Neste fim de semana o Mundial de Endurance da FIA disputará as 8 Horas do Bahrein, a etapa marca o encerramento da temporada 2024, depois de sete corridas realizadas ao redor do mundo.
A prova começa no amanhecer e termina ao anoitecer barenita. A prova no Bahrein já foi realizada em outras 12 ocasiões, proporcionando boas batalhas. O circuito que também é usado pela Fórmula 1, tem 5.412 km e 15 curvas, sendo uma pista bem exigente, cobrando tanto dos carros, quanto dos competidores. Os pilotos trocam cerca de 54 vezes a marcha por volta e velocidades máximas se aproximando dos 300 km/h nas quatro longas retas que compõe o traçado.
Cerca de 60% da volta é voltada para a aceleração máxima. Combinando essas características, os pilotos também precisam ficar atentos a abrasividade do asfalto e fazer um bom gerenciamento dos pneus.
Hypercars
Seis vencedores diferentes conseguiram vitórias na classe dos Hypercars neste ano, mas a Porsche Penske de André Lotterer, Kévin Estre e Laures Vanthoor chegam ao final do campeonato com duas vitórias conquistadas, além de três pódios, somando 150 pontos. A equipe teve uma performance consistente e foi uma pena não participarem do pódio das 24 Horas de Le Mans com essa campanha.
O trio conta com 35 pontos de vantagem, enquanto são 39 pontos em jogo nesta prova. No entanto, eles chegam para essa corrida mais tranquilos, precisando apenas de um oitavo lugar para conquistar o título.
A disputa no campeonato de Fabricantes está mais acirrada, a Porsche lidera com 161 pontos, contando com uma vantagem de 10 pontos para a Toyota, enquanto a Ferrari segue 17 pontos atrás da marca japonesa e 35 da Porsche. A Toyota tem números impressionantes no Bahrein, mas não pode descartar a performance da Ferrari, que vem de um segundo trunfo consecutivo nas 24 Horas de Le Mans.
Existem outros duelos travados pelo pelotão, como Alpine e BMW, além de Peugeot e Cadillac, com a última trazendo Sébastien Bourdais de volta ao trio no Bahrein.
BoP
A Ferrari e a Toyota chegarão para a prova mais leves e contando com mais potência, comparado a última prova que foi disputada no mês passado em Fuji, sendo uma vantagem já que a Porsche que venceu a última corrida no Japão chega mais pesada para a batalha.
O hypercarro do time italiano ganha 10 kW de potência e perde 2 kg em comparação com a última rodada. Já a Toyota perde 5 kg e ganha 6 kW de potência. Já a Porsche terá que lidar com 7 kg a mais em relação à Fuji, mas ganha 2 kW de potência.
Depois da Alpine participar do pódio no Japão, a equipe ganha 4 kg adicionais e 1 kW a menos para as 8 Horas do Bahrein.
Novamente nesta etapa participarão 36 carros, 18 hypercars e 18 LMGT3.
LMGT3
O título nesta categoria já está decidido, com o trio da Manthey Pure Rxcing formado por Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm tendo despontado com os 136 pontos conquistados até Fuji. No entanto, existe um duelo pela vice-liderança travado pela Manthey EMA, Team WRT (do brasileiro Augusto Farfus) e a Heart of Racing. A atual vice-líder com o trio Richard Lietz, Morris Schurinring conta com 90 pontos, enquanto o trio formado por Sean Gelael e Darren Laung tem 85 pontos. O time de Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas somou 83 pontos.
As 8 Horas do Bahrein terão transmissão ao vivo pelo BandSports, pelo canal Esporte na Band no YouTube. O fim de semana da categoria também pode ser acompanhado pelo canal do Grande Prêmio no YouTube.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.