Neste fim de semana a Toyota faturou a primeira vitória da temporada 2024 do WEC, com o carro #7 guiado pelo trio formado por Mike Conway, Kamui Kobayashi e Nyck de Vries.
A Ferrari começou o fim de semana comandando a etapa, após faturar a pole com o carro #50 e ainda colocar o equipamento da AF Corse #83 no segundo lugar, seguido pelo carro #51 da equipe italiana. A Ferrari tinha tudo para dominar a corrida até o final, mas um erro cometido com os três carros comprometeu o resultado da equipe. A equipe se manteve na primeira posição durante mais da metade da corrida em casa.
Ferrari were flying in Hyperpole with a 1️⃣-2️⃣-3️⃣ 🚀#WEC #6HImola #Ferrari pic.twitter.com/bPOKZ41DqD
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) April 20, 2024
Antonio Giovinazzi liderava a corrida quando entregou o carro para James Calado, a prova seguiu e quando restavam cerca de 2h30 para o término, a chuva chegou ao Autódromo Enzo e Dino Ferrari. As paradas começaram a acontecer, com as equipes apostando em substituir os pneus de pista seca, pelos compostos destinados à chuva. No entanto, a Ferrari segurou os carros em pista por mais tempo que o necessário, os equipamentos perderam performance e quando a parada foi de fato concluída, o time tinha perdido a liderança.
A estratégia ruim comprometeu a prova dos três carros, o mais absurdo da aposta do time italiano, é que eles se querem tentaram uma estratégia diferente em um dos carros, para ver como o equipamento performaria com os compostos de chuva, tentando salvar ao menos um pódio para o time.
O ritmo da Ferrari foi bem consistente, os carros até se enfrentaram em pista, provocando alguns momentos de euforia, pois poderiam protagonizar uma batida e comprometer a prova por um duelo exagerado dos pilotos.
A vitória acabou caindo no colo da Toyota. No entanto, o final da prova foi bem eletrizante, já que Kamui Kobayashi foi forçado a poupar equipamento até o final da corrida, gerando a aproximação de Porsche 963 guiando por Kévin Estre.
LEIA MAIS: WEC – Augusto Farfus fatura vitória na classe LMGT3 durante 6 Horas de Ímola
As últimas voltas foram de um enfrentamento direto, embora o Toyota não tenha perdido a liderança depois que a assumiu, o Porsche fez o possível para reduzir a distâncias na última hora da prova. No entanto, Kamui Kobayashi recebeu a bandeirada na primeira posição.
Your Hypercar Winners in Imola. 🔥#WEC #6HImola @TGR_WEC pic.twitter.com/w28qhfjF08
— FIA World Endurance Championship (@FIAWEC) April 21, 2024
“Foi uma corrida muito difícil e vencer aqui é absolutamente fenomenal. Nosso carro não foi o mais rápido esta semana, mas a equipe teve um ótimo desempenho. Mike e Nyck fizeram um trabalho fantástico para colocar o carro em disputa antes de eu assumir. Houve uma grande pressão desde o início da minha passagem; Eu estava na liderança com pneus slick na chuva. Tomamos a decisão certa ao trocar os pneus e aumentar a vantagem, depois mantivemos um bom ritmo com os pneus de chuva. Não tínhamos certeza do combustível, então começamos a economizar energia e dei tudo, foi muito difícil. A equipe fez um grande esforço em termos de estratégia e isso nos deu a chance de lutar pela vitória. Obrigado a todos pelo seu fantástico trabalho aqui, comentou Kobayashi ao final da corrida.
O trio formado por Estre, André Lotterer e Laurens Vanthoor celebraram a segunda posição, seguidos pelo Porsche #5 de Matt Campbell, Michael Christensen e Frédéric Makowiecki, em mais uma corrida seguida que a Porsche coloca seus dois carros no pódio.
O carro #50 de Nicklas Nielsen, Miguel Molina e Antonio Fuoco tentou melhorar um pouco a situação da Ferrari em pista, obtendo o quarto lugar, após Fuoco concluir a ultrapassagem no Toyota #8 guiado por Brandon Hartley.
O carro #51 da Ferrari ficou com a sétima posição, enquanto o equipamento da AF Corse terminou a etapa na segunda posição.
A vitória obtida pelos japoneses na segunda etapa da temporada 2024, diminui a diferença para a Porsche em apenas nove pontos no Campeonato Mundial de Construtores. A próxima batalha será realizada em Spa-Francorchamps no dia 11 de maio.
No campeonato de pilotos, a Posche lidera com Estre, Lotterer e Vanthoor que faturaram uma vitória no Catar e o segundo lugar em Ímola, somando 56 pontos, seguido pela Toyota de Kobayashi, De Vries e Coneay que agora tem 40 pontos.
Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (Hypercar)
1º Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing (6:00.34.717)
2º Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport (6:00:41.798)
3º Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport (6:01:00.343)
4º Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse (6:01:06.186)
5º Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing (6:01:08.494)
6º Sheldon Van Der Linde (ZAF) / Robin Frijns (NLD) / René Rast (DEU) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT (6:00:47.486)
7º Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) / Antonio Giovinazzi (ITA) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse (6:01:01.608)
8º Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) – Ferrari 499P #83, AF Corse (6:01:03.390)
9º Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / – Peugeot 9X8 #93, PeugeotTotalEnergies (6:00:41.035)
10 º Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing (6:00:55.491)
Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (LMGT3)
1º Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) – BMW M4 GT3 #31, Team WRT (6:01:53.337)
2º Ahmad Al Marthy (OMA) / Valentino Rossi (ITA) / Maxime Martin (BEL) – BMW M4 GT3 #46, Team WRT (6:02:16.175)
3º Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) – Porsche 911 GT3 R #92, Manthey PureRxcing (6:01:04.754)
4º Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / Alessio Rovera (ITA) – Ferrari 296 GT3 #55, Vista AF Corse (6:02:12.279)
5º Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #27, Heart of Racing Team (6:00:35.211)
6º Joshua Caygill (GBR) / Nicolas Pino (CHL) / Marino Sato (JAP) – McLaren 720S GT3 Evo #95, United Autosports (6:00:57.806)
7º Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (AGO) / Charlie Eastwood (IRL) – Corvette Z06 GT3.R #81, TF Sport (6:01:02.676)
8º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport (6:01:20.952)
9º Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) / Benjamin Barker (GBR) – Ford Mustang GT3 #77, Proton Competition (6:01:21.644)
10º Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) / Marco Sorsensen (DIN) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #777, D’Station Racing (6:01:30.483)