ColunistasFórmula 1

Vettel supera Hamilton, Riccardo forte e Stroll é injustiçado no FP2 em Mônaco

Na segunda sessão de treinos realizada em Mônaco foi surpreendente ver os carros da Toro Rosso guiados por Daniil Kvyat e Carlos Sainz liderando o treino, a dupla andava com pneus ultramacios (faixa roxa) e Kvyat registrava 1:13:331, com um tempo abaixo do feito por Lewis Hamilton no primeiro treino do dia e Sainz marcava 1:13:707.
 
A Renaut e Sauber conseguiam resolver os problemas de câmbio do carro de Nico Hulkenberg e Marcus Ericsson e os dois conseguiam marcar tempo dessa vez. Os pilotos passavam muito próximo do guar-rail e o sueco acabava tocando na estrutura. Dessa vez foi a Renaut de Jolyon Palmer que apresentou problemas, mas eram no motor, o mesmo até conseguiu registrar tempo e ao termino da sessão aparecia na décima oitava posição, na frete dos dois carros da Sauber. 
 
Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen foram para a pista com os pneus supermacios (faixa vermelha) e ficavam atrás dos carros da Red Bull Racing, os tempos da equipe só melhoraram quando trocaram para os compostos ultramacios. Na sétima volta do seu pneu, Raikkonen registrava 1:13:283 e ficava com a segunda posição, Ricciardo liderava com 1:13:280. Vettel foi assumir a ponta na terceira volta com o seu composto, marcando 1:12:759 e abaixando ainda mais os tempos obtidos no primeiro treino. Ainda não satisfeito o piloto da Ferrari fez 1:12:720.
 
A Mercedes estava em um ritmo de corrida diferente, aproveitando para investir na simulação de corrida com os compostos ultramacios. Era possível ver os carros da McLaren andando na frente da Williams e Stoffel Vandoorne ainda estava na frente de Jenson Button. 
 
A situação na Williams já não era muito boa e o carro não apresentava nenhuma melhora e como  as coisas ainda podem piorar mais um pouco, Lance Stoll acabou batendo o carro da equipe, destruindo a lateral direita dele, faltando um pouco mais de meia hora para o termino da sessão. A batida aconteceu na entrada da curva do Cassino, a direção de prova até acionou o safety car virtual, mas foi preciso uma bandeira vermelha para a remoção do carro e limpeza da pista.
 

Na meia hora final as equipes trabalharam em ritmo de corrida e as posições obtidas pelos primeiros colocados não foram alteradas, Sebastian Vettel era o lider, Daniel Ricciardo segundo e Raikkonen terceiro. Os carros da Toro Rosso foram o grande destaque do dia e ficaram com a quarta e quinta posição e Max Verstappen da Red Bull Racing aparecia em sexto. Felipe Massa não conseguiu evoluir com o seu carro e se manteve na décima terceira posição, ainda com os carros da McLaren na sua frente. 
 
 
Lewis Hamilton em entrevista para a TV inglesa Sky Sports disse que a equipe vai verificar os motivos para o carro não estar se comportando bem com os pneus ultramacios e os mais velozes do final de semana. Hamilton diz estar enfrentando problemas com os compostos, mas essa não é a primeira corrida do ano em que isso acontece e nos treinos livres realizados pós GP do Bahrain, a equipe já vinha investigando as causas. Desta vez Sebastian Vettel conseguiu evoluir com os pneus e na terceira volta já conseguia obter um aquecimento bom, capaz de melhorar os seu tempo, mas Kimi Raikkonen demorou um pouco mais. As  reclamações de Hamilton são válidas mas temos que levar em conta que o desempenho dele nesse segundo treino não pode ser extremamente escancarado já que a equipe optou por fazer simulação de corrida durante toda a sessão. 
 
Parece que a aerodinâmica e as enumeras mudanças realizadas no carro da Red Bull estão surtindo algum efeito, pelo menos em Mônaco onde o foco principal não é na velocidade do carro mas sim em como aerodinâmica trabalha. Ricciardo foi bem ano passado, mas forá prejudicado com as estratégias da equipe, chegando em segundo lugar, mas vale lembrar que a pole foi marcada por ele no ano anterior. Mesmo com o sexto lugar de Max Verstappen nesse segundo treino, vale a pena ficar de olho nos carros da equipe durante o terceiro treino livre e talvez alimentar esperanças para um disputa pela ponta tanto na classificação quanto na corrida. 
 
O FP3 acontece no sábado as 6 horas da manhã (horário de Brasilia), já que a sexta-feira em Mônaco preenche as agendas dos pilotos com outros eventos.
 

 
Fonte: @F1
Fonte: @F1
Fonte: @F1
Fonte: @F1
Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo