ColunistasPostW Series

W Series marca o seu retorno em Anglesey, com os testes de pré-temporada

A W Series está realizando a sua pré-temporada nesta semana, as atividades começaram no dia 17 de maio e vão até o dia 21. O local escolhido para os testes foi o Circuito de Anglesey, localizado no País de Gales.

Por conta dos desafios enfrentados pela pandemia de Covid-19, as restrições e o tempo de quarentena, a pré-temporada que estava agendada para ser realizada no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, não pode ser realizada por lá. A categoria revisou toda a sua programação e optou pelo Circuito de Anglesey, que certamente tem uma das vistas mais lindas.

A pandemia também afetou a categoria feminina: o segundo ano do campeonato não pode ser disputado em 2020, as atividades foram adiadas para 2021. Neste ano, o retorno às pistas, marca a W Series como categoria de suporte ao fim de semana da Fórmula 1, uma grande parceria para o segundo ano nas pistas.

Utilizar os circuitos em que a Fórmula 1 corre, assim como as categorias de acesso que são a base da F1, é muito enriquecedor para o futuro das mulheres – que vão ganhar ainda mais experiência, conhecimento e visibilidade no automobilismo.

Calendário 2021

Como a W Series nesta temporada vai acompanhar a Fórmula 1, e o evento principal sofreu algumas alterações, o calendário da categoria feminina, também mudou um pouco. Ele ainda conta com oito provas, mas a abertura será realizada no GP da Estíria e não no GP da França como foi inicialmente programado.

Após duas provas na Áustria, o próximo desafio ocorre no Circuito de Silverstone, na Inglaterra; elas ainda vão passar pela pista da Hungria, Spa-Francorchamps, Holanda, Estados Unidos e México.

Programação

26 de junho – GP da Estíria
3 de julho – GP da Áustria
17 de julho – GP da Inglaterra
31 de julho – GP da Hungria
28 de agosto – GP da Bélgica
4 de setembro – GP da Holanda
23 de outubro – GP dos Estados Unidos
30 de outubro GP do México

Catherine Bond Muir – Foto: reprodução W Series

“Estou muito feliz que a espera finalmente acabou e nossas pilotas estão de volta para a segunda temporada da W Series. Se você tivesse me dito quando Alice Powell ganhou nossa última corrida em Brands Hatch que eu teria que esperar 646 dias para ver nossos carros em pista novamente, eu não teria acreditado em você porque nossa primeira temporada foi um sucesso”, disse Catherine Bond Muir, CEO da W Series.

“O teste de pré-temporada desta semana é uma preparação essencial para os desafios que nossos pilotas enfrentarão nesta temporada e um lembrete de como a temporada será difícil. Sei que cada uma delas está adorando a perspectiva de assumir o volante de nossos carros e trazer a missão da W Series de volta à vida.”

O carro

Carros usados pela W Series – Foto: reprodução W Series

Assim como na temporada inaugural que ocorreu em 2019, as pilotas vão usar o Fórmula 3, Tatuus T-318 (Alfa Romeo). Ele foi aprimorando e atualizado para fornecer mais segurança e confiabilidade.

Os carros também receberam uma pintura especial, cores distintas que vão ajudar na identificação das pilotas na pista.

A W Series conta com os pneus da Hankook para equipar os seus carros, eles são fornecedores da categoria desde 2019. A linha é a Ventus Race o F200 para pista seca e o Z217 para pista molhada.

As pilotas

O campeonato de 2021 conta com 18 pilotas, Jamie Chadwick terá a oportunidade de defender o título. A categoria também conta com a brasileira Bruna Tomaselli.

Nos testes de pré-temporada, apenas Tasmin Pepper, pilota da África do Sul, não pode comparecer nas atividades, por conta das restrições de viagem. Mas os testes de pré-temporada, estão sendo acompanhados por outras três pilotas convidadas: Abbi Pulling, Gosia Rdest e Caitlin Wood.

A categoria não está divulgando os tempos registrados na pista, mas elas vão lidar com oito horas de atividades diárias, com o intuito de prepará-las para a temporada que logo terá início. É o momento para as novas pilotas conhecerem mais sobre o carro e os pneus.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo