Max Verstappen venceu o GP do Catar, mas mesmo com o grande resultado, o holandês seguiu irritado com George Russell da Mercedes. O tetracampeão mundial foi punido após o encerramento da classificação, por conta de uma reclamação do britânico.
Em falas depois da corrida, Max se mostrou irritado com a insistência de Russell para que ele fosse punido. O holandês conquistou a pole, após fazer uma última volta rápida no Q3, mas os comissários aplicaram uma punição, depois de avaliar a situação. No entanto, eles não foram tão longe com a decisão, pois nem o piloto da Red Bull e nem o da Mercedes estavam em volta rápida, quando Russell foi atrapalhado.
A punição aplicada pelos comissários foi referente a guiar “desnecessariamente devagar”.
“Nunca vi alguém tentando prejudicar o outro tanto assim”, comentou Verstappen em entrevista pós-corrida.
Perder a pole no Catar, atingiu Verstappen apenas em números, já que o holandês teve uma reação muito superior à de Russell na largada. Lando Norris também aproveitou o duelo inicial para superar George e brigar com Verstappen pela liderança da corrida.
“Fiquei bastante surpreso quando estava na sala dos comissários e vi tudo o que estava acontecendo. Sinceramente, é muito decepcionante. Porque acho que todos nós nos respeitamos muito. E, claro, estive naquela sala de reunião muitas vezes na minha vida e na minha carreira com pessoas com quem corri e nunca vi alguém tentando ferrar o outro tão duramente”, comentou Verstappen.
E ainda enfatizou: “E perdi todo o respeito”.
Verstappen se quer acreditava que receberia uma penalidade pelo incidente, já que ambos não estavam em volta rápida.
Russell se sentiu atrapalhado pelo holandês, pois também estava travando um duelo pela pole, já que apresentou um bom ritmo nesta pista.
Com o encerramento da classificação, os dois pilotos foram ouvidos pelos comissários, acompanhados de membros das suas equipes. Também foram avaliados outros dados como telemetria e as imagens do incidente, para levar a punição da perda da pole, aplicada para Verstappen.
“Sinceramente, eu não consegui acreditar que tinha sofrido [uma punição], mas de certa forma, eu também fiquei tipo, ‘sim, não estou mais surpreso no mundo em que vivo. Sim, você está feliz com isso, mas chega um momento em que você tem que virar a página. Não foi muito agradável ver isso acontecer. Porque acho que é a primeira vez que na volta lenta, alguém é punido”, seguiu Verstappen.
O piloto disse que até conversou com os comissários, afirmando que estava tentando não atrapalhar outros pilotos que buscavam abrir uma última tentativa de volta rápida no Q3.
“Bem, na verdade, eu só tentei ser legal. Então talvez eu não devesse ser legal, mas a questão é que, como estamos no final da temporada, tudo está mais ou menos decidido, para mim, especialmente, eu não queria prejudicar ninguém para preparar sua volta. E ao fazer isso, sendo legal, basicamente você ganha uma penalidade, e foi isso que tentei explicar também. Mas eu apenas senti como se estivesse falando com uma parede.”
O piloto da Red Bull também foi questionado se conversaria com Russell sobre o assunto, mas foi categórico: “Não agora. Sabe o que é? Ele sempre age muito bem aqui na frente das câmeras, mas quando você está lá pessoalmente [na sala dos comissários] é uma pessoa completamente diferente, não suporto isso. Então é melhor eu ir me ferrar também, porque não preciso lidar com isso”.
Segundo o jornalista britânico, Ted Kravitz, da Sky Sports, Max confrontou Russell na sala que antecede o desfile dos pilotos, ainda bem bravo com o que tinha acontecido. O que dizem é que o holandês falou algo como: “Você e seus companheiros da FIA, espero que você esteja feliz com o que você fez”, mas em um tom bem mais rude que esse.
O Boletim do Paddock é um projeto totalmente independente. É por isso que precisamos do seu apoio para continuar com as nossas publicações em todas as mídias que estamos presentes!
Conheça a nossa campanha de financiamento coletivo do Apoia.se, você pode começar a contribuir com apenas R$ 1, ajude o projeto. Faça a diferença para podermos manter as nossas publicações. Conheça também programa de membros no nosso canal do Youtube.