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Verstappen supera Piastri e sobra ao longo do GP da Emilia-Romagna para vencer em Ímola

Depois da largada, Verstappen ocupa a primeira posição e deixa McLaren se resolver com as suas escolhas estratégicas

A corrida em Ímola neste domingo (18) foi bem agitada, mas apesar das duas neutralizações que aconteceram na corrida, Max Verstappen não perdeu a ponta e fez uma prova tranquila na liderança. O piloto da Red Bull cruzou a linha de chegada com mais de 6 segundos de vantagem para Lando Norris.

Com a Red Bull celebrando 400 GPs, o neerlandês trouxe uma vitória maiúscula, superando as adversidades do fim de semana.

A McLaren tentou reagir, mas com as mudanças de estratégia que aconteceram no meio do caminho, o time não soube lidar muito bem, para dar condições mais favoráveis para os seus pilotos. Norris terminou a sessão na segunda posição, acompanhado por Oscar Piastri em terceiro.

Depois de uma classificação difícil para a Ferrari, o time optou por dividir as estratégias entre Lewis Hamilton e Charles Leclerc, dessa forma o heptacampeão mundial conseguiu faturar a quarta posição, enquanto o monegasco ficou com o sexto lugar.

Alexander Albon tentou brigar por um pódio neste domingo, mas as mudanças repentinas da corrida, dificultaram o trabalho do tailandês. Ao final da prova ele ainda foi lançado para fora da pista, por conta de um duelo com Leclerc, mas ainda conseguiu a quinta posição, pois a Ferrari forçou o seu piloto devolver a posição, na tentativa de evitar uma punição depois do término da prova.

George Russell começou o domingo lutando por um pódio, mas a escolha da Mercedes de parar muito cedo, combinado aos problemas de degradação dos seus compostos, prejudicaram a corrida do britânico. Russell precisou se contentar com o sétimo lugar, depois de alguns eventos duelando entre os primeiros colocados.

Carlos Sainz ficou com a oitava posição, levando mais alguns pontos para a Williams. Isack Hadjar com a Racing Bulls foi o nono colocado. Yuki Tsunoda que bateu na classificação e começou a corrida do pit-lane, ficou com a décima posição, coneguindo mais um pontinho no seu nome, depois de vários pilotos figurarem na mesma posição que o japonês, aciando por esse resultado.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana para a realização do GP de Mônaco.

Saiba como foi o GP da Emilia-Romagna

No dia anterior, Oscar Piastri conquistou a pole, no entanto, Max Verstappen garantiu a chance de estar ao lado do australiano. George Russell conseguiu superar Lando Norris, para começar a prova da terceira posição.

A maior surpresa da classificação, foi o resultado obtido pela Aston Martin que conseguiu superar os pilotos da Ferrari para participar do Q3. Fernando Alonso conseguiu encaixar um dos carros da equipe na quinta posição, com Lance Stroll em oitavo.

Infelizmente, o desempenho ruim das Ferraris, demonstrado ao longo de todo o fim de semana, fez com que Charles Leclerc e Lewis Hamilton iniciassem a corrida apenas em 11° e 12° lugar, respectivamente.

Começaram com os pneus duros, apenas, Lewis Hamilton, Antonelli, Hülkenberg, Bearman e Tsunoda. A Ferrari optou por dividir as estratégias entre seus dois pilotos, com o monegasco recebendo os pneus médios, como os dez primeiros colocados.

Com a largada autorizada, Piastri saltou na ponta, enquanto Russell e Verstappen brigaram pela segunda posição. Segundos depois o piloto neerlandês saltou para a ponta, surpreendendo o competidor da McLaren. Leclerc superou Hadjar para ocupar a décima posição, enquanto Antonelli conseguiu a posição de Hamilton.

No final do grid aconteceram alguns duelos e Colapinto perdeu duas posições, caindo para o 18° lugar, guerreando com Bearman logo na sequência.

Após o encerramento do primeiro giro, Ocon saltou aos boxes e instalou os pneus duros, retornando para a pista atrás e Yuki Tsunoda. Verstappen na liderança já conseguia mais de 1s3 de distância para Piastri, evitando que o adversário tivesse a chance de utilizar o DRS na única parte liberada do circuito.

No terceiro giro, Gasly que batalhava com Leclerc, perdeu a mão do carro e extravasou os limites de pista, passando pela brita. Com isso o francês caiu para o 14° lugar, logo atrás de Bortoleto. Se os líderes evitavam algum ataque, grande parte dos pilotos atrás de Norris estavam todos separados por menos de um segundo, fazendo o uso do DRS.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Russell, Norris, Alonso, Sainz, Albon, Stroll, Leclerc e Hadjar. Hamilton ocupava a 12ª posição, ainda travando um duelo com Antonelli, na busca de recuperar a posição perdida para o italiano.

Mesmo com a corrida avançando, a dupla da Aston Martin conseguia sustentar as posições, mesmo com Alonso lidando com as investidas de Carlos Sainz.

Norris ameaçava uma ultrapassagem para cima de Russell, mas com o piloto da McLaren, estavam juntos Alono, Sainz e Albon, esperando uma reação de Norris.

No início da 11ª volta, a Ferrari recebeu Leclerc os boxes para fazer a substituição dos pneus médios, o mesmo aconteceu com Lawson. Lá na ponta, Norris superou Russell, sem precisar do DRS, para deixar o brtiânico da Mercedes lutar com Alonso.

No giro seguinte, Russell foi para os boxes, assim como Sainz, os competidores foram devolvidos logo atrás de Leclerc que já tinha substituído os pneus. Os pits ficavam movimentados, pois logo depois foi a vez de Alonso e Bortoleto trocarem os seus pneus, até o momento, todos os pilotos que começaram a corrida usando os pneus médios.

A McLaren optou por trocar os pneus de Piastri, antes de Verstappen. O australiano foi devolvido para a pista na 12ª posição, aguardando a movimentação dos outros competidores.

Adentrando na volta 16, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Albon, Hadjar, Antonelli, Hamilton, Hülkenberg, Colapinto, Bearman e Tsunoda. Logo atrás dessa turma, estava Piastri preso no trânsito, tentando ultrapassar o japonês da Red Bull. Os pilotos do top-10 estavam com os pneus do início da corrida.

Sem conseguir atrasar Piastri, rapidamente o australiano entrou no Top-10. O piloto da McLaren então iniciaria a aproximação em Bearman.

Neste momento da corrida, a Red Bull, assim como a McLaren, tinham o objetivo de andar mais tempo com a pista livre, alongando a permanência na pista. Verstappen permanecia na liderança, com Norris tentando quebrar os mais de dez segundos que separavam o competidor.

Foi apenas na volta 24 que Colapinto abandonou a utilização dos pneus médios. No revés dessa troca de pneus, foi o argentino retornar na última posição. No giro seguinte, Russell superou Tsunoda para ocupar a 11ª posição. O japonês seguia firme com os pneus da largada, no meio de tantos competidores que já tinham trocado os seus pneus.

No 27° giro, Piastri se livrou de Antonelli e já ocupava a 5ª posição. O próximo ataque do australiano foi em Hadjar e se livrou rapidamente do francês.

Duas voltas depois, Norris foi aos boxes substituir os pneus. No entanto, logo após a troca de pneus do britânico, o Virtual Safety Car surgiu na pista, pois Esteban Ocon ficou parado na pista.

Na volta 30, Verstappen, Albon, Hadjar, Antonelli, Hamilton, Leclerc, Hülkenberg, Russell, Bearman, Tsunoda, Sainz, Gasly, Lawson e Bortoleto substituíram os pneus. Desta forma, a Ferrari fez a segunda troca de pneus com Leclerc, assim como Russell, Sainz, Gasly, Lawson e Bortoleto.

A McLaren só fez a segunda troca de pneus na volta 31, retornando logo atrás de Albon, na busca por retornar ao top-3. A troca de Piastri foi no limite para o término do Virtual Safety Car. Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Albon, Piastri, Hadjar, Antonelli, Hamilton, Alonso, Leclerc e Stroll.

Bearman desistiu de usar os pneus médios e voltou aos compostos duros, quando a corrida já tinha retomado o seu ritmo normal.

Pouco depois, Hamilton conseguiu se livrar de Antonelli, em uma briga que era travada desde o início da prova, pois os competidores estavam na mesma estratégia. Um pouco mais atrás, Russell retornou ao top-10, com a ultrapassagem feita em Stroll.

Na volta 38, Leclerc ultrapassou Antonelli para ocupar o sétimo lugar. O monegasco então iniciou a aproximação em Hadjar. Hülkenberg por sua vez, pressionava Alonso, na busca de tirar o único ponto que o espanhol estava tentando levar para casa. Na sequência a ultrapassagem foi concluída.

Com o início da volta 40, Piastri assumiu a 3ª posição, retirando a Williams do pódio. Alonso também perdeu a posição para Sainz, sendo empurrado para o 12° lugar. Instantes depois Leclerc fez a manobra para cima de Hadjar, ficando logo atrás de Hamilton.

Na volta 43, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Piastri, Albon, Hamilton, Leclerc, Hadjar, Antonelli, Russell e Sainz. Existia um duelo intenso pela 10ª posição, com Sainz conseguindo a ultrapassagem em Hülkeberg para levar mais um pontinho para a Williams, enquanto Albon era o 4° colocado.

Três voltas depois, foi a vez do carro de Antonelli apagar completamente e a direção de prova optou pela liberação do Safety Car. Verstappen e Norris pararam, assim como Hamilton e Hadjar. No fim do grid, também pararam Alonso, Stroll, Colapinto e Bortoleto. A Ferrari não fez mais uma troca com Leclerc, por não contar com pneus – além dos macios para o monegasco.

No giro 49, os dez primeiros eram: Verstappen, Piastri, Norris, Albon, Russell, Hamilton, Sainz, Hadjar e Hülk. A questão é que Bearman ainda estava posicionado atrás de Verstappen. Neste momento da corrida, Piastri, Leclerc, Russell e Sainz estavam com pneus mais velhos do que os dos adversários.

O Safety Car deixou a pista quando restavam nove voltas para o final. Verstappen controlou a relargada se mantendo na liderança. Leclerc tentou algumas investidas em Norris, para evitar os ataques de Albon, por conta da diferença dos seus pneus.

Hülk tomou o x’s e com isso foi superado por Tsunoda, que então ocupava a 10ª posição.

A diferença de pneus era nítida, Verstappen já contava com mais de 3s4 de vantagem para Piastri, enquanto o australiano impedia uma ultrapassagem do companheiro de equipe. Pouco depois, Hamilton se livrou de Russell, também por conta da diferença de voltas dos pneus duros.

Foi apenas na volta 58, que Norris se tornou o segundo colocado, mas 5s2 era a distância que o piloto britânico tinha para o neerlandês.

Na volta 60, Leclerc atacou Albon e o piloto da Williams foi mandado para fora da pista na curva 3. Com isso, o piloto tailandês também perdeu a posição para Hamilton. Pouco depois, foi a vez do heptacampeão da Ferrari superar Leclerc e se tornar o 4° colocado. Albon e o monegasco tentavam se resolver em pista.

Verstappen recebeu a bandeirada na liderança com mais de 6s4 de vantagem para Norris. Piastri completou o pódio. Leclerc foi instruído para ceder a posição para Albon e evitar uma punição por empurrar o adversário para fora da pista.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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