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Verstappen e Norris batem, enquanto vitória do GP da Áustria sobra para George Russell

Sem vencer desde o GP de São Paulo de 2022, Mercedes e Russell aproveitam azar dos adversários para consolidar bom resultado na Áustria

A vitória do GP da Áustria caiu no colo de George Russell neste domingo (30), o britânico só precisou controlar o carro e o ritmo até a linha de chegada, para obter o melhor resultado da Mercedes desde o GP de São Paulo de 2022.

Max Verstappen e Lando Norris tiveram um duelo pela vitória, após a segunda rodada de pit-stops. O holandês enfrentar um problema na troca de pneus, além de cometer um erro quando voltou ao traçado. O piloto da McLaren colou em Verstappen para ter a chance de brigar pela primeira posição; ambos travaram uma disputa forte que resultou em um toque.

Os dois competidores ficaram com os pneus furados e se arrastaram até os boxes. Verstappen foi devolvido para a pista em quinto lugar e seguiu ali até a conclusão da prova. Verstappen recebeu uma punição pelo toque com Norris, mas os dez segundos não surtiram nenhum efeito, por conta da distância que existia para o piloto da Haas. Norris, por outro lado, abandonou a prova, tendo uma consequência muito pior. O carro do piloto da McLaren, além do pneu furado, ficou com o assoalho danificado, assim como a asa dianteira.

Por conta do embate entre esses pilotos, Russell que era o terceiro colocado foi beneficiado e saltou para a ponta. Oscar Piastri que brigou intensamente com a Mercedes, conquistou o segundo lugar em uma ultrapassagem decisiva em Carlos Sainz.

O espanhol precisou se contentar com o terceiro lugar, após uma corrida movimentada e que também gerou um embate de Sainz com Lewis Hamilton. O inglês da Mercedes foi o quarto colocado, com Verstappen em quinto.

Nico Hülkenberg assumiu o sexto lugar com a Haas, enquanto Sergio Pérez teve uma corrida apagada e foi apenas o sétimo colocado. Kevin Magnussen acumulou mais alguns pontos para a Haas com o oitavo lugar, enquanto Daniel Ricciardo foi o nono colocado com a Racing Bulls. Pierre Gasly depois de todo o embate com Esteban Ocon, obteve o décimo lugar.

Charles Leclerc acabou com o sonho de obter pontos logo no início da corrida. O monegasco passou por várias trocas de pneus e o melhor resultado foi o décimo primeiro lugar.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, com a disputa do GP da Inglaterra.

Saiba como foi o GP da Áustria

No momento que a corrida foi iniciada a temperatura na pista estava na casa dos 48 °C, com 29 °C no ambiente. Max Verstappen conquistou a pole no sábado, garantindo o direito de começar mais uma prova da posição de honra. Ao lado do holandês estava Lando Norris.

Zhou Guanyu começou a prova dos boxes, sendo o único a optar pelos pneus duros para o começo da prova. A Sauber optou por mudar a configuração do carro, para tentar algo diferente, depois de mais uma classificação muito ruim da dupla de pilotos.

Por conta das altas temperaturas, os competidores usavam apenas os pneus médios nesse início de prova.

Largada autorizada, Verstappen se manteve na ponta, com Norris precisando se defender de George Russell, mas piloto da Mercedes precisou recuar. Oscar Piastri se encontrou com Charles Leclerc, superou o piloto da Ferrari e na sequência precisou brigar com Sergio Pérez. O mexicano colocou o competidor da McLaren para fora da pista, mas Piastri seguiu a perseguição.

Leclerc saltou para os boxes na segunda volta, com o piloto monegasco precisando trocar a asa dianteira que ficou danificada. Rapidamente a Ferrari instalou os pneus duros. Logan Sargeant também passou pelos boxes.

A prova seguiu, com Hamilton pressionando o companheiro de equipe pela terceira posição. Na terceira volta, a ultrapassagem aconteceu, mas Russell recuperou a posição por conta da zona de DRS que estava na sequência.

Sainz se aproximava do duelo travado entre os pilotos da Mercedes, mirando a possibilidade de conseguir um pódio na Áustria. Verstappen permanecia na liderança, com mais de 2 segundos de vantagem para o Norris.

Com seis voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Pérez, Piastri, Hülk, Ocon e Magnussen. Sainz aproveitou a oportunidade que surgiu para concluir a ultrapassagem em Hamilton e saltar para o quarto lugar. No entanto, foi uma ordem na Mercedes por conta do incidente no começo da prova, para evitar uma punição.

No giro seguinte, Piastri ganhou a posição de Pérez, para ocupar o sétimo lugar. Mais adiante, Sainz era ameaçado por Hamilton, enquanto Russell se beneficiava tomando distância do piloto espanhol.

Durante a volta 11, com Kevin Magnussen e Daniel Ricciardo seguiram aos boxes para abandonar os pneus médios e instalar os compostos duros. Pouco depois foi a vez de Hülk e Alonso também partirem aos boxes.

Leclerc não estava de fato participando da prova, por conta do ritmo comprometido pela troca da asa dianteira no início. O monegasco permanecia no final do pelotão, apenas na frente de Sargeant que também foi aos boxes na segunda volta.

Na volta 16, Verstappen contava com uma diferença de mais de 5 segundos para Norris. O holandês fora alertado que o adversário estava com o carro saindo muito de frente, então a ameaça foi bem reduzida.

O monegasco retornou aos boxes na volta 18, instalando os pneus médios.

No vigésimo giro, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Piastri, Pérez, Gasly, Tsunoda e Stroll. Esteban Ocon abandonou o top-10, para substituir os seus pneus. O francês foi devolvido apenas na décima sétima posição, à frente de Valtteri Bottas. Zhou foi jogado para fora da pista por Ricciardo e Alonso aproveitou o momento para superar o piloto da Sauber.

Duas voltas depois, Hamilton, Pérez e Tsunoda trocaram os seus pneus. Verstappen permanecia na liderança, com uma distância bem controlada para Norris e Russell. Hamilton passou a ser investigado por cruzar a linha de entrada dos boxes.

Na volta 24, Verstappen e Norris foram aos boxes juntos. Neste momento Alonso era apontado pelos comissários como o culpado no incidente com Zhou, recebendo dez segundos. Na sequência, Hamilton também recebeu cinco segundos por não cumprir o procedimento correto para entrar nos boxes.

Piastri liderou a corrida, mas foi chamado aos boxes na volta 26. Neste momento da prova os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Hamilton, Piastri, Hülk, Pérez, Magnussen e Ricciardo.

Verstappen enfrentava um problema na troca das marchas, para subir depois da quinta. A prova para Pérez também não era das mais fáceis, já que o mexicano foi punido com cinco segundos por velocidade excessiva nos boxes, a punição foi notificada no giro 32.

Leclerc foi mais uma vez para os boxes, instalando outro jogo de pneus médios. No giro 36, Esteban Ocon e Pierre Gasly permaneciam duelando com Fernando Alonso. O espanhol tentou uma ultrapassagem em Ocon, mas Gasly aproveitou a pista livre para superar o espanhol e tentar fazer o mesmo com o companheiro de equipe, mas foi lançado para fora da pista por Ocon. Na sequência, Alonso abandonou o duelo e cumpriu a sua punição nos boxes e instalou um jogo de pneus duros para permanecer na prova.

Durante a volta 41, Gasly pressionou Ocon até o final, conseguindo concluir a ultrapassagem no companheiro de equipe para ocupar o oitavo lugar.

Na volta 44, Gasly abandonou o duelo com Ocon para trocar os seus pneus, o companheiro de equipe parou na volta seguinte.

Alexander Albon também foi punido com cinco segundos por ter cruzado a linha do pit-lane como Lewis Hamilton.

Foi na volta 47 que Russell retornou aos boxes. Neste momento os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Sainz, Hamilton, Piastri, Russell, Pérez, Hülk, Magnussen e Ricciardo.

As paradas dos primeiros colocados foi iniciada, com Sainz mudando para os pneus médios na volta 49. Piastri ultrapassou Hamilton, para chegar ao terceiro lugar.

Duas voltas depois, Norris escapou da pista, indicando que os pneus tinham acabado. Desta forma na volta 52, Verstappen e Norris se lançaram aos boxes. O holandês teve uma parada bem ruim, na casa de seis segundos, permitindo uma aproximação do piloto da McLaren.

Para completar, Verstappen cometeu um erro e a distância entre eles ficou em 1s5 segundos. Mas pouco depois, ficou abando de um segundo, com Norris podendo usando o DRS para atacar o piloto da Red Bull.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Piastri, Hamilton, Hülk, Magnussen, Pérez e Ricciardo.

O duelo entre Norris e Verstappen se intensificava, principalmente por conta da baixa aderência que o holandês lidava. Para alimentar ainda mais a briga, Norris foi notificado pelos limites de pista.

Norris até saltou para a ponta na volta 59, mas por ter extravasado os limites de pista, precisou devolver a posição para Verstappen. A briga continuou, com os pilotos passando pelos retardatários.

Com dez voltas para o final, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Sainz, Piastri, Hamilton, Hülk, Pérez, Magnussen e Ricciardo. O holandês foi para fora da pista, mas o piloto da Red Bull se manteve na liderança. No entendimento, o piloto da RBR precisaria devolver a posição.

No giro 64, Norris Verstappen e Norris se tocaram, o pneu de ambos ficou furado, mas no carro do britânico tinha um agravante, pela asa dianteira quebrada e o assoalho que se espatifou. O piloto da McLaren recebeu uma punição de cinco segundos, pelos limites de pista. Verstappen e Norris foram aos boxes para substituir os pneus. O holandês foi devolvido na quinta posição, mas Norris abandonou a corrida pelos problemas provocados no carro.

Na sequência, Piastri ultrapassou Sainz para ocupar a terceira posição. Russell era o líder da corrida.

O Virtual Safety Car foi ativado momentaneamente, para limpeza da pista. O piloto da Mercedes só queria se concentrar para terminar a corrida com tranquilidade. Pelo incidente com Norris, Verstappen recebeu dez segundos de punição.

Russell controlou o entusiasmo para conquistar a sua segunda vitória da carreira, obtendo um grande resultado para a Mercedes, depois do entreveiro entre Norris e Verstappen. Piastri e Sainz completaram o pódio.

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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