Max Verstappen fechou o TL1 na liderança, está é a primeira vez que a Fórmula 1 pisa no Catar para uma competição. Nesta manhã de sexta-feira (19), os pilotos conheceram Losail e partiram para o reconhecimento da pista, explorando cada curva na busca para encaixar a volta perfeita.
O holandês foi um destaque na atividade por ter melhorado o seu tempo diversas vezes, mas não podemos ignorar o fato de Pierre Gasly ter feito o mesmo. O francês terminou a atividade na segunda posição, superando a dupla da Mercedes – onde Valtteri Bottas fechou no terceiro lugar.
Lewis Hamilton deixou claro que ainda não mostrou tudo o que a Mercedes pode fazer no traçado, além disso a tendência é que o desempenho deles melhore nas próximas sessões, pois os times costumam usar um motor menos potente na sexta-feira, por ser uma unidade de potência que já foi muito utilizada.
Yuki Tsunoda confirmou mais uma vez o bom trabalho da AlphaTauri, o japonês ficou com a quinta posição. Novamente a dupla da Ferrari volta a atacar no Top-10, Carlos Sainz ficou em sexto, enquanto Charles Leclerc foi o sétimo colocado.
Sergio Pérez tentou ficar nas primeiras posições, mas foi empurrado para o oitavo lugar, acompanhado por Esteban Ocon e Lando Norris da McLaren.
A Fórmula 1 retorna às 11h pelo horário de Brasília para a realização do TL2.
Saiba como foi o TL1 no Catar
Dias após o GP de São Paulo, a Fórmula 1 desembarcou no Catar para a realização de outro GP. Neste fim de semana a categoria retorna ao seu formato convencional de fim de semana. Quando os carros começaram a ser liberados a temperatura na pista estava na casa dos 42°C, com 29°C no ambiente.
Kimi Raikkonen foi o primeiro a ser liberado para o traçado, depois de completar a sua primeira volta ele anotou 1m29s063 de compostos médios. Como grande parte dos pilotos não conhece o traçado, eles foram liberados para fazer um reconhecimento do traçado.
Na primeira passagem pelo cronometro Max Verstappen cravou 1m26s829, o piloto da Red Bull estava com os pneus duros. Lewis Hamilton reclamou da potência do motor, falando que ela não estava adequada, mas o inglês permaneceu no circuito e cravou 1m26s434 com os pneus duros instalados.Lembrando que na sexta-feira os times costumam usar um motor mais rodado e só trabalhar com a melhor unidade de potência apartir do sábado.
Com mais de 10 minutos de atividade, todos os pilotos estavam pelo traçado e tinham tempo aferido. Alguns pilotos aproveitavam o trânsito no circuito para treinar pegar o vácuo e melhorar o seu tempo.
Neste início da atividade, Max Verstappen permanecia na liderança depois de ter cravado 1m24s998. Em algumas escapadas de pista e dentro do pit-lane foi possível ver a areia levantar-se com a passagem dos carros.
Pierre Gasly estava fazendo um bom trabalho, o francês liderou a atividade momentaneamente, mas tinha encaixado o carro da AlphaTauri na quarta posição com 1m25s476, separado por apenas 0s478 do holandês da Red Bull.
Com 20 minutos de atividade os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Bottas, Hamilton, Gasly, Leclerc, Ocon, Ricciardo, Sainz e Tsunoda. A pista começou a ficar mais vazia pois os pilotos estavam retornando para os boxes para fazer os ajustes necessários antes de retornar ao circuito. Verstappen permanecia na liderança mas melhorou o seu tempo para 1m24s855. Na AlphaTauri com o carro de Gasly a equipe começou a fazer ajustes na suspensão dianteira, a McLaren tinha que verificar uma parte o assoalho pois Norris passou por uma zebra e um pedaço do carro se soltou.
The times are coming down significantly as the drivers start to get used to the new surroundings
Max Verstappen tops the leaderboard so far in FP1 with a 1:24.855 🚀#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/eEGiUI0XC6
— Formula 1 (@F1) November 19, 2021
Sebastian Vettel foi devolvido para o circuito com os pneus macios instalados, anotando 1m25s328, o piloto que estava na décima terceira posição subiu para o quinto lugar. Com os pilotos sendo devolvidos com os pneus macios instalados, tivemos uma sequência de voltas rápidas. Yuki Tsunoda saltou para a primeira posição anotando 1m24s648, mas instantes depois foi a vez de Valtteri Bottas cravar 1m24s194.
Cinco curvas estão com a regra dos limites de pista, são elas: 4, 12, 13, 14 e 16. Os pilotos estavam excedendo os limites em outras curvas e até estavam comportados, pois com 40 minutos de atividade nenhum tempo fora deletado.
Max Verstappen melhorou ainda mais o seu tempo, cravando 1m23s723. Hamilton abortou uma volta, mas era o terceiro colocado com 1m24s509.
Restando 15 minutos para o encerramento da atividade, os dez primeiros eram: Verstappen, Bottas, Hamilton, Tsunoda, Leclerc, Norris, Sainz, Ricciardo, Vettel e Gasly.
A AlphaTauri seguiu mostrando muita força e fazendo uma sessão animadora. Pierre Gasly ficou com a quinta posição anotando 1m24s836 de pneus macios, Sergio Pérez era o sexto colocado com 1m24s915, para abandonar o décimo primeiro lugar.
Nos últimos dois minutos Mick Schumacher espalhou entre a curva 7 e 8, onde acabou passando pela brita e sujando um pouco o traçado. Um pedaço de carro ficou espalhado na reta principal, provocando outra bandeira amarela localizada.
Os pilotos ainda estão descobrindo a pista, preparando os carros e tentando compreender o circuito. A direção de prova está avaliando os limites de pista para as próximas sessões.
CLASSIFICATION: FP1 @Max33Verstappen flexing his muscles early on in Round 20 to top the timesheets 👀⏱️#QatarGP 🇶🇦 #F1 pic.twitter.com/sL33pZIIkN
— Formula 1 (@F1) November 19, 2021