Neste fim de semana será iniciada a temporada 2025 do Mundial de Endurance da FIA. A prova acontece no Circuito de Lusail, no Catar, para o duelo dos 1812 km.
O “Prólogo” já foi realizado e mostrou mais uma vez que a temporada será bem disputada, deixando altas expectativas para o que será enfrentado ao longo do campeonato.
O Circuito de Lusail, que recebe a categoria, é o mesmo usado pela Fórmula 1. Formado por 16 curvas e recebeu pela primeira vez o WEC na temporada 2024. A prova foi dominada pela Porsche, que faturou a vitória na categoria Hypercar.
A pista é plana, com quase nenhum bump e fornece bastante aderência. A maior dificuldade para os competidores é manter os pneus em uma janela operacional ideal. O circuito é bem desafiadora, conseguindo levar os equipamentos ao limite, descrito como uma pista sinuosa e técnica.
Os 1812 km do Cartar, é uma prova que tem início no entardecer e duração estimada de 10 horas. Como a corrida vai até o amanhecer do dia seguinte, os competidores precisam ter muita calma para lidar com a variação de temperaturas.
Neste momento, a Porsche é novamente a protagonista, assim como a Ferrari com o 499P e a Cadillac Hertz Team Jota também precisa ser considerados. Neste ano, com a participação da Aston Martin, os olhos também ficaram voltados para os Valkyries da Aston Martin, que fizeram a sua primeira aparição.
A Toyota manteve a confiança no seu time e segue com dois trios fortes que já provaram muita força na competição. Existem várias narrativas para o campeonato, principalmente por conta da variação de circuitos.
Para a primeira disputa do campeonato, estão inscritos 36 carros – 18 na categoria Hypercars e 18 na LMGT3 – além de 108 pilotos.
Temos dois brasileiros na competição, ambos na classe LMGT3, são eles: Eduardo Barrichello e Augusto Farfus.
Barrichello estará no Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman ao lado de Derek Deboer (USA) e Valentin Hasse Clot (França). Enquanto experiente Farfus, dividirá o equipamento com Yasser Shahin (USA) e Timur Boguslavskiy no carro #31 da BMW da The Bend Team WRT.

A prova poderá ser acompanhada pelo Canal do BandSports, Site da Band, APP BandPlay e o canal do Youtube do Esporte na Band. O portal Grande Prêmio também faz as transmissões da categoria, incluindo a exibição do terceiro treino livre, classificação e corrida.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.