ColunistasDestaquesPostWEC

WEC – Proibição de aquecedores de pneus será suspensa para a realização das 24 Horas de Le Mans

Enquanto pilotos, equipes e fornecedora de pneus tentam compreender a operação dos pneus sem o pré-aquecimento. FIA libera a utilização dos aquecedores durante uma das provas mais importantes do automobilismo

A FIA e a ACO divulgaram uma mudança para as 24 Horas de Le Mans que será disputada no próximo mês, os aquecedores de pneus serão liberados para a etapa, garantindo a segurança de todos que vão participar da prova.

Durante as 6 Horas de Spa-Francorchamps, os pilotos enfrentaram um dia frio e com isso surgiu a dificuldade para chegar à temperatura ideal dos pneus e alguns acidentes aconteceram. Porém, a alteração acontece apenas para as 24 Horas de Le Mans, as fornecedoras de pneus, assim como os pilotos e equipes vão precisar encontrar formas para os pneus funcionarem sem a necessidade do aquecimento prévio.

A categoria optou por retirar as mantas térmicas no início desse ano por uma questão sustentável, mas alguns competidores não ficaram satisfeitos com a mudança. Pré-aquecer os pneus auxiliava no ganho de aderência desde o início do stint. Nesta próxima etapa do WEC, todas as classes poderão utilizar o aquecimento. A Michelin fornece os pneus de todos os carros da classe Hypercar e GTE-Am, enquanto a Goodyear está com as equipes da classe LMP2.

“A isenção é limitada apenas às 24 Horas de Le Mans, garantindo que pilotos de todos os níveis de experiência possam competir no ambiente mais seguro possível, independentemente das condições e temperaturas da pista, enquanto fabricantes de pneus, equipes e pilotos ganharão um tempo valioso para desenvolver melhor compreensão de como elevar a temperatura dos pneus frios antes do restante da temporada 2023 FIA WEC”, disse a FIA através de comunicado.

“A devolução dos aquecedores de pneus será aplicada a todas as três classes FIA WEC para fins de consistência e equidade. Além disso, as mantas de aquecimento de pneus serão alimentados por combustível 100% sustentável do fornecedor exclusivo da FIA WEC, TotalEnergies.”

 

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo