Neste fim de semana será iniciada a temporada 2025 do Mundial de Endurance da FIA. A prova acontece no Circuito de Lusail, no Catar, para o duelo dos 1812 km.
O “Prólogo” já foi realizado e mostrou mais uma vez que a temporada será bem disputada, deixando altas expectativas para o que será enfrentado ao longo do campeonato.
O Circuito de Lusail, que recebe a categoria, é o mesmo usado pela Fórmula 1. Formado por 16 curvas e recebeu pela primeira vez o WEC na temporada 2024. A prova foi dominada pela Porsche, que faturou a vitória na categoria Hypercar.
A pista é plana, com quase nenhum bump e fornece bastante aderência. A maior dificuldade para os competidores é manter os pneus em uma janela operacional ideal. O circuito é bem desafiadora, conseguindo levar os equipamentos ao limite, descrito como uma pista sinuosa e técnica.
Os 1812 km do Cartar, é uma prova que tem início no entardecer e duração estimada de 10 horas. Como a corrida vai até o amanhecer do dia seguinte, os competidores precisam ter muita calma para lidar com a variação de temperaturas.
Neste momento, a Porsche é novamente a protagonista, assim como a Ferrari com o 499P e a Cadillac Hertz Team Jota também precisa ser considerados. Neste ano, com a participação da Aston Martin, os olhos também ficaram voltados para os Valkyries da Aston Martin, que fizeram a sua primeira aparição.
A Toyota manteve a confiança no seu time e segue com dois trios fortes que já provaram muita força na competição. Existem várias narrativas para o campeonato, principalmente por conta da variação de circuitos.
Para a primeira disputa do campeonato, estão inscritos 36 carros – 18 na categoria Hypercars e 18 na LMGT3 – além de 108 pilotos.
Temos dois brasileiros na competição, ambos na classe LMGT3, são eles: Eduardo Barrichello e Augusto Farfus.
Barrichello estará no Aston Martin #10 da Racing Spirit of Leman ao lado de Derek Deboer (USA) e Valentin Hasse Clot (França). Enquanto experiente Farfus, dividirá o equipamento com Yasser Shahin (USA) e Timur Boguslavskiy no carro #31 da BMW da The Bend Team WRT.

A prova poderá ser acompanhada pelo Canal do BandSports, Site da Band, APP BandPlay e o canal do Youtube do Esporte na Band. O portal Grande Prêmio também faz as transmissões da categoria, incluindo a exibição do terceiro treino livre, classificação e corrida.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.
Descubra mais sobre Boletim do Paddock
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.







