AutomobilismoColunistasDestaquesPost

WEC – Farfus, Gelael e Leung fecham 6 Horas de Ímola com vitória na classe LMGT3

Brasileiro guia equipe pela reta final da prova e celebra vitória ao lado de Darren Leung e Sean Gelael. Team WRT encerra etapa com 1-2 na Itália

Neste fim de semana foi as 6 Horas de Ímola, segunda etapa do Campeonato Mundial de Endurance da FIA. A prova contou com vitória brasileira na classe LMGT3. O trio formado pelo brasileiro Augusto Farfus, o britânico Darren Leung e o indonésio Sean Gelael fez uma boa prova e foi construindo a chance de faturar a vitória. A equipe WRT encerra a etapa com o 1-2 dominando a prova italiana.

Farfus guiou o carro na fase final da prova, desta forma foi o responsável por cruzar a linha de chegada com o BMW M4 da Team WRT. O brasileiro encerrou a prova com 22s8 a frente da equipe que contava com Valentino Rossi, Ahmad Al Harty e Maxine Martin.

A vitória obtida nesta prova, é primeira do experiente Augusto Farfus no WEC. O brasileiro tem um bom histórico em corridas de longa duração e já correu em outras categorias. Até a vitória em Ímola, o melhor desempenho foi durante as 6 Horas de Monza de 2021 quando obteve o segundo lugar.

O traçado, que é desafiador, contou com um tempero adicional quando a chuva começou a cair na pista. A prova mudou drasticamente quando restavam pouco mais de 2h30 de corrida, a chuva chegou ao circuito e foi possível observar diversos pilotos cometendo erros, por conta do traçado que se tornou traiçoeiro.

Tivemos alguns períodos de neutralização da corrida, para a remoção de carros que ficavam pelo caminho. Os competidores precisaram vencer cada uma das intempéries que surgiram.

Farfus esteve na maior parte do tempo guiando o carro enquanto a chuva estava caindo no circuito. O brasileiro deu o seu depoimento sobre a equipe e a prova quando a batalha foi encerrada.

“Foi uma corrida sensacional, uma execução sensacional da equipe. Não tínhamos o carro mais rápido no seco, mas vimos que tínhamos chances de chegar entre os três primeiros. Foi extremamente difícil em função da indefinição da chuva nas últimas duas horas de corrida. Nossos dois carros foram os únicos que ficaram na pista com pneus slick. Isso acabou dando uma vantagem, mas também nos colocou em uma posição mais arriscada, porque a chuva poderia aumentar a qualquer momento e aí a gente ia se complicar. A chuva veio e soubemos usá-la de forma inteligente. Uma vitória realmente importante para o campeonato”, declarou o piloto do carro 31 da Team WRT.

Além de não cometer excessos, a chave para a vitória foi o momento das primeiras mudanças de pilotos. Mais adiante os BMWs duelaram pela liderança da prova entre eles, no entanto, Maxime Martin cometeu um erro e colaborou para a ultrapassagem do brasileiro.

O trio responsável pelo carro #31 levou a melhor sobre o outro equipamento da equipe, formando um BMW M4 1-2, depois que o carro #46 teve que cumprir uma penalidade de drive-through por acelerando sob o safety car virtual.

O pódio foi completado pelo trio Manthey PureRxcing Porsche formado por Joel Sturm, Aliaksandr Malykhin e Klaus Bachler, que, ao adicionar um pódio ao seu triunfo na abertura da temporada no Qatar, ampliaram sua vantagem de pontos no FIA Endurance Trophy para Drive

A Manthey Purerxcing ficou com a terceira posição, completando o pódio da prova no LMGT3.

Nicolas Costa, outro brasileiro que está disputando a temporada regular do WEC, junto com os seus companheiros da United Autosport terminaram a prova ocupando a 11ª posição. Uma melhora foi observada na prova do McLaren 720S LMGT3 Evo, mas ainda faltam alguns acertos para obter o resultado desejado.

“Foi uma corrida de altos e baixos. Estávamos com um ritmo ótimo, mas um pneu furado nos fez cair de posições. Recuperamos, mas depois de um Safety Car caímos de novo. Teríamos chegado em quinto, não fosse isso. Faltou sorte, mas o potencial está aí, estamos felizes com o desempenho do carro e levamos coisas positivas para a próxima etapa”, avalia o brasileiro.

Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (LMGT3)

1º Augusto Farfus (BRA) / Darren Leung (GBR) / Sean Gelael (IDN) – BMW M4 GT3 #31, Team WRT (6:01:53.337)

2º Ahmad Al Marthy (OMA) / Valentino Rossi (ITA) / Maxime Martin (BEL) – BMW M4 GT3 #46, Team WRT (6:02:16.175)

3º Aliaksandr Malykhin (KNA) / Joel Sturm (ALE) / Klaus Bachler (AUT) – Porsche 911 GT3 R #92, Manthey PureRxcing (6:01:04.754)

4º Francois Heriau (FRA) / Simon Mann (EUA) / Alessio Rovera (ITA) – Ferrari 296 GT3 #55, Vista AF Corse (6:02:12.279)

5º Ian James (EUA) / Daniel Mancinelli (ITA) / Alex Riberas (ESP) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #27, Heart of Racing Team (6:00:35.211)

6º Joshua Caygill (GBR) / Nicolas Pino (CHL) / Marino Sato (JAP) – McLaren 720S GT3 Evo #95, United Autosports (6:00:57.806)

7º Tom Van Rompuy (BEL) / Rui Andrade (AGO) / Charlie Eastwood (IRL) – Corvette Z06 GT3.R #81, TF Sport (6:01:02.676)

8º Hiroshi Kolzumi (JAP) / Sébastien Baud (SUI) / Daniel Juncadella (ESP) – Corvette Z06 LMGT3.R #82, TF Sport (6:01:20.952)

9º Ryan Hardwick (EUA) / Zacharie Robichon (CAN) / Benjamin Barker (GBR) – Ford Mustang GT3 #77, Proton Competition (6:01:21.644)

10º Clement Mateu (FRA) / Erwan Bastard (FRA) / Marco Sorsensen (DIN) – Aston Martin Vantage AMR GT3 #777, D’Station Racing (6:01:30.483)

Resultado Top-10 6 Horas de Ímola (Hypercar)

1º Mike Conway (GBR) / Kamui Kobayashi (JAP) / Nyck de Vries (HOL) – Toyota GR010 Hybrid #7, Toyota Gazoo Racing (6:00.34.717)

2º Kévin Estre (FRA) / André Lotterer (ALE) / Laurens Vanthoor (BEL) – Porsche 963 #6, Porsche Penske Motorsport (6:00:41.798)

3º Matt Campbell (AUS) / Michael Christensen (DIN) / Frederic Makowiecki (FRA) – Porsche 963 #5, Porsche Penske Motorsport (6:01:00.343)

4º Antonio Fuoco (ITA) / Miguel Molina (ESP) / Nicklas Nielsen (DIN) – Ferrari 499P #50, Ferrari AF Corse (6:01:06.186)

5º Sébastien Buemi (SUI) / Brendon Hartley (NZL) / Ryo Hirakawa (JAP) – Toyota GR010 Hybrid #8, Toyota Gazoo Racing (6:01:08.494)

6º Sheldon Van Der Linde (ZAF) / Robin Frijns (NLD) / René Rast (DEU) – BMW M Hybrid V8 #20, BMW M Team WRT (6:00:47.486)

7º Alessandro Pier Guidi (ITA) / James Calado (GBR) / Antonio Giovinazzi (ITA) – Ferrari 499P #51, Ferrari AF Corse (6:01:01.608)

8º Robert Kubica (POL) / Robert Shwartzman (ISR) / Yifei Ye (CHI) – Ferrari 499P #83, AF Corse (6:01:03.390)

9º Mikkel Jensen (DIN) / Nico Müller (SUI) / Jean-Eric Vergne (FRA) / – Peugeot 9X8 #93, PeugeotTotalEnergies (6:00:41.035)

10 º Earl Bamber (NZL) / Alex Lynn (GBR) – Cadillac V-Series.R #2, Cadillac Racing (6:00:55.491)

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo