A próxima batalha do WEC será 6 horas de Spa, a prova está programada para ser disputada no dia 11 de maio no circuito de Spa-Francorchamps, Bélgica. Nesta data acontecerá um conflito entre a prova de longa duração e a rodada dupla da Fórmula E em Berlim.
O Mundial de Endurance da FIA tem poucas provas que formam o seu calendário e como o campeonato da Fórmula E também não é muito extenso, alguns pilotos participam das duas categorias. O calendário das duas categorias é montado pela FIA, o que chama a atenção, principalmente para o conflito de datas.
Desta forma, quando os calendários das duas categorias são anunciados, sempre existe a expectativa para não acontecerem justamente os conflitos de datas, pois gera um transtorno para as equipes que precisam liberar os seus pilotos para a participação em uma das provas. Em 2024, por mais que se tentasse evitar este choque, a prova das 6 horas de Spa conflita com Berlim, um dos e-Prix extremamente importantes para a categoria – além de ser o início da segunda metade do campeonato.
Os pilotos e sua equipes precisaram se organizar e determinar quem correrá no WEC e como eles vão lidar com as abstinências na Fórmula E. Lembrando que o campeonato elétrico está rumando para o final do campeonato, portanto, vários pilotos estão mirando uma posição melhor no campeonato, além de ajudar as suas equipes no resultado da temporada. Nesta reta fina a categoria terá quatro etapas com rodadas duplas.
Do grid atual da Fórmula E, oito pilotos estão participando do WEC: Nico Müller, Norman Nato, Stoffel Vandoorne, Jean-Eric Vergne, Robin Frijns, Sébastien Buemi, Nyck de Vries e Edoardo Mortara.
A ABT Cupra já tinha anunciado anteriormente que Kelvin van der Linde disputaria a prova de Berlim pela equipe. Nico Müller optou às 6 horas de Spa pela Peugeot na classe Hypercar.
DS Penske: Jean-Eric Vergne que divide o Peugeot com Müller, disputará o e-Prix de Berlim com a DS Penske. O mesmo vale para Stoffel Vandoorne, o belga que faz parte do trio que conduz o carro 94, estará com a Fórmula E em Berlim. A Peugeot optou por disputar a prova apenas com uma dupla em cada um dos carros.
Na Andretti, Norman Nato também optou correr o e-Prix de Berlim, a Jota no WEC não contará com um substituto, desta forma será mais uma equipe que não contará com o trio para a prova.
A Envision tem a sua dupla de pilotos no WEC, os competidores optaram por estar nas 6 horas de Spa. Robin Frijns assumirá o volante do BMW M Hybrid V8 no Hypercar ao lado de René Rast e Sheldon van der Linde.
Sébastien Buemi que atualmente integra o time da Toyota ao lado de Brendon Hartley e Ryo Hirakawa guiará o Toyota GR010 n°8. A Envision, portanto, contará com os serviços de Paul Aron (Fórmula 2) e Joel Ericksson (GT).
🇩🇪 Ready to go in Berlin 👊
With Joel already familiar with the GEN3 machinery and Jaguar powertrain, Paul will take part in FP0 in Misano later this week to help his preparations for the race weekend!#MisanoEPrix #BerlinEPrix pic.twitter.com/6U7IYno18y
— Envision Racing (@Envision_Racing) April 11, 2024
Vencedor das 6 Horas de Ímola com o Toyota n°7, Nyck De Vries, o piloto da Mahindra deu preferência para disputar a prova em Spa. A Mahindra contará com os serviços de Jordan King que também participou do TL0 em Misano.
Edoardo Mortara, companheiro de Nyck de Vries, ficará com a equipe em Berlim. A Iron Lynx optou por colocar Andrea Calderelli no Lamborghini SC63, contando com um trio para a disputa na classe LMGT3.