Após o encerramento do GP do Azerbaijão, Max Verstappen, Nico Hülkenberg, Pierre Gasly e Esteban Ocon foram investigados por ultrapassagem em regime de Virtual Safety Car.
A neutralização da corrida aconteceu pouco depois do incidente entre Sergio Pérez e Carlos Sainz e perdurou como um aviso para os competidores até o final da bandeirada.
Com a corrida encerrada, os pilotos trocaram posições, o que foi motivo para os comissários instaurarem uma investigação após a corrida. O regulamento aponta que ultrapassagens não são permitidas em momentos de neutralização, podem ocorrer apenas “a menos que isso aconteça em relação à entrada ou saída do pit-lane ou se o carro rival ‘diminuir a velocidade devido a um problema óbvio’.
Os quatro pilotos foram ouvidos depois da corrida, embora não tenha gerado uma punição, os pilotos receberam uma reprimenda.
No documento divulgado depois da corrida, os comissários disseram: “O piloto foi lembrado de que embora não ultrapassar após bandeira quadriculada não seja incomum, é proibido no caso de bandeiras amarelas, procedimentos de Safety Car ou Safety Car Virtual.”
“Embora os pilotos estivessem cientes de onde o incidente aconteceu, não poderiam saber se o equipamento de emergência ou os fiscais estavam sendo direcionados para a pista e, portanto, devem prosseguir com cautela.”
“Os comissários estão cientes de que isso aconteceu no início desta temporada e não foi percebido na época. Portanto, estamos alertando o piloto em questão, juntamente com todos os outros competidores. Outras violações podem incorrer em penalidades significativas.”
A advertência foi a mesma para os quatro pilotos analisados no final da prova.
No GP da China, Daniel Ricciardo recebeu uma penalidade de 10 segundos, convertida na perda de três posições no grid da prova seguinte – pois não terminou a corrida – por ultrapassar Nico Hülkenberg em Safety Car, mas a punição foi aplicada por uma atitude enquanto a corrida ainda estava acontecendo. Os pilotos neste GP do Azerbaijão ficaram apenas com uma reprimenda.
Vestappen tinha parado nos boxes na volta 50 para instalar os pneus macios e tentar o ponto da volta rápida, mas com a presença do Virtual Safety Car, o piloto ficou impedido de melhorar a sua marca de corrida.
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