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Max Verstappen vence caótico GP do Catar; Norris é punido

Retrovisor de Alexander Albon desencadeia caos no Catar. Verstappen vence, enquanto Norris é punido e perde pódio valioso para a McLaren

Max Verstappen conquistou a vitória do GP do Catar neste domingo (01) no Circuito de Lusail, palco da penúltima batalha do campeonato. O holandês fez uma boa largada, até foi ameaçado por Lando Norris em alguns momentos da prova, mas conseguiu lidar com a pressão.

A corrida foi marcada por alguns períodos de Safety Car, que movimentaram a prova, principalmente o final da corrida, que colocou os pilotos quase em uma situação de Sprint para a conclusão do GP do Catar. O fato de a direção de prova não ter colocado o Safety Car em pista imediatamente no momento que o retrovisor de Alexander Albon se soltou, provocou o furo de pneu no carro de Lewis Hamilton e Carlos Sainz.

Como o Safety Car só mergulhou na pista quando Valtteri Bottas atingiu a peça, os pilotos ficaram mais expostos. Hamilton além de lidar com o furo no pneu, também foi punido pela velocidade excessiva nos boxes, no momento que estava atrás do Safety Car, passando por aquela área para que a reta principal do circuito fosse limpa.

Charles Leclerc encerrou a prova herdando a segunda posição, por conta da punição aplicada para Lando Norris na prova. O piloto da McLaren passou em velocidade superior na reta, quando as bandeiras amarelas foram agitadas para sinalizar o retrovisor em pista. O britânico teve a sua corrida prejudicada com o Stop/GO, caindo para o final do pelotão. Norris ainda tentou se recuperar de alguma forma, faturando o décimo lugar para ajudar a McLaren no duelo pelo Mundial de Construtores.

Oscar Piastri então representou a McLaren na terceira posição, com George Russell que ficou com o quarto lugar, após começar a corrida da pole. A prova do piloto da Mercedes foi um tanto desafiadora, pois na largada não conseguiu sustentar a ponta e ainda travou um duelo com Piastri ao longo da corrida.

Pierre Gasly faturou a quinta posição com a Alpine, auxiliando o time na conquista de mais alguns pontos. Por conta do furo de pneus e a parada adicional fora do Safety Car, Carlos Sainz foi apenas o sexto colocado quando o GP do Catar chegou ao final. O espanhol ainda tentou atacar Gasly até o final da corrida, mas não conseguiu realizar a ultrapassagem.

Fernando Alonso foi o sétimo colocado, passando por uma corrida bem disputada. Zhou Guanyu ficou com a oitava posição, representando a Sauber que obteve os seus primeiros pontos na temporada 2024 da Fórmula 1.

Kevin Magnussen foi o nono colocado, com a Haas, seguido por Norris que fechou o top-10.

A decisão do mundial de construtores tavada entre Ferrari e McLaren foi adiada para o GP de Abu Dhabi.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana, com a disputa do GP de Abu Dhabi.

Saiba como foi o GP do Catar

Punido depois do encerramento da classificação, Max Verstappen começará a prova ocupando o segundo lugar, pois George Russell herdou a primeira posição.

Grid de largada do GP do Catar – Foto: reprodução FIA

Se a largada foi emocionante na ponta, atrás tivemos uma batida, Nico Hülkenberg perdeu o controle do carro e acertou Esteban Ocon e Franco Colapinto. O piloto da Alpine e Williams foram parar na brita e a corrida acabou para eles na primeira curva do circuito. Hülkenberg conseguiu se arrastar até os boxes para trocar o pneu traseiro esquerdo que ficou danificado com o choque com os outros competidores.

Lance Stroll acertou Alexander Albon e os carros ficaram um pouco danificados, o canadense precisou passar pelos boxes e instalar um jogo de pneus duros. O Safety Car entrou imediatamente na pista, até que os carros fossem recolhidos para dar sequência a prova.

Esse tempo em Safety Car colaborava com a estratégia dos pneus, para reduzir o desgaste, ajudando os pilotos a permanecerem um pouco mais na pista.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Leclerc, Piastri, Sainz, Pérez, Alonso, Hamilton e Tsunoda. O ritmo normal da corrida foi reestabelecido no início da quinta volta, Verstappen controlou a largada, para se manter na dianteira. Norris que estava ligado, se manteve próximo do adversário.

Piastri aproveitou essa proximidade para ultrapassar Charles Leclerc. Lewis Hamilton e Yuki Tsunoda aproveitaram o momento para ultrapassar Fernando Alonso e assumir a oitava e nona posição, respectivamente. O espanhol também foi ultrapassado por Kevin Magnussen.

Liam Lawson e Valtteri Bottas tiveram um toque e saíram da pista na relargada, o piloto da AlphaTauri conseguiu voltar, para era apenas o último colocado.

A corrida seguiu, assim como os confrontos. Oscar Piastri pressionava Russell pela terceira posição, tentando fazer o uso do DRS para a ultrapassagem. Sainz também estava em duelo direto com o companheiro de equipe, buscando a quinta posição.

Stroll então foi punido com 10 segundos pelo incidente. O canadense foi aos boxes na oitava volta, para instalar mais um jogo de pneus duros e permanecer na pista, separado por mais de 46 segundos de Lawson.

Lando Norris tinha cometido um erro e com isso Verstappen ampliou a vantagem para o britânico em dois segundos. Lewis Hamilton era investigado por uma falsa largada e de fato o seu carro se movimentou, mas o piloto não teve nenhuma vantagem no movimento.

Stroll então abandou a corrida. Mas na pista, os duelos seguiam. Yuki Tsunoda e Kevin Magnussen brigavam pela nona posição. Um pouco mais atrás, Gasly estava atento aos movimentos de Tsunoda, pois tentava entrar na zona de pontuação.

Lawson foi punido pelo incidente na relargada com 10 segundos.

Com treze voltas, Gasly superou Tsunoda, para entrar na zona de pontuação, ficando com o décimo lugar. No giro seguinte, Tsunoda também foi ultrapassado por Alonso, que recuperou então uma posição perdida depois da relargada.

Hamilton foi punido com cinco segundos pela largada falsa.

Instantes depois, Tsunoda também foi superado por Zhou Guanyu, recuando para a décima terceira posição. O japonês então era atacado por Valtteri Bottas.

Com 19 voltas, os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Russell, Piastri, Leclerc, Sainz, Pérez, Hamilton, Magnussen e Gasly.

Na ponta, na volta 21, Verstappen cravou a volta mais rápida, anotando 1m24s896. Os 2 segundos de diferença para Norris eram mantidos.

Pouco depois, Norris e Verstappen começaram a se revezar nas voltas rápidas. Russell se lançou para os boxes na volta 24, mas a Mercedes enfrentou um problema para substituir o pneu traseiro direito. O britânico foi devolvido apenas na décima primeira posição.

Na volta 28, Magnussen se dirigiu aos boxes para instalar o seu jogo de pneus. Lewis Hamilton na pista não conseguia controlar o carro, que estava com problema de equilíbrio.

Na volta 29, o retrovisor de Alexander Albon se soltou na reta. Uma bandeira amarela sinalizou a peça, mas apenas de forma momentânea, pois nenhuma atitude foi tomada com esse pedaço de carro na pista, para que a remoção fosse realizada.

Durante a volta 33, Nico Hülkenberg parou, para instalar os pneus médios e seguir até o final da corrida. Na volta seguinte, Valtteri Bottas atingiu o retrovisor que ficou na pista, sem nenhum fiscal tirar a peça que estava na reta. Com a sujeita em pista, Sainz e Hamilton ficaram com o pneu dianteiro esquerdo furado e precisaram se encaminhar para os boxes.

Na volta 36 o Safety Car entrou na pista, Verstappen, Norris, Leclerc, Pérez, Gasly, Russell, Alonso, Zhou, Tsunoda, Albon, Lawson fizeram as suas paradas.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Pérez, Gasly, Russell, Sainz, Alonso e Zhou. Os pilotos começaram a passar pelos boxes para que a reta principal fosse limpa.

O ritmo da corrida foi reestabelecido na volta 40, Norris atacou Verstappen na busca pela primeira posição, mas foi fechado pelo holandês. Poucos depois Russell saltou para a quinta posição, enquanto Gasly superou Carlos Sainz, para ocupar a sexta posição.

Novamente o Safety Car se fez presente, pois Sergio Pérez e Nico Hülkeberg ficaram parados na pista. O mexicano da Red Bull rodou sozinho por estar com pneus frios, o competidor foi forçado a encostar o carro.

Com essa nova neutralização da corrida, Tsunoda e Lawson pararam, para instalar os pneus macios e finalizar a prova. Alexander Albon também era outro piloto com pneus macios, mas instalados no Safety Car anterior.

Os dez primeiros eram: Verstappen, Norris, Leclerc, Piastri, Russell, Gasly, Sainz, Alonso, Zhou e Magnussen.

Norris foi punido com 10 segundos, mas sendo um stop/go. O que complicava a prova para a McLaren, que está lutando com a Ferrari pelo mundial de construtores.

Foi na volta 46 que Norris foi aos boxes para cumprir a sua punição, retornando no final do pelotão, como décimo quinto colocado.

Na volta seguinte, foi a vez de Hamilton receber uma punição por Drive Through por ter ultrapassado a velocidade permitida no pit-lane.

Na volta 49, Norris era o dono da volta mais rápida, anotando 1m22s640.

Chegando n volta 51, Norris superou Lawson, com o piloto da McLaren tentando recuperar algumas posições depois da punição. Norris então se livrou de Tsunoda, obtendo a décima primeira posição. A próxima batalha do britânico era com o finlandês da Sauber.

Alexander Albon foi punido com 10 segundos, por conta de um toque com Kevin Magnussen.

Na volta 55, Sainz ainda tentava recuperar a posição perdida para Gasly.

Com o término da prova, Verstappen faturou a vitória, seguido por Leclerc e Piastri que completaram o pódio, por conta da punição aplicada para Lando Norris.

A prova foi encerrada e George Russell recebeu uma punição de cinco segundos por infração no Safety Car, mas por conta da distância de Gasly para o piloto da Mercedes, ele permanece com o quarto lugar.

Sergio Pérez será investigado no pós-corrida, por voltar de forma insegura para a pista.

Tabela de resultados do GP do Catar – Foto: reprodução Fórmula 1

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Debora Almeida

Jornalista, escrevo sobre automobilismo desde 2012. Como fotógrafa gosto de fazer fotos de corridas e explorar os detalhes deste mundo, dando uma outra abordagem nas minhas fotografias. Livros são a minha grande paixão, sempre estou com uma leitura em andamento. Devoro séries seja relacionada a velocidade ou ficção cientifica.

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