AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

WEC retorna para o duelo das 6 Horas de Ímola; Saiba os horários da etapa

Neste fim de semana a Mundial de Endurance da FIA estará na Itália

O Mundial de Endurance da FIA retorna neste fim de semana para o duelo das 6 Horas de Ímola. A prova acontece depois da abertura do campeonato no final de fevereiro, quando a categoria esteve no Catar para os 1812 km.

No primeiro duelo, a Ferrari dominou a etapa, a vitória ficou com o carro #50 do trio formado por Antonio Fuoco, Miguel Molina e Niklas Nielsen. No entanto, os outros dois carros também estiveram no pódio. O #83 da AF Corse guiado por Robert Kubica, Yifei Ye e Phil Hanson foi o segundo colocado, enquanto o #51 da Ferrari de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi, completou o pódio.

O circuito que recebe a categoria neste momento tem 4.909 km, conta com 21 curvas e permite que os pilotos da classe Hypercar atinjam velocidades máximas de cerca de 310 km/h, onde 50% é feita em aceleração máxima. Situado a cerca de 40 km de Bolonha, Monza será pelo segundo ano consecutivo palco da prova italiana.

Ímola é um nome de peso na história do automobilismo. Desde sua inauguração em 1953, o traçado ganhou prestígio internacional.

Atualmente a pista corre o risco de deixar o calendário da Fórmula 1, mas o seu simbolismo para o automobilismo é muito significante.

Neste fim de semana, o autódromo italiano será palco de uma disputa intensa entre 19 Hypercars, representando grandes marcas como Alpine, BMW, Cadillac, Ferrari, Isotta Fraschini, Lamborghini, Peugeot e Porsche. A corrida marca a segunda etapa do calendário 2024 do WEC, prometendo fortes emoções.

BoP para Ímola

A Porsche chega à segunda etapa da temporada 2025 do Mundial de Endurance (WEC) com o maior alívio de peso no Balanço de Performance (BoP) entre os oito fabricantes da classe Hypercar. O modelo 963 terá um peso mínimo de 1053 kg nas 6 Horas de Imola, uma redução de 11 kg em relação ao valor utilizado na abertura do campeonato, no Catar.

BoP Ímola – Imagem reprodução

A medida surge como um alento para a equipe alemã, que teve um início de temporada difícil. No Catar, o Porsche 963 foi apenas o décimo colocado, somando dois pontos. Na ocasião, era um dos carros mais pesados do grid, ao lado do Toyota GR010 Hybrid.

O novo BoP foi definido com base nos dados coletados nas três últimas etapas da categoria — Fuji e Bahrein, em 2024, e a etapa inaugural de 2025, no Catar. Com isso, cinco dos oito modelos da classe Hypercar sofreram adições de peso.

O Cadillac V-Series.R foi o mais impactado, ganhando 11 kg e passando a 1041 kg. A Aston Martin Valkyrie AMR-LMH também recebeu um acréscimo considerável, agora com 1051 kg após um ganho de 9 kg. A Ferrari 499P, vencedora da etapa de abertura da temporada, também teve seu peso elevado, indo para 1045 kg, sendo o quarto carro mais pesado da classe.

O Toyota GR010 segue como um dos modelos mais pesados da categoria, enquanto o Peugeot 9X8 permanece como o mais leve, com 1030 kg.

Programação – Horários das 6 Horas de Ímola – Foto: Ale Ranieri / Boletim do Paddock

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo