AutomobilismoColunistasDestaquesPostWEC

WEC – Com boa performance, Ferrari supera Toyota para conquistar vitória em Austin

A Ferrari aproveitou a punição aplicada para a Toyota no final da prova, para batalhar pela vitória, em carro conduzido por Shwartzman nas últimas horas

No domingo (01), a Ferrari encerrou o dia com duas vitórias: a primeira foi obtida no GP da Itália, enquanto a segunda ocorreu no Lone Star Le Mans. No Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas, o 499P número 83 da AF Corse, compartilhado por Yifei Ye, Robert Shwartzman e Robert Kubica, garantiu o topo do pódio. O Ferrari #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen que ganhou as 24 Horas de Le Mans de 2024, faturou o terceiro lugar no pódio.

Durante a classificação, a Ferrari já tinha realizado um grande trabalho nos Estados Unidos. O carro #51 da equipe emplacou a pole, com o #83 conseguindo o segundo lugar. O #50 foi o quinto colocado, demonstrando que a equipe tinha bastante potencial para fazer uma boa prova neste traçado.

O início das 6 Horas de COTA viu as Ferraris dominarem a frente do grid. Antonio Giovinazzi, no 499P #51, manteve a pole position, seguido de perto por Kubica no número #83 e Molina no número #50, que logo se posicionou em terceiro. O trio de Ferraris comandou os primeiros 90 minutos da corrida com um ritmo impressionante e uma estratégia impecável da equipe.

Entretanto, a sorte não estava ao lado do #51. Durante a segunda hora, uma colisão com o Peugeot #94 enquanto Giovinazzi ainda estava ao volante, causou danos significativos ao carro, obrigando-o a abandonar a prova devido a problemas no aro e no sistema de transmissão.

O piloto italiano se dirigiu aos boxes para fazer a troca de pilotos, mas o dano não permitiu que o carro retornasse ao traçado. O Ferrari #51 ainda não conta com vitórias nesta temporada do FIA WEC, o melhor resultado deste trio foi o pódio obtido em Le Mans, quando faturaram o terceiro lugar.

Apesar do revés do carro #51, as Ferraris #83 e #50 continuaram a brigar nas primeiras posições. A batalha se intensificou nas etapas finais da corrida, especialmente contra a Toyota #7, que foi penalizada com um drive-through a 45 minutos do final. Com uma performance sólida, Shwartzman foi encarregado de guiar o equipamento nas últimas horas de prova.

O israelense precisou enfrentar o Toyota #7, que já tinha ganhado muito espaço na prova com o crescimento de Nyck de Vries e a proximidade com Ye. Shwartzman enfrentou em pista o experiente Kamui Kobayashi, em um momento da prova que a Toyota tinha saltado para a liderança. Com a punição próximo ao final da prova, acometendo não apenas o Toyota #7, mas o Porsche Penske #6 por não respeitar o regime de bandeira amarela, abriu passagem para o Ferrari #83.

Os últimos dez minutos de corrida foi intensificado, Shwartzman passou a ser perseguido em pista, com Kobayshi tentando a ultrapassagem, mas cometeu um erro e viu a distância crescer novamente. O carro #83 ainda precisou se conter em pista, já que recebeu um alerta de limites de pista próximo da conclusão da prova. Evitando uma punição, mas ainda sendo extremamente forte na pista, o carro que usa a pintura Giallo Modena cruzou a linha de chegada na primeira posição.

Antonio Fuoco, após um desempenho brilhante de Nicklas Nielsen, garantiu o terceiro lugar no pódio, completando um dia de grande sucesso para a Ferrari no COTA.

O triunfo do 499P número #83 no Lone Star Le Mans não só marcou sua primeira vitória geral nas 6 Horas de COTA, mas também foi o quinto pódio da equipe nesta temporada. Com esta vitória, a Ferrari alcançou sua terceira conquista na classe Hypercar do FIA WEC, somando-se aos sucessos nas 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024.

LMGT3

27 JAMES Ian (usa), MANCINELLI Daniel (ita), RIBERAS Alex (spa), Heart of Racing Team, Aston Martin Vantage GT3 #27, LM GT3, 92 MALYKHIN Aliaksandr (kna), STURM Joel (ger), BACHLER Klaus (aut), Manthey Purerxcing, Porsche 911 GT3 R #92, LM GT3, 91 LIETZ Richard (aut), SCHURING Morris (nld), SHAHIN Yasser (aus), Manthey EMA, Porsche 911 GT3 R #91, LM GT3, GT3 podium podium during the 2024 Lone Star Star Le Mans, 6th round of the 2024 FIA World Endurance Championship, from August 30 to September 1, 2024 on the Circuit of the Americas in Austin, Texas, United States of America – Photo Clément Luck / DPPI

Na classe LMGT3, o trio formado por Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas faturou a vitória na classe guiando o Aston Martin #27. A pole foi conquistada por eles e conseguiram converter esse grande resultado em uma vitória.

Os competidores fizeram uma prova bem segura, dominando a etapa enquanto batalhavam pela primeira posição.

Sarah Bovy foi mais uma vez espetacular na classificação guiando o carro da #85 da Iron Dames. As competidoras superaram o #55 da Ferrari, em um embate de Bovy com Fracois Heriau pelo segundo lugar. Quando a competidora assumiu o segundo lugar, tentou buscar o Aston Martin, mas James fez um bom trabalho de deixar uma certa distância para a adversária.

Foi na segunda parada realizada na LMGT3 que de fato o Aston Martin tomou distância. A prova seguiu e Rahel Frey travou uma batalha com o Corvette #81 guiado por Rui Andrade. Na curva 12, o suíço avançou por dentro e os dois se tocaram, gerando danos a traseira do Lamborghini Huracan. A competidora precisou ir para os boxes e abandonou a prova.

Com o #81 tendo poucos danos na carroceria seguiu na prova. Mais tarde com o lance analisado, a Iron Dames ainda recebeu uma punição pela colisão.

A segunda posição no pódio ficou com a Manthey PureRxcing, compartilhado por Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm. Fazendo um grande campeonato, o carro da Manthey EMA levou o terceiro lugar, com o trio formado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.

O Aston Martin #27 recebeu a bandeira quadriculada, declarando-o como o vencedor da prova, com mais de 20 segundos de vantagem para os Porsches que completaram o grid.

O WEC retorna entre os dias 13 e 15 de setembro para a preparação e duelo das 6 Horas de Fuji.


O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo