilismo. Desde sua inauguração em 1953, o traçado ganhou prestígio internacional.
Atualmente a pista corre o risco de deixar o calendário da Fórmula 1, mas o seu simbolismo para o automobilismo é muito significante.
Neste fim de semana, o autódromo italiano será palco de uma disputa intensa entre 19 Hypercars, representando grandes marcas como Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche. A corrida marca a segunda etapa do calendário 2024 do WEC, prometendo fortes emoções.
BoP para Ímola
A Porsche chega à segunda etapa da temporada 2025 do Mundial de Endurance (WEC) com o maior alívio de peso no Balanço de Performance (BoP) entre os oito fabricantes da classe Hypercar. O modelo 963 terá um peso mínimo de 1053 kg nas 6 Horas de Imola, uma redução de 11 kg em relação ao valor utilizado na abertura do campeonato, no Catar.

A medida surge como um alento para a equipe alemã, que teve um início de temporada difícil. No Catar, o Porsche 963 foi apenas o décimo colocado, somando dois pontos. Na ocasião, era um dos carros mais pesados do grid, ao lado do Toyota GR010 Hybrid.
O novo BoP foi definido com base nos dados coletados nas três últimas etapas da categoria — Fuji e Bahrein, em 2024, e a etapa inaugural de 2025, no Catar. Com isso, cinco dos oito modelos da classe Hypercar sofreram adições de peso.
O Cadillac V-Series.R foi o mais impactado, ganhando 11 kg e passando a 1041 kg. A Aston Martin Valkyrie AMR-LMH também recebeu um acréscimo considerável, agora com 1051 kg após um ganho de 9 kg. A Ferrari 499P, vencedora da etapa de abertura da temporada, também teve seu peso elevado, indo para 1045 kg, sendo o quarto carro mais pesado da classe.
O Toyota GR010 segue como um dos modelos mais pesados da categoria, enquanto o Peugeot 9X8 permanece como o mais leve, com 1030 kg.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.