No domingo (01), a Ferrari encerrou o dia com duas vitórias: a primeira foi obtida no GP da Itália, enquanto a segunda ocorreu no Lone Star Le Mans. No Circuito das Américas (COTA), em Austin, Texas, o 499P número 83 da AF Corse, compartilhado por Yifei Ye, Robert Shwartzman e Robert Kubica, garantiu o topo do pódio. O Ferrari #50 de Antonio Fuoco, Miguel Molina e Nicklas Nielsen que ganhou as 24 Horas de Le Mans de 2024, faturou o terceiro lugar no pódio.
Durante a classificação, a Ferrari já tinha realizado um grande trabalho nos Estados Unidos. O carro #51 da equipe emplacou a pole, com o #83 conseguindo o segundo lugar. O #50 foi o quinto colocado, demonstrando que a equipe tinha bastante potencial para fazer uma boa prova neste traçado.
O início das 6 Horas de COTA viu as Ferraris dominarem a frente do grid. Antonio Giovinazzi, no 499P #51, manteve a pole position, seguido de perto por Kubica no número #83 e Molina no número #50, que logo se posicionou em terceiro. O trio de Ferraris comandou os primeiros 90 minutos da corrida com um ritmo impressionante e uma estratégia impecável da equipe.
Entretanto, a sorte não estava ao lado do #51. Durante a segunda hora, uma colisão com o Peugeot #94 enquanto Giovinazzi ainda estava ao volante, causou danos significativos ao carro, obrigando-o a abandonar a prova devido a problemas no aro e no sistema de transmissão.
O piloto italiano se dirigiu aos boxes para fazer a troca de pilotos, mas o dano não permitiu que o carro retornasse ao traçado. O Ferrari #51 ainda não conta com vitórias nesta temporada do FIA WEC, o melhor resultado deste trio foi o pódio obtido em Le Mans, quando faturaram o terceiro lugar.
Apesar do revés do carro #51, as Ferraris #83 e #50 continuaram a brigar nas primeiras posições. A batalha se intensificou nas etapas finais da corrida, especialmente contra a Toyota #7, que foi penalizada com um drive-through a 45 minutos do final. Com uma performance sólida, Shwartzman foi encarregado de guiar o equipamento nas últimas horas de prova.
O israelense precisou enfrentar o Toyota #7, que já tinha ganhado muito espaço na prova com o crescimento de Nyck de Vries e a proximidade com Ye. Shwartzman enfrentou em pista o experiente Kamui Kobayashi, em um momento da prova que a Toyota tinha saltado para a liderança. Com a punição próximo ao final da prova, acometendo não apenas o Toyota #7, mas o Porsche Penske #6 por não respeitar o regime de bandeira amarela, abriu passagem para o Ferrari #83.
Os últimos dez minutos de corrida foi intensificado, Shwartzman passou a ser perseguido em pista, com Kobayshi tentando a ultrapassagem, mas cometeu um erro e viu a distância crescer novamente. O carro #83 ainda precisou se conter em pista, já que recebeu um alerta de limites de pista próximo da conclusão da prova. Evitando uma punição, mas ainda sendo extremamente forte na pista, o carro que usa a pintura Giallo Modena cruzou a linha de chegada na primeira posição.
Antonio Fuoco, após um desempenho brilhante de Nicklas Nielsen, garantiu o terceiro lugar no pódio, completando um dia de grande sucesso para a Ferrari no COTA.
O triunfo do 499P número #83 no Lone Star Le Mans não só marcou sua primeira vitória geral nas 6 Horas de COTA, mas também foi o quinto pódio da equipe nesta temporada. Com esta vitória, a Ferrari alcançou sua terceira conquista na classe Hypercar do FIA WEC, somando-se aos sucessos nas 24 Horas de Le Mans em 2023 e 2024.
LMGT3
Na classe LMGT3, o trio formado por Ian James, Daniel Mancinelli e Alex Riberas faturou a vitória na classe guiando o Aston Martin #27. A pole foi conquistada por eles e conseguiram converter esse grande resultado em uma vitória.
Os competidores fizeram uma prova bem segura, dominando a etapa enquanto batalhavam pela primeira posição.
Sarah Bovy foi mais uma vez espetacular na classificação guiando o carro da #85 da Iron Dames. As competidoras superaram o #55 da Ferrari, em um embate de Bovy com Fracois Heriau pelo segundo lugar. Quando a competidora assumiu o segundo lugar, tentou buscar o Aston Martin, mas James fez um bom trabalho de deixar uma certa distância para a adversária.
Foi na segunda parada realizada na LMGT3 que de fato o Aston Martin tomou distância. A prova seguiu e Rahel Frey travou uma batalha com o Corvette #81 guiado por Rui Andrade. Na curva 12, o suíço avançou por dentro e os dois se tocaram, gerando danos a traseira do Lamborghini Huracan. A competidora precisou ir para os boxes e abandonou a prova.
Com o #81 tendo poucos danos na carroceria seguiu na prova. Mais tarde com o lance analisado, a Iron Dames ainda recebeu uma punição pela colisão.
A segunda posição no pódio ficou com a Manthey PureRxcing, compartilhado por Klaus Bachler, Alex Malykhin e Joel Sturm. Fazendo um grande campeonato, o carro da Manthey EMA levou o terceiro lugar, com o trio formado por Richard Lietz, Morris Schuring e Yasser Shahin.
O Aston Martin #27 recebeu a bandeira quadriculada, declarando-o como o vencedor da prova, com mais de 20 segundos de vantagem para os Porsches que completaram o grid.
O WEC retorna entre os dias 13 e 15 de setembro para a preparação e duelo das 6 Horas de Fuji.
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