AutomobilismoColunistasDestaquesFórmula 1Post

Verstappen domina classificação e conquista segunda pole do fim de semana em Austin

Lando Norris fatura segunda colocação para largada e dividirá a primeira fila com Verstappen. Piastri fica apenas com o sexto lugar

Max Verstappen conquistou sua segunda pole position do fim de semana ao marcar 1m32s510 no Circuito das Américas. O piloto da Red Bull segue dominando o GP dos Estados Unidos e constrói um fim de semana quase perfeito, mostrando mais uma vez sua força em eventos com formato Sprint.

Lando Norris vai dividir a primeira fila com o neerlandês após registrar 1m32s801, tentando se recuperar do revés na Sprint, quando ele e Oscar Piastri abandonaram logo na largada. O australiano, por sua vez, teve desempenho discreto na classificação e parte apenas do sexto lugar, 0s574 atrás de Verstappen.

Charles Leclerc garantiu o terceiro posto com a Ferrari, se recuperando após um erro no início do Q3. George Russell larga em quarto com a Mercedes, enquanto Lewis Hamilton assegurou o quinto tempo, consolidando um resultado sólido para a Ferrari nesta segunda sessão classificatória do fim de semana.

Andrea Kimi Antonelli ficou em sétimo, seguido por Oliver Bearman, da Haas, e Carlos Sainz, da Williams, que manteve um bom ritmo após o pódio na Sprint. Fernando Alonso completou o top-10, representando a Aston Martin.

A Fórmula 1 retorna neste domingo, às 16h (horário de Brasília), para a largada do GP dos Estados Unidos.

Saiba como foi a Classificação do GP dos Estados Unidos

Caos na primeira curva da Sprint do GP dos Estados Unidos deixou a McLaren sem seus dois carros: Lando Norris e Oscar Piastri foram forçados a abandonar após um toque envolvendo Nico Hülkenberg, enquanto Max Verstappen aproveitou o incidente para vencer a corrida curta e reduzir a diferença no Campeonato de Pilotos.

Foi logo após este cenário, que os competidores precisaram enfrentar uma nova classificação, agora, para definir o grid de largada do GP dos Estados Unidos. Na McLaren, os carros passavam por reparos, depois da batida, o mesmo acontecia com o carro de Fernando Alonso, pois o piloto foi mais um que enfrentou consequências da batida no início da Sprint

A temperatura na pista estava na casa dos 47 °C, com 34 °C no ambiente, quando o acesso ao traçado foi liberado. Com uma classificação maior, as equipes poderiam se preparar de uma melhor forma para evitar o trânsito no pit-lane.

Q1

Sem a obrigatoriedade de usar uma determinada gama de pneus na largada, os competidores foram liberados para a pista com os pneus macios. Aqueles que não chegaram no SQ3, tinham uma vantagem em número de pneus macios, que os demais. A Ferrari foi a única que liberou Lewis Hamilton com pneus médios usados, para o início da classificação.

No entanto, com apenas três minutos de cronômetro, Isack Hadjar bateu na curva 8, depois de pegar um bump na pista e perder o controle do carro. Como o competidor bateu em uma barreira de contenção de pneus, ela precisou ser reorganizada, antes da pista ser liberada mais uma vez.

Com o reestabelecimento da sessão, grande parte do grid apostava em pneus macios novos. Sem perder tempo, todos os competidores foram para pista, com exceção de Hadjar que tinha danificado o seu carro. Na primeira volta rápida, Charles Leclerc assumiu a liderança da tabela de tempos, com a marca de 1m33s525, superando Max Verstappen por 0s065. Hamilton era o terceiro colocado, com 1m33s685.

Enquanto Norris precisava abortar a volta rápida, por um erro, os dez primeiros eram: Leclerc, Verstappen, Hamilton, Sainz, Alonso, Piastri, Russell, Antonelli, Gasly e Lawson. Na zona de eliminação estavam: Colapinto, Albon, Bortoleto, Norris e Hadjar.

Quando o britânico da McLaren, conseguiu fechar uma volta rápida, assumiu a sétima posição com a marca de 1m33s843. Restando quatro minutos para o final, os demais pilotos retornavam para a pista, enquanto Norris permanecia em pista com o seu jogo de pneus macios da volta rápida.

Russell roubou a ponta da Ferrari, com 1m33s311, seguido por Andrea Kimi Antonelli com 1m33s501. Verstappen conseguiu ser ainda melhor que os pilotos do time alemão, obtendo 1m33s207. Hülkenberg fez mais uma grande exibição, com o sexto lugar. Com Liam Lawson escapando da eliminação, Bortoleto foi empurrado para o décimo sexto lugar.

Alexander Albon infringiu os limites de pista, assim como Lance Stroll – os competidores foram eliminados do Q1, pois seus melhores tempos foram deletados. Com essa análise dos comissários, Franco Colapinto retomou a sua participação no Q2.

Q2

A nova saída dos boxes, seguia o mesmo padrão de não perder tempo, pela possibilidade de uma bandeira vermelha. Oliver Bearman abriu a tabela com a marca de 1m33s238, mas o britânico perdeu um pouco de espaço, caindo para a nona posição.

Assim que os pilotos completaram ao menos uma volta rápida, com exceção de Gasly que teve a sua volta deletada, os dez primeiros eram: Verstappen, Leclerc, Norris, Hamilton, Antonelli, Sainz, Piastri, Alonso, Bearman e Hülkenberg.

Na zona de eliminação era possível ver Lawson, Russell, Tsunoda, Colapinto e Gasly. O britânico da Mercedes não conseguiu performar bem com o primeiro jogo de pneus macios usados que contou no começo do Q2.

Antes do cronômetro zerar, Hülkenberg e Tsunoda já tinham conhecimento da sua eliminação. Russell conseguiu um bom tempo, para ocupar o sexto lugar na tabela, logo atrás de Antonelli. Tsunoda foi atrapalhado algumas vezes na sessão, dessa forma, a sua performance ficou comprometida.

Q3

Entre os dez participantes do Q3, Sainz, Piastri, Alonso, Bearman estavam equipados com pneus macios usados, enquanto os demais contavam com pneus macios novos, logo de cara.

No primeiro duelo pela pole, Verstappen comandava a ponta, com o neerlandês anotando 1m32s510, com os três setores no COTA melhores que os demais, superando Norris por 0s394. Russell foi empurrado para o terceiro lugar com 1ms32s959, contra 1m33s144 de Antonelli.

Bearman ficou com a quinta colocação, acompanhado por Sainz, Piastri e Alonso. O australiano da McLaren estava separado por 0s965 do líder. A dupla da Ferrari conseguia se colocar em uma situação pior, com Lewis Hamilton em nono e Charles Leclerc em décimo – após o monegasco perder o controle do carro na curva 20, rodando no final da volta.

Para fechara sessão, todos os pilotos receberam um jogo de pneus macios novos. Verstappen se definiu como pole com o tempo obtido na primeira volta rápida, já que nenhum outro competidor conseguiu bateu o competidor. Norris, por sua vez, faturou o segundo lugar, com a marca de 1m32s801, Leclerc conseguiu se livrar do décimo lugar, para se tornar o terceiro colocado.

Russell fatuou a quarta colocação com a Mercedes, em uma diferença de 0s316, seguido por Lewis Hamilton. Oscar Piastri ficou apenas com o sexto lugar para a corrida principal do fim de semana, o competidor conseguiu apenas o tempo de 1ms33s084.

Andrea Kimi Antonelli ficou com a sétima colocação, com Bearman em oitavo, Sainz com a Williams em nono e Fernando Alonso completando o top-10.

Conheça nossa página na Amazon com produtos de automobilismo!

O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!

Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.


Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Mostrar mais

Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

7 Comentários

  1. Normally I do not read article on blogs however I would like to say that this writeup very forced me to try and do so Your writing style has been amazed me Thanks quite great post

  2. Hello i think that i saw you visited my weblog so i came to Return the favore Im trying to find things to improve my web siteI suppose its ok to use some of your ideas

  3. you are in reality a good webmaster The website loading velocity is amazing It sort of feels that youre doing any distinctive trick Also The contents are masterwork you have done a fantastic job in this topic

Deixe uma resposta para Moriah PfefferCancelar resposta

Botão Voltar ao topo

Descubra mais sobre Boletim do Paddock

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading