Nesta sexta-feira (16) as pilotas da W Series disputaram a classificação em Silverstone, estabelecendo o grid para o GP da Inglaterra que será disputado neste sábado. A pilota britânica Alice Powell cravou a segunda pole da temporada depois de anotar 1m57s235.
A pole foi muito disputada, principalmente com Jamie Chadwick entrando na disputa. Mas a pilota da Veloce Racing foi superada nos últimos minutos de atividade, onde Fabienne Wohlwend entrou na disputa pela ponta.
Powell garantiu a pole estabelecendo os dois primeiros melhores setores da pista. A disputa neste sábado promete ser intensa, principalmente com duas britânicas entre as três primeiras posições. Correndo em casa, elas certamente querem muito a vitória. Alice Powell é a atual terceira colocada do campeonato, contando com 29 pontos, enquanto Jamie Chadwick lidera com 33 pontos. Sarah Moore, outra pilota britânica que está ocupando a segunda posição do campeonato com 30 pontos, vai largar da sétima posição.
A brasileira Bruna Tomaselli larga da décima quinta posição, ela até disputou as primeiras posições no início da sessão, mas quando os tempos começaram a cair, ela ficou abaixo do Top-10. Tomaselli teve uma excelente prova na Áustria e está focada em aprender mais neste circuito.
Saiba como foi a Classificação da W Series
The sun is out and shining.☀️ We can’t wait to see who comes out on .#WSeriesSilverstone #WSeries #F1 pic.twitter.com/lZeX6HBty3
— W Series (@WSeriesRacing) July 16, 2021
Como sempre ocorre, as pilotas foram liberadas para a pista para participar de uma sessão de 30 minutos, completando as suas voltas rápidas e melhorando os seus tempos giro após giro. Correndo em casa, Jamie Chadwick anotou 1m59s336, liderando a atividade momentaneamente.
Bruna Tomaselli que ocupava a décima quinta posição, saltou para o primeiro lugar quando anotou 1m59s028, no entanto, pouco depois Emma Kimilainen cravou 1m58s875, enquanto Jamie Chadwick voltou para a ponta com 1m58s562.
Uma das características dos pneus usados pela W Series é a sua duração e evolução dos pneus volta após volta. Desta forma os tempos vão caindo com mais voltas completadas na pista.
Restando 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Chadwick, Kimilainen, Tomaselli, Moore, Koyama, Wohlwend, B. Garcia, Piria, Agren e Hawkins.
As posições seguiam se alternando, mas Chadwick era o destaque justamente por estar mantendo a liderança da atividade. A britânica tinha 1m58s286, enquanto apenas Kimilainen estava na mesma faixa de 1m58s.
Nos últimos treze minutos de atividade, outra britânica assumiu a liderança da atividade, foi a vez de Alice Powell anotar 1m57s831, superando Chadwick por 0s455, depois de completar a sua sexta volta no circuito.
Adentrando nos últimos dez minutos as dez primeiras eram: Powell, Visser, Wohlwend, Kimilainen, Pulling, Chadwick, Moore, Hawkins, B. Garcia e M. Garcia. Os tempos seguiram em evolução. Bruna Tomaselli era a décima quinta colocada.
Powell permanecia na ponta com 1m57s645, enquanto apenas Wohlwend e Visser tinham completado voltas em 1m57s. Powell seguiu forçando o carro e melhorou o seu tempo para 1m57s599, depois de melhorar nos dois primeiros setores da pista.
Ainda nos últimos quatro minutos, era difícil dizer quem ficaria com a pole, pois Wohlwend superou Powell por 0s002, mas Powell apareceu pouco depois melhorando os dois primeiros setores para cravar 1m57s235, destronando a pilota de Liechtenstein.
Com o cronometro zerado, Powell garantiu a pole, com Wohlwend confirmando a segunda posição enquanto Chadwick era a terceira colocada. A brasileira Bruna Tomaselli se confirmou na décima quinta posição. É a segunda pole de Powell na temporada.
!
1️⃣POW 1:57.235
2️⃣WOH + 0.362
3️⃣CHA + 0.525Bring on race day tomorrow. #WSeriesSilverstone #WSeries #F1 pic.twitter.com/4gVEy6g8nw
— W Series (@WSeriesRacing) July 16, 2021
W Series – Grã-Bretanha – Etapa 3 – Quali 🏁
POLE: Alice Powell 🇬🇧
P15 @brunatomaselli 🇧🇷
Corrida, amanhã: 9:25#WSeriesSilverstone 🇬🇧 #WSeries #Quali #Silverstone pic.twitter.com/aYYXy4gbNG
— Ale Ranieri 🏁 🇧🇷 (@aleranieri) July 16, 2021