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Vestappen supera Piastri e estabelece a pole para a prova Sprint na Bélgica

Max Verstappen exibe mais uma vez a força da Red Bull e estabelece a melhor marca na Sprint

A classificação da Sprint na Bélgica, foi semelhante a sessão que definiu o grid de largada da Corrida Principal. A pista foi evoluindo rapidamente, por conta da espera que aconteceu no início da atividade para a liberação da pista.

Max Verstappen conquistou a segunda pole do fim de semana, registrando 1m49s056 com os pneus macios. Oscar Piastri ficou perto de conquistar a primeira posição, mas foi superado pelo holandês em 0s011. Carlos Sainz colocou a Ferrari na terceira posição, com a marca de 1m49s081, próximo do líder da atividade.

A McLaren começou a classificação um pouco apagados, mas reagiram durante o SQ3, Lando Norris foi o quinto colocado, encerrando a atividade atrás de Charles Leclerc. A dupla da Alpine chegou ao final da classificação, com Pierre Gasly ocupando o sexto lugar, enquanto Esteban Ocon foi o nono colocado. A batida de Lance Stroll no final do SQ2, colaborou para o avanço do time francês, enquanto a dupla da Aston Martin foi eliminada.

Lewis Hamilton foi o sétimo colocado, depois de ser parcialmente atrapalhado pelo companheiro de equipe. Sergio Pérez fechou a sessão no oitavo lugar, já que abriu a sua última volta rápida no circuito no momento errado. George Russell completou o Top-10, ficando com a décima posição.

Por conta do atraso para o início da classificação, a Fórmula 1 retorna as 12h05 (pelo horário de Brasília), para a realização da prova Sprint. A chuva é esperada para essa atividade.

Saiba como foi a Sprint Shootout

Por conta da chuva que caia no circuito de Spa-Francorchamps, a regra de utilizar os pneus médios novos durante o Q1 e Q2, além dos pneus macios novos no Q3 não pode ser reguida. Os times foram liberados para trabalhar com os pneus de chuva, pois a pista foi declarada como molhada.

Essa era a situação dos pneus de chuva de cada um dos competidores.

O início da sessão foi atrasado em cerca de 35 minutos, aguardando melhores condições de pista, algo semelhante com o que aconteceu na classificação da sexta-feira. A temperatura na pista estava na casa dos 18°C, com 16°C no ambiente.

SQ1

Com o início da classificação se aproximando, os pilotos da Mercedes se dirigiram para o pit-lane, aguardando a liberação da pista. Outros competidores também seguiram para a saída dos boxes. Os pilotos apostavam nos pneus intermediários, parte do grid com compostos usados, para esse começo da sessão.

O spray novamente fazia parte da atividade, com a passagem dos carros pelo traçado. Lewis Hamilton abriu a tabela de tempos com a marca de 2m02s297, com mais de 1s135 para Valtteri Bottas. Não demorou muito para Oscar Piastri surgir na ponta com a marca de 2m01s311, mas a pista tinha potencial de evolução e com isso os tempos foram cainso. Verstappen não demorou para anotar 2m00s352.

Restando quatro minutos para o final, foi a vez de Sainz saltar para a ponta com o tempo de 1m59s981. A dupla da Haas foi o time que levou mais tempo para estabelecer uma volta no cronômetro.

Com apenas 2m25s para o final, estavam na zona de eliminação: Norris, Stroll, Sargeant, Magnussen e Hülkenberg. Após o cronômetro zerar, alguns pilotos ainda estavam completando as suas voltas. Alexander Albon surpreendeu ao saltar para a segunda posição, com o tempo de 1m59s198.

Verstappen se estabelecia na ponta com segurança, anotando 1m58s135. Mesmo com um jogo de pneus intermediários novos, a dupla da Haas não conseguiu um bom tempo para avançar para o SQ2. A Haas errou no momento de liberar Hülkenberg e o piloto não conseguiu abrir uma volta rápida, assumindo que vai começar a prova Sprint da última posição.

Destaque para Logan Sargeant e Alexander Albon que avançaram para o SQ2. O desempenho da dupla da McLaren foi bem apagado nesse início de sessão classificatória, depois que a pista foi avançando.

Eliminados

16) Yuki Tsunoda – 2m00s568
17) Valtteri Bottas – 2m00s951
18) Kevin Magnussen – 2m01s079
19) Zhou Guanyu – 2m01s430
20) Nico Hülkenberg – Sem tempo

SQ2

No início da segunda fase da classificação, os pilotos foram retornando ao traçado com os pneus intermediários. Sem chuva prevista para os próximos minutos, o circuito estava em melhores condições.

Ricciardo abriu a tabela de tempos do SQ2, com o tempo de 1m57s687, o australiano representava a AlphaTauri, já que Tsunoda foi eliminado. Norris completou a volta à frente de Ricciardo com o tempo de 1m56s828. Um trilho seco se formava pelo traçado, fazendo os pilotos buscar um trilho mais molhado para resfriar os pneus. Sargeant rodou, mas conseguiu retornar para o traçado.

Ao completar a sua volta, Hamilton surgiu na ponta com a marca de 1m55s823, mas na sequência Verstappen obteve 1m55s200. Lance Stroll foi selecionado pela Aston Martin, para instalar os pneus médios, mas a pista ainda estava parcialmente molhada em alguns pontos.

Quando restavam apenas 29 segundos para o final do SQ2, Lance Stroll perdeu o carro na curva 10, pois a pista estava muito molhada naquele ponto e o acidente foi inevitável. O regime de bandeira vermelha foi instaurado, imediatamente.

A batida do canadense atrapalhou, diversos pilotos, como o próprio Fernando Alonso que não conseguiu fechar uma volta rápida.

Eliminados

11) Daniel Ricciardo – 1m57s687
12) Alexander Albon – Sem Tempo
13) Logan Sargeant – Sem Tempo
14) Lance Stroll – Sem Tempo – bateu
15) Fernando Alonso – Sem Tempo

SQ3

Com o início da terceira parte da classificação, os pilotos foram enviados para o traçado com os pneus macios, novos. Lando Norris cravou 1m51s546, mas foi superado por Hamilton que anotou 1m51s198, seguido por Verstappen que anotou 1m51s286.

Quando a primeira volta rápida foi estabelecida, a sequência era: Hamilton, Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Sainz, Russell, Pérez, Gasly e Ocon. Restavam apenas dois minutos para tentar abrir mais uma volta rápida, antes do encerramento da sessão.

Antes do cronômetro zerar, Pérez anotou 1m50s303, mas o piloto mexicano se deparou com o trânsito no final do traçado, com os pilotos se preparando para abrir mais uma volta rápida. Gasly surpreendeu ao surgiu na ponta com 1m49s700, mas os tempos foram cada vez mais.

Verstappen estabeleceu 1m49s056, superando a marca de 1m49s067 obtida por Piastri, separados por apenas 0s011. Sainz ocupou a terceira posição, acompanhado por Leclerc. Norris ficou com a quinta posição, com Gasly em sexto, acompanhado por Hamilton, Pérez, Ocon e Russell. O piloto dono do carro #63 abortou mais uma volta no circuito, se dirigindo para os boxes.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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